Carnaval

Em certas épocas do ano, há comemorações animadas e com alto nível de ruído. O Carnaval é a principal festa brasileira e arrasta milhões de pessoas para as ruas em todo o país.

Os tradicionais blocos, trios elétricos e desfiles de escolas sempre contam com bastante gente ao redor, o que significa um alto nível de barulho. As marchinhas e as músicas típicas também ficam bem altas e tudo isso influencia a experiência. Tantos ruídos diferentes podem prejudicar a audição, ainda que de maneira pontual.

Fogos de artifício

No final do ano e durante várias celebrações, é comum ver o uso de fogos de artifício. Embora os sem barulho estejam se popularizando, a maioria ainda conta com o estouro que precede o brilho no céu.

Dependendo da proximidade e da intensidade, o impacto sonoro é muito grande. Como resultado, os zumbidos no ouvido surgem como o incômodo principal dessa exposição. A situação é especialmente perigosa se os fogos não forem manipulados corretamente, pois isso pode gerar impactos permanentes na audição.

Shows musicais

Comparecer a eventos musicais é uma forma de se divertir e de aproveitar os seus artistas favoritos. No entanto, pode se tornar um dos motivos que levam a prejuízos na audição — inclusive, em longo prazo.

Isso acontece ao ficar perto demais dos alto-falantes. Sem o controle do nível de ruídos, esse é um problema com potencial de causar pequenas lesões e gerar o zumbido de ouvido.

Estádios esportivos

Entre o que prejudica a audição, o comparecimento a estádios também pode ser um fator. Para assistir a uma disputa esportiva, como um jogo de futebol, muita gente decide ir ao local. No entanto, a audição sofre com essa decisão.

A presença de um grande número de pessoas e de ruídos diferentes motiva os incômodos. Os cantos das torcidas e até os alto-falantes dos estádios levam a essa situação. Evite a exposição por um longo período e aproveite com sabedoria.

Ambientes de trabalho barulhentos

Entre os problemas, um dos mais importantes é a presença em locais de trabalho barulhentos. Com uma jornada que inclui dezenas de horas por semana, a exposição aos ruídos é prolongada e favorece a ocorrência de danos permanentes, como a perda de audição.

Nesse caso, o empregador tem que fornecer protetores auriculares. Os funcionários devem usá-los a todo instante para evitar o ruído de máquinas, processos e até de muitas pessoas no entorno.

Entre festividades, opções de lazer e obrigações do cotidiano, saber o que prejudica a audição é fundamental. Após reconhecer isso, é preciso procurar alternativas para cuidar melhor do ouvido nesses ambientes, como o uso de proteção específica.

>> Já que o tema tem a ver com a saúde dos nossos ouvidos, conheça 4 cuidados com a audição que todos deveriam ter.

>>  Você, ou algum ente querido, possui alguma dificuldade auditiva ? Agende uma Demonstração Gratuita com nossas soluções e sinta a diferença! 0800 011 1000 – www.audiumbrasil.com.br/agende