1. Elevação (dormir sentado)

    Dormir sentado ajuda muito quando se trata de descansar com sintomas de infecção no ouvido. Dormir na posição sentada permite que o fluído em sua orelha seja drenado com mais facilidade, bem como alivia a pressão e a dor da orelha média – a fonte provável da infecção em si.

    Tente ficar erguido usando uma pilha de travesseiros, ou melhor, dormir em um sofá ou em uma poltrona reclinável. Contanto que esteja sentado o suficiente para permitir que as orelhas drenem com mais eficácia, você deve notar uma melhora nos sintomas e conseguir dormir com mais facilidade.


  2. Analgésicos sem prescrição

    Para adultos, tomar remédios para aliviar a dor, tais como paracetamol ou ibuprofeno antes de dormir pode ajudar bastante a aliviar os sintomas de infecção de ouvido e a garantir uma boa noite de sono. Crianças com menos de dois anos não devem tomar remédios para infecção de ouvido sem prescrição, a menos que isso tenha sido indicado pelo pediatra. Do mesmo modo, pessoas com problemas de saúde devem consultar um médico para aconselhar qual é o melhor analgésico.


  3. Beber e engolir

    Beber água antes de deitar ou durante a noite pode ajudar a dormir quando estiver sofrendo de uma infecção no ouvido. Por outro lado, você pode sempre fazer exercícios para o pescoço e de deglutição quando for dormir.

    Isso porque o movimento de deglutição ajuda a estimular os músculos da tuba auditiva (que vão da orelha média até a parte de trás da cavidade nasal) a abrirem e drenarem, agindo como uma forma natural de reduzir a dor.


  4. Mudar de posições

    Dormir de costas coloca pressão em suas orelhas, sendo exatamente o que você quer evitar quando sofre de uma infecção no ouvido. Em primeiro lugar, essa pressão é o que causa dor na orelha média e o impede de dormir bem.

    Contudo, ao mudar de posição regularmente durante o sono, você ajuda a aliviar um pouco dessa pressão e, com sorte, adormece de maneira muito mais confortável. Conforme mencionado anteriormente, dormir sentado é um bom método, mas para ter sensações naturais e familiares, dormir de lado causará um efeito mais relaxante.

    Se a sua infecção de ouvido estiver prejudicando apenas uma orelha, durma do lado em que está a orelha saudável para evitar acrescentar ainda mais pressão na área afetada.


  5. Alergia e alívio de congestão

    Se você for uma pessoa adulta e puder atribuir sua infecção de ouvido a uma infecção respiratória mais elevada, por exemplo, uma gripe, poderá se beneficiar temporariamente do uso de descongestionantes orais ou nasais a fim de remover qualquer bloqueio e aliviar a pressão em suas orelhas, no nariz e na garganta – mesmo que por um curto período de tempo.

    Controlar os sintomas alérgicos e de congestão causados por uma infecção de ouvido pode aumentar o conforto e lhe fornecer uma boa noite de sono. Acha que sua infecção no ouvido pode ser resultado de alergias? Tome um anti-histamínico, como clorfeniramina, para ajudar a melhorar os sintomas, mas apenas depois de consultar o seu médico, pois ele pode recomendar um tratamento mais eficaz para a sua infecção de ouvido.

    Crianças que têm problemas para dormir por conta de uma infecção no ouvido não devem tomar anti-histamínicos ou descongestionantes como forma de controlar os sintomas. Seus pediatras irão aconselhar qual é a melhor medida a ser tomada se seu filho estiver tendo problemas para dormir enquanto luta contra os sintomas persistentes de uma infecção no ouvido.

    As infecções de ouvido podem ser terríveis à noite e é essencial que você tenha a quantidade certa de sono de modo a recarregar as energias para o dia seguinte. Se uma infecção de ouvido estiver lhe privando de dormir, entre em contato com o seu médico ou um audiologista para examinar o problema e começar o tratamento assim que possível.

As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.