Neste artigo

Por que o eco no ouvido ocorre?

A maioria das pessoas não sabe que para a audição ocorrer, uma série de etapas complexas precisa acontecer para transformar as ondas sonoras no ar em sinais elétricos. Quando as ondas sonoras entram no ouvido externo, elas viajam através do canal auditivo que leva ao tímpano. Se a trajetória das ondas sonoras for obstruída por alguma razão, pode ocorrer um eco. Um acúmulo de cerúmen, por exemplo, pode potencialmente impedir que as ondas sonoras passem. 

No entanto, um ouvido obstruído não é a única causa possível. Abaixo analisaremos algumas das causas mais comuns.  

Quais são as causas mais comuns do eco no ouvido?

Acúmulo de cera no ouvido
O excesso de cera é uma das causas mais comuns. Também é possível que ocorram obstruções quando suas glândulas produzem mais cerúmen do que o necessário; a cera pode endurecer e obstruir o canal auditivo. Você também pode formar um acúmulo ao empurrar acidentalmente a cera para dentro do canal auditivo usando cotonetes para limpar seus ouvidos. 
Infecções do ouvido
Uma infecção pode ocorrer em diferentes partes do canal auditivo. Os sintomas podem ser distintos e exigir diferentes abordagens de tratamento, seja no ouvido interno, no ouvido médio (otite média) ou no ouvido externo (otite externa). Contudo, os três tipos podem causar eco após a infecção. 
Neuroma acústico
O neurinoma do acústico também é chamado de "schwannoma vestibular". Trata-se de um tumor não cancerígeno e normalmente de crescimento lento que se desenvolve no nervo principal que conecta seu ouvido interno ao seu cérebro. A pressão do tumor pode causar perda auditiva, zumbido nos ouvidos e até mesmo uma sensação de eco.
Presbiacusia
A presbiacusia é uma perda auditiva neurossensorial (SNHL) progressiva e irreversível. A SNHL é generalizada, com quase 90% das perdas auditivas enquadrando-se nesta categoria. Embora a SNHL seja permanente, o grau do dano pode variar entre leve, moderado ou severo. Ao contrário de outros tipos de perda auditiva, a presbiacusia afeta ambos os ouvidos no mesmo grau. A condição se desenvolve ao longo do tempo devido a danos na cóclea ou outras estruturas relacionadas do ouvido interno. 

Muitas pessoas com essa condição também sofrem de zumbido. O zumbido ou apito nos ouvidos é um sintoma comum de danos nas minúsculas células ciliadas sensoriais do ouvido interno. O eco que pode ocorrer é às vezes descrito como um som de apito, sibilo ou zunido e pode ser causado pelo zumbido
Sinusite
A sinusite é uma inflamação da cavidade sinusal. Alguns sinais característicos são muco, vermelhidão, inchaço e dor. Não é raro ter sensações no ouvido, incluindo o eco. Os dois tipos de sinusite são a sinusite aguda e a crônica. 

Geralmente, a sinusite aguda resulta de uma gripe, um resfriado ou outro vírus respiratório. Quando esses vírus atacam os seios nasais, eles provocam inchaço e levam a um estreitamento das cavidades. Quando este estreitamento acontece, o muco rapidamente preenche os seios nasais, que ficam obstruídos, criando um ambiente propício para vírus, bactérias e fungos. Finalmente, a sinusite se desenvolve, resultando em pressão e dor de cabeça dolorosas.

A sinusite crônica é uma sinusite que dura mais de três semanas. Procure logo atendimento médico se os seus sintomas não passarem ou piorarem ao longo do tempo. 
Diplacusia
A diplacusia é um transtorno auditivo também conhecido como dupla audição. Basicamente, se você tem essa condição, percebe vários sons a partir de um único estímulo.

Existem três tipos de dupla audição:

A diplacusia desarmônica resulta de uma diferença no tom percebido. Ela pode ter várias causas, incluindo, normalmente, infecção no ouvido, exposição ao ruído forte ou lesão na cabeça. 

A diplacusia ecoica deve-se a um atraso na percepção do som. Isso significa que quando o som entra nos ouvidos, um ouvido ouve e interpreta mais rápido do que o outro. Consequentemente, o cérebro não consegue interpretar os sons como um único som, resultando em um efeito de eco. As causas mais prováveis desse tipo de diplacusia são problemas no ouvido externo e médio.

A diplacusia mista é quando ambas as formas de dupla audição ocorrem ao mesmo tempo. A melhor descrição dessa sensação é a de ouvir um eco com um tom ligeiramente diferente. 
Alergias
Muitas pessoas sofrem de sintomas de alergia e rinite alérgica durante a primavera. Além de coceira nos olhos e nariz entupido, você pode sentir perda auditiva, zumbido e até mesmo eco no ouvido por causa da alergia. O excesso de líquido que se acumula no ouvido pode criar uma pressão desconfortável, desconforto e perda auditiva.
Medicamentos ototóxicos
Alguns medicamentos podem afetar negativamente as células nervosas do seu ouvido interno. Por exemplo, medicamentos quimioterápicos, certos antibióticos e medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno e aspirina, podem contribuir para o desenvolvimento de uma sensação de eco no seu ouvido.

Como tratar o eco no ouvido?

O melhor tratamento a ser seguido depende da causa subjacente. Por exemplo, se o acúmulo de cera estiver criando uma obstrução em seu sistema auditivo, é uma boa ideia remover a obstrução. Um audiologista ou outro profissional de saúde auditiva pode ajudá-lo a limpar seu canal auditivo de forma segura. 

Se uma infecção dolorosa no ouvido ou sinusite for a causa principal de seus problemas auditivos, é melhor buscar atendimento médico. Os médicos geralmente prescrevem antibióticos para tratar dessas condições. 
Considere realizar um teste de audição para obter uma avaliação profissional dos seus problemas auditivos. Se apropriado, seu profissional de saúde auditiva pode recomendar um aparelho auditivo para resolver seus problemas. Os aparelhos auditivos podem ser capazes de mudar vidas, principalmente se você tiver um grau significante de perda auditiva.  

Finalmente, proteja seus ouvidos da exposição a ruídos fortes. Use proteção auditiva, como tampões de ouvido, para reduzir o risco de perda auditiva induzida por ruído. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.