Neste artigo

Como você pode ver, descobrir a verdadeira razão desse tipo de dor não é tão simples quanto alguns podem pensar. Embora nem todas as causas da dor atrás da orelha sejam graves, é uma boa ideia marcar uma consulta com o seu profissional de saúde para descartar as condições mais graves, como uma infecção ativa do ouvido, mastoidite ou neuralgia occipital. 

Quais são os sintomas da dor atrás da orelha?

Se você se pergunta qual conjunto de sintomas acompanha a dor atrás da orelha, a resposta pode surpreendê-lo. A sintomatologia dessa condição depende muito da causa subjacente do desconforto e do tecido afetado. Compreensivelmente, a dor decorrente do osso produz sintomas muito diferentes daqueles produzidos por problemas nos nervos. Da mesma forma, uma inflamação provoca sensações diferentes por causa de uma otite média aguda (infecção do ouvido médio) e de uma infecção crônica do ouvido. 
Por exemplo, um desconforto dolorido semelhante a pressão é um dos sintomas característicos de uma infecção do ouvido médio. No entanto, a dor desencadeada por uma infecção óssea atrás da orelha é frequentemente descrita como uma pulsação. Além disso, embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com a sensação dolorosa de dores de dente, problemas com os dentes ou a articulação da mandíbula também podem vir com uma dor de ouvido aguda. 
Como mencionado acima, a dor atrás da orelha normalmente não ocorre isolada, mas com uma série de outros sintomas desconfortáveis. Alguns dos sintomas associados mais comuns, dependendo do diagnóstico, são: perda auditiva, secreção semelhante ao pus no ouvido, zumbido (tinido no ouvido), dor de cabeça pulsante, dor de dente ou dor na mandíbula. 

Quando você deve procurar atendimento médico emergencial?

Embora nem todos os casos de dor atrás da orelha justifiquem uma visita emergencial ao consultório médico, existem sintomas específicos aos quais você deve ficar atento. Por exemplo, uma febre alta pode indicar uma infecção, o que significa que talvez seja necessário um antibiótico para que ela desapareça. Drenagem excessiva do ouvido, certa rigidez no pescoço, dor no pescoço, sintomas neurológicos e sensibilidade à luz são outros sintomas a serem observados. 

Causas comuns da dor no ouvido

Otite média
A otite média é um problema comum que muitas pessoas enfrentam em algum momento de suas vidas. Embora tal condição afete principalmente crianças, ela também pode ocorrer em adultos. A otite média ocorre quando o espaço entre o ouvido interno e o tímpano inflama ou infecciona. 

Um dos possíveis motivos para que essa infecção se desenvolva é a disfunção da tuba auditiva. Quando a tuba auditiva – o canal que liga a garganta ao ouvido médio – não funciona corretamente, o líquido não é drenado normalmente do ouvido médio. Quando a drenagem não ocorre como deveria, é possível que bactérias e vírus se proliferem e causem a otite média aguda. Além da otite média aguda, existem dois outros tipos de otite média: a otite média serosa e a otite média crônica. 
Otite externa
A otite externa, também chamada de "ouvido de nadador", ocorre quando o canal auditivo inflama. É provável que você sinta secreção no ouvido, coceira no ouvido, perda auditiva e sensibilidade no ouvido externo se sofrer dessa condição. 

Os sintomas da otite externa podem acompanhar condições como alergias e COVID. Então, como você pode impedir que a otite externa se desenvolva? 
  • Evite limpar o ouvido excessivamente
  • Certifique-se de secar bem seus ouvidos depois de nadar
  • Se usar aparelho auditivo, certifique-se de mantê-lo o mais limpo possível
Cerúmen impactado no ouvido
O cerúmen, também conhecido como "cera de ouvido", é uma substância natural que desempenha várias funções no ouvido. Uma dessas funções é proteger o revestimento do canal auditivo externo. Em circunstâncias normais, não é necessário remover manualmente o cerúmen para manter seus ouvidos limpos, graças às capacidades autolimpantes do ouvido. No entanto, se esse processo de limpeza do cerúmen não funcionar corretamente, o cerúmen pode ficar acumulado no fundo do canal auditivo, causando impactação. 

Colocar cotonetes ou os dedos dentro do canal auditivo é um dos principais motivos pelos quais as pessoas apresentam cerúmen impactado no ouvido. Outros motivos não são controláveis e incluem a produção excessiva de cerúmen, um canal auditivo estreito ou cerúmen mais seco que o normal. 

Uma impactação significante pode causar sintomas como dor atrás da orelha, zumbido e perda auditiva. 
Disfunção da ATM (Disfunção da articulação temporomandibular)
A articulação temporomandibular está localizada na parte frontal do seu ouvido, onde sua mandíbula se conecta ao seu crânio. As disfunções da ATM se desenvolvem como resultado de problemas que afetam essa articulação e os músculos ao redor. 

Uma dor leve e persistente perto do ouvido é um dos sintomas característicos da disfunção da ATM. O movimento da boca e da mastigação normalmente fazem a dor piorar. Zumbido, dores de cabeça e sons na mandíbula (cliques e estalos) são sinais comuns que acompanham a condição. 
Neuralgia occipital
A neuralgia occipital é uma condição angustiante na qual você sofre de uma dor severa semelhante à de um tiro, uma facada ou um choque elétrico que se espalha através da parte superior do pescoço e atrás da orelha. A dor característica surge de repente e afeta somente um lado da cabeça, sendo desencadeada por movimentos simples. 

A dor penetrante não é o único sinal da condição. As pessoas que sofrem de neuralgia occipital muitas vezes reclamam de tontura, náusea, zumbido e sensibilidade atrás da orelha.
Mastoidite
A mastoidite é uma infecção rara do osso mastoide, que fica localizado atrás e abaixo da sua orelha. A mastoidite normalmente ocorre como consequência da otite média aguda não tratada ou tratada sem sucesso. A dor atrás da orelha não é o único sinal dessa condição. Febre e dor de cabeça também estão associadas. 

Procure atendimento médico imediato se apresentar sinais de mastoidite. Deixá-la sem tratamento pode ter consequências devastadoras, tais como meningite, infecção no osso do crânio e até mesmo paralisia no nervo facial.

Como tratar a dor atrás da orelha?

Seu plano de tratamento será diferente dependendo da causa da dor. Por exemplo, se uma infecção de ouvido, como a otite média ou a otite externa, for a causa da dor atrás da sua orelha, seu médico provavelmente prescreverá um antibiótico. 

A mastoidite requer uma abordagem de tratamento ainda mais agressiva, incluindo antibióticos IV e drenagem cirúrgica do líquido infectado. Se a sua dor de ouvido for causada por cerúmen impactado no ouvido, gotas otológicas que amolecem o cerúmen, vendidas sem prescrição médica, podem ser bastante eficazes. 

As disfunções da ATM podem ser um pouco complicadas de tratar. No entanto, muitas pessoas sentem alívio com uma combinação de relaxantes musculares, medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINES), fisioterapia e gerenciamento do estresse. 

O que esperar no consultório do médico

Quando você chegar a sua consulta, seu médico provavelmente realizará um exame físico da área em questão, como seus ouvidos, mandíbula, pescoço, boca, linfonodos e até mesmo da pele ao redor do seu rosto. Seu médico tentará entender os tipos de sintomas que você sente e poderá encaminhá-lo para um laboratório para fazer exames de sangue. Exames de imagem como raio X também podem ser necessários para determinar a causa do problema. 

Seu plano de tratamento dependerá das constatações do seu médico e do diagnóstico definitivo que você receberá. 

Conclusão

Como você pode ver, a dor atrás da orelha pode ter várias causas, algumas das quais podem ser bastante graves. Portanto, se estiver sentindo desconforto, procure ajuda de um profissional de saúde. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.