O que é exatamente a memória auditiva?

Ela também é chamada de memória ecoica, ou seja, um dos registros sensoriais da sua memória. Trata-se de um tipo de memória curta, mas considerada resistente às lesões cerebrais.

É aquela responsável pela totalidade de informações sonoras que recebemos de nosso entorno em um curto prazo. Ela é composta de uma área extensa de armazenamento.

Os estímulos são enviados automaticamente para o nosso processador auditivo central, onde é criada uma espécie de imagem sonora que pode ser mantida em nosso cérebro por certo período.

Tal imagem sonora só é reproduzida durante os momentos em que acontece o estímulo auditivo. Por exemplo: quando recebemos uma pergunta (pode ser uma charada) e nos lembramos da resposta, quando lembramos da voz de alguém ou do nome de uma pessoa que acabamos de conhecer, entre outros casos.

Que dicas podem ser aproveitadas para desenvolvê-la?

Dissemos no início do post que é possível desenvolver a memória auditiva e evitar o declínio da cognição a partir de alguns exercícios. Então, vamos a eles!

1. O jogo do apito e o reconhecimento de padrões de sons

Esse jogo tem duração de 15 minutos, e o material de que você precisará é apenas um apito. Os participantes devem ser colocados em fila, separados por uma distância de pelo menos um metro.

O objetivo é o desenvolvimento do processamento auditivo por meio do reconhecimento de comandos não verbais predominantes à atenção dos participantes.

Quando o animador apitar uma vez, os participantes devem dar um passo à frente. Se o apito soar duas vezes, o passo deverá ser dado para trás.

Outros sons e outras quantidades podem ser acrescentados, com movimentos mais elaborados, como saltos. Quem se atrapalhar nos comandos está fora do jogo.

Um padrão pode ser entendido como um conjunto de características semelhantes. Nesse caso, é a repetição de um som, que demanda determinada ação.

2. O jogo rio ou ribeira

O objetivo desse jogo é desenvolver o processamento auditivo e a orientação espacial, predominando a atenção e o reconhecimento de palavras.

Uma linha deve ser traçada no chão e um cartaz colocado em cada lado da linha. Em um deles estará escrito "rio" e no outro "ribeira".

A ideia é que os participantes se desloquem para o local indicado pelo animador ao ouvirem os comandos, que serão feitos de forma alternada e aleatória, saltando com os dois pés. Quem se enganar ou pisar na linha está fora do jogo.

3. O teste de reconhecimento de vozes

Esse jogo pode ser conhecido como “jogo do quem é” e seu objetivo é relacionar uma voz a uma pessoa.

Você precisará de um pedaço de pano para vendar um dos participantes. Essa pessoa ficará no meio do círculo (formado pelos demais participantes), enquanto o animador caminha pelo lado de fora.

O animador tocará em uma das pessoas que forma o círculo, e quem foi tocado deverá perguntar “quem é?”. A pessoa vendada dentro do círculo precisará adivinhar o nome do participante que falou. Se errar, quem fez a pergunta ocupará o lugar no centro do círculo.

Potencializar a memória auditiva é importante para, entre outras coisas, ajudar a evitar a demência e os problemas de aprendizagem. Além disso, esses exercícios promovem interações sociais ricas. É importante cuidar dela e estimular todo seu potencial.

O que achou de saber mais sobre a memória auditiva? Que tal agora conhecer um pouco mais a respeito dos sinais de perda auditiva?

Você, ou seu familiar, possui alguma dificuldade auditiva ? Simule agora como está sua audição em nosso teste online...