Neste artigo

O que é trauma acústico?

O trauma acústico é um tipo específico de perda auditiva causada pela exposição a um som forte e repentino ou constante. Um tiro ou uma explosão podem ser exemplos de ruídos fortes repentinos. A exposição prolongada a música forte ou qualquer outro som de alto volume também pode causar trauma acústico. A pior parte do trauma acústico é que ele pode levar à perda auditiva permanente. 

O trauma acústico agudo ocorre devido a um ruído de impulso potente de mais de 160 dB, muitas vezes combinado com um aumento brusco da pressão barométrica na explosão. Por exemplo, um tiro de pistola ou rifle próximo ao pavilhão geralmente causa perda auditiva temporária ou perda auditiva acentuada. 

Quais são as causas do trauma acústico?

Tragicamente, muitas pessoas correm alto risco de sofrer de trauma acústico devido às suas profissões. Por exemplo, os soldados são frequentemente expostos a tiros e explosões e os músicos à música forte. Morar ou trabalhar em lugares onde sons de altos decibéis continuam por períodos prolongados também pode aumentar o seu risco. 

Outras atividades com fontes de som forte são: dirigir motos ou motos de neve, trabalhar em uma carpintaria ou como jardineiro usando regularmente cortadores de grama e sopradores de folhas. Contudo, independentemente da fonte do trauma, a perda auditiva permanente pode ser uma consequência muito real.

Vários fatores determinarão se você desenvolverá a perda auditiva induzida por ruído. Um fator é a duração da exposição ao som e outro o quão alto é o som. Em geral, sons abaixo de 70 decibéis ponderados em A (dBA) não causam perda auditiva. O problema começa por volta de 85 dBA, principalmente se a exposição for contínua ou ocorrer repetidamente. A distância até a fonte do som também é um fator. Obviamente, quanto mais perto você estiver do ruído forte, maior é a probabilidade de perda auditiva. 

Quais são os sintomas do trauma acústico?

Dependendo se o seu trauma acústico for provocado por uma exposição ao ruído repentina ou prolongada, seus sintomas podem ser diferentes. 
Digamos que você seja exposto a um ruído forte repentino, um tiro, por exemplo; é possível que você comece a sentir alguns sinais de perda auditiva logo após o incidente, com uma piora gradual dos sintomas ao longo do tempo. 

No entanto, se a sua exposição ao ruído tiver ocorrido ao longo de um período prolongado, a perda auditiva pode levar vários meses ou anos para se tornar perceptível. 
Felizmente, a perda auditiva permanente nem sempre acontece após a exposição a ruídos fortes. Em vez disso, algumas pessoas somente sentem uma perda auditiva temporária, com a audição voltando ao normal após alguns dias. Infelizmente, outras pessoas não têm tanta sorte e ficam com sintomas residuais a longo prazo. 

É importante ter em mente que a perda da capacidade auditiva é somente um dos muitos sintomas possíveis do trauma acústico e a forma como você sente o trauma também pode variar. Alguns dos possíveis sintomas são: 
  • zumbido ou sensação de tinido ou zunido no ouvido
  • deficiência auditiva em um ou ambos os ouvidos
  • os sons ouvidos com facilidade anteriormente agora estão abafados ou fracos
  • necessidade de pedir às pessoas para falarem mais alto
  • necessidade de aumentar o volume do telefone, da TV ou do rádio com maior frequência
Quando o trauma acústico provoca uma perda da capacidade auditiva, ele geralmente causa um tipo específico de perda auditiva neurossensorial. Esta categoria é o tipo mais comum de perda auditiva e acontece quando o ouvido interno ou o nervo auditivo é danificado. Esta perda normalmente ocorre quando algumas das células ciliadas dentro da cóclea são danificadas. Além da exposição ao ruído forte, o envelhecimento, as lesões, certos medicamentos e algumas doenças também podem ser a causa desta condição. Embora a perda auditiva neurossensorial raramente seja tratável, os aparelhos auditivos podem ser benéficos para mitigar seus sintomas. 

Como o trauma acústico é diagnosticado?

Caso tenha sido exposto a um ruído forte e perceba qualquer grau de perda auditiva ou outros sintomas, procure atendimento médico. O seu médico provavelmente realizará um exame físico para determinar se o seu tímpano está danificado. 

Sofrer uma lesão induzida pelo ruído justifica um teste de audição ou um audiograma. Este último é um gráfico que mostra o limiar de sons audíveis para frequências padronizadas. O dispositivo usado para realizar este teste é um audiômetro. 
Um exame de audiometria também pode ser realizado. Este teste é usado para determinar quanto da audição foi perdida por meio da medição da acuidade auditiva para variações de intensidade de som e tom (sons agudos e graves) e pureza tonal. Ele também envolve limiares e diferentes frequências. 

Como o trauma acústico é tratado?

O seu profissional de saúde auditiva deve desenvolver um plano de tratamento personalizado para você, considerando vários fatores. O seu médico deve ser claro em relação ao tipo de perda auditiva que você tem e recomendar opções de tratamento com a maior probabilidade de funcionar no seu caso específico.

Em geral, os médicos se concentram em evitar uma maior perda da capacidade auditiva e em recuperar o máximo possível dela. Os tratamentos típicos usados para a perda auditiva relacionada ao trauma acústico são a timpanoplastia, o tratamento com esteroides e o uso de aparelhos auditivos. 

Qual é o prognóstico?

A perda auditiva progressiva e o zumbido são as principais complicações. Infelizmente, como mencionado acima, a perda auditiva relacionada ao trauma acústico muitas vezes é permanente. 

Para resguardar sua capacidade auditiva, certifique-se de evitar o máximo possível, no futuro, a exposição ao ruído forte. Por exemplo, use proteção auditiva – como tampões de ouvido ou abafadores – quando estiver perto de fontes de som forte para evitar que sua condição piore.
Além disso, esteja atento a quaisquer atividades que possam expor seus ouvidos a mais danos. Use equipamento de proteção ou evite totalmente tais atividades. 

Embora muitas pessoas amem ouvir música muito alta no carro ou em casa, resista à tentação de ouvir música forte por longos períodos. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.