Neste artigo

O que é terapia da fala?

A terapia da fala é um método de tratamento que visa avaliar e ajudar as pessoas que sofrem de distúrbios da fala e problemas de comunicação. Os profissionais que realizam tais terapias são Patologistas da fala e linguagem (PFLs), muitas vezes chamados de fonoaudiólogos, que trabalham no campo da patologia da fala e linguagem. Os fonoaudiólogos são encarregados de avaliar e tratar distúrbios da voz, distúrbios de deglutição e problemas de comunicação.

Os fonoaudiólogos usam várias técnicas para melhorar a sua capacidade de comunicação. Alguns desses métodos incluem atividades de intervenção em linguagem, terapia de articulação e muitas outras. Dependendo do seu tipo de problema, seu terapeuta decidirá qual técnica tem mais probabilidade de funcionar melhor. 
É importante mencionar que enquanto alguns distúrbios da fala se desenvolvem na infância, outros podem ocorrer mais tarde – na idade adulta – devido a uma doença ou lesão cerebral. 

Quem precisa de terapia da fala?

Muitas pessoas podem beneficiar-se da terapia da fala. Veja a seguir uma lista das condições mais comuns com as quais os fonoaudiólogos podem ajudar. 
Distúrbios cognitivos da comunicação
De acordo com a definição da Associação Americana de Fala, Linguagem e Audição (ASHA), os distúrbios cognitivos da comunicação são caracterizados pela dificuldade em qualquer aspecto da comunicação prejudicado pela interferência na cognição. De forma simples, as pessoas com essa condição têm dificuldades de comunicação devido a uma lesão na parte do cérebro que controla sua capacidade de pensar. Tal condição pode manifestar-se de várias maneiras, tais como problemas de memória, dificuldade com a resolução de problemas, fala ou escuta.
Transtornos da articulação da fala
As pessoas que sofrem de um transtorno da articulação da fala enfrentam grandes dificuldades em formar certos sons das palavras corretamente. Uma maneira de identificar se seu filho tem essa condição é observar quaisquer sons de palavras não pronunciados, trocados ou distorcidos. 
Transtornos da linguagem receptiva
Se tiver sido diagnosticado com um transtorno da linguagem receptiva, você entende como esta condição pode ser frustrante. As pessoas com esse diagnóstico têm dificuldade em compreender e processar o que os outros dizem. Viver com transtornos da linguagem receptiva pode ser especialmente problemático porque também pode isolar você das pessoas. Como você não consegue entender o que estão falando, é fácil perder o foco e a concentração quando os outros falam com você. Seu vocabulário também pode sofrer. 

Tanto o autismo como a perda auditiva podem levar ao desenvolvimento de transtornos da linguagem receptiva. 
Transtornos da linguagem expressiva
Ao contrário dos transtornos da linguagem receptiva, o desafio das pessoas que sofrem de transtornos da linguagem expressiva é expressar-se verbalmente. A formação de frases incorretas e o uso de tempos verbais incorretos são sinais desse transtorno. A perda auditiva e a síndrome de Down estão associadas a essa condição. 

Quem mais pode beneficiar-se da terapia da fala?

Como você pode ver, pessoas com uma grande variedade de problemas de comunicação e linguagem podem beneficiar-se da terapia da fala. Outras condições que podem exigir os conhecimentos de um PFL são: 
  • distúrbios de ressonância
  • distúrbios de fluência
  • afasia
  • disartria

Como funciona a terapia da fala?

Embora existam diferenças significativas entre a forma como a terapia da fala é conduzida com adultos e crianças, em ambos os casos, o primeiro passo é a avaliação por parte do PFL do tipo de distúrbio de linguagem. Uma vez que o diagnóstico tenha sido feito, o fonoaudiólogo propõe a melhor forma de tratar do problema. 

Para crianças, a terapia pode ocorrer em um ambiente de sala de aula, de um grupo pequeno ou pode ser individual. Com base no distúrbio específico, o PFL recomendará as melhores atividades e os possíveis exercícios para ajudar a melhorar a condição. 

Para pacientes adultos, os exercícios da terapia da fala geralmente se concentram na melhoria da comunicação cognitiva, função de deglutição, linguagem e fala. Alguns exercícios que os PFLs podem recomendar são atividades de memória, táticas de conversa e exercícios de fortalecimento da musculatura oral. 

Quanto tempo a terapia da fala deve durar para funcionar?

Não existe um prazo definido que seja universalmente recomendado. Em vez disso, a duração da terapia depende de vários fatores. Por exemplo, idade, a gravidade do distúrbio da fala e a condição médica subjacente. 

Algumas pessoas obtêm resultados após um período relativamente curto, enquanto outras podem precisar de terapia da fala durante anos. 

A terapia da fala funciona?

Mais uma vez, aqui, nenhuma regra geral se aplica. Algumas pessoas sentem uma melhoria rápida; outras talvez só percebam uma pequena mudança em sua condição. Novamente, isso depende em grande parte da gravidade do distúrbio e de como a condição médica subjacente é tratada. No entanto, normalmente é melhor iniciar a terapia da fala o mais cedo possível para obter uma melhoria perceptível na comunicação. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.