Neste artigo

Antes de começar a procurar pelos aparelhos auditivos "perfeitos", que tal ficar por dentro dos principais termos usados para descrever os tipos comuns de perda auditiva, dispositivos, tecnologias e acessórios? Adiantar esta tarefa ajudará você a filtrar o excesso de informação e permitirá que tome a melhor decisão possível. 

Veja abaixo uma lista da terminologia mais importante, relacionada à perda auditiva e aos aparelhos auditivos, que preparamos para orientá-lo no processo de decisão.

Terminologia relacionada à perda auditiva

A deficiência auditiva não afeta a todos da mesma maneira. Dependendo do grau da deficiência, o tratamento pode variar significativamente. Por isso, é essencial diferenciar entre perda auditiva leve, moderada, severa e profunda.
Perda auditiva leve
Os critérios diagnósticos para a perda auditiva leve são quando os adultos não conseguem ouvir sons abaixo de 25 decibéis (dB) e as crianças abaixo de 15 dB. Contudo, a perda auditiva leve não significa que a condição seja inofensiva apesar do que possa parecer. Na verdade, ela pode ter um grande efeito negativo na sua qualidade de vida e na capacidade de se comunicar. Por exemplo, você pode ter problemas ao acompanhar falas, principalmente em ambientes barulhentos. 
Perda auditiva moderada
Você sofre de perda auditiva moderada se não consegue ouvir sons entre 40 e 70 dB e tem problemas ao acompanhar falas sem aparelhos auditivos em ambientes barulhentos.
Perda auditiva severa
A perda auditiva severa significa que, embora você consiga ouvir alguns sons, tem muita dificuldade. Pessoas com perda auditiva severa dependem bastante da leitura labial, mesmo com aparelhos auditivos, e têm problemas ao ouvir sons entre 70 e 94 dB.
Perda auditiva profunda
Se você sofre de perda auditiva profunda não ouvirá qualquer fala e conseguirá ouvir apenas sons muito altos. Pessoas com essa gravidade não conseguem ouvir sons abaixo de 95 dB. 
Zumbido
O zumbido é uma percepção do som interno muitas vezes referida como "zumbido nos ouvidos". É uma condição comum associada a diversas condições subjacentes, tais como perda auditiva relacionada a idade, problemas circulatórios ou lesões do sistema auditivo. 
Zumbido pulsátil
O zumbido pulsátil difere do zumbido porque o ruído interno que você escuta bate em sincronia com o seu pulso. A pressão alta ou o muco no ouvido tendem a ser os problemas subjacentes que provocam tal condição. O "muco no ouvido" é quando a parte média vazia da orelha se enche de fluido, causando perda auditiva temporária. 

Terminologia sobre aparelhos auditivos

Os cinco estilos básicos de aparelhos auditivos são: retroauricular (BTE), intra-auricular (ITE), aparelhos auditivos intracanais, receptor no canal (RIC) ou receptor intra-auricular (RITE) e dispositivos de ajuste aberto. Embora os cinco tipos sejam pequenos e discretos, algumas pessoas preferem um em vez dos outros. 
Aparelhos auditivos retroauriculares (BTE)
Os aparelhos auditivos retroauriculares (BTE) são os modelos mais populares. Como o nome sugere, eles se encaixam atrás da orelha e são conectados a um tubo fino e a uma oliva ou a um molde na orelha externa. Os modelos BTE são adequados para a maioria dos tipos de perda auditiva. 
Aparelhos auditivos intra-auriculares (ITE)
Algumas pessoas preferem dispositivos que vão dentro da orelha por motivos funcionais e estéticos. Os aparelhos auditivos ITE são ajustados diretamente na orelha externa e todos os componentes estão dentro da caixa do dispositivo.
Aparelhos auditivos intracanais
Assim como os aparelhos auditivos ITE, os aparelhos auditivos intracanais também são ajustados dentro do canal auditivo, incluindo todos os componentes dentro da caixa do dispositivo. Um aspecto fundamental a ser lembrado sobre os aparelhos auditivos intracanais é que eles são mais adequados para perda auditiva leve a moderada. 

Os dois tipos de aparelhos auditivos intracanais são: intracanal (ITC) e completamente no canal (CIC). A diferença entre estes dois estilos é que os dispositivos ITC são ajustados no canal auditivo e os dispositivos CIC são ajustados e quase totalmente escondidos no canal auditivo. 
Receptor no canal (RIC) ou receptor intra-auricular (RITE)
Os aparelhos auditivos receptor no canal (RIC) e receptor intra-auricular (RITE) são muito semelhantes aos dispositivos BTE pois o alto-falante (ou receptor) se encaixa no canal auditivo. No entanto, um pequeno fio conecta o dispositivo atrás da orelha ao alto-falante em vez de um tubo. Os dispositivos RIC normalmente possuem microfones direcionais e opções de controles manuais. Uma desvantagem desse estilo de aparelhos auditivos é que eles são suscetíveis ao acúmulo de cera no alto-falante. 
Aparelhos auditivos de ajuste aberto
Um aparelho auditivo de ajuste aberto é uma versão ligeiramente diferente de um aparelho auditivo BTE com um tubo fino ou de um aparelho auditivo RIC ou aparelho auditivo RITE com uma oliva aberta na orelha. Os benefícios deste estilo de aparelho auditivo são duplicados: primeiro, ele mantém o canal auditivo aberto, permitindo que os sons de baixa frequência passem naturalmente, e segundo, ele amplia os sons de alta frequência. Essa característica faz com que os dispositivos de ajuste aberto sejam excelentes para uma melhor audição de baixa frequência e uma perda auditiva leve a moderada de alta frequência.

Outros termos principais

Microfone

Um microfone do dispositivo auditivo funciona captando o som do ambiente ao redor e convertendo os sinais acústicos em sinais elétricos. Os três tipos de microfones são: direcional, omnidirecional e adaptativo. 

Amplificador

Os amplificadores aumentam a intensidade do sinal elétrico. 

Receptor 

Os receptores transformam o sinal elétrico ampliado em um sinal acústico.

Olivas

As olivas do aparelho auditivo são peças pequenas de plástico descartável, pré-ajustadas e em forma de sino na extremidade dos tubos do aparelho auditivo. As olivas são desenvolvidas para se ajustarem confortavelmente na orelha. 

Tubos finos

Os tubos finos conectam os aparelhos auditivos BTE a uma oliva ou um molde na orelha externa. 

Retenções

As retenções são particularmente úteis para prenderem o aparelho auditivo à orelha de uma criança. Diversas opções de retenção incluem faixas elásticas, toucas de amarrar ou combinações de grampos e cordões. 

Filtros

Muitos dispositivos auditivos atuais vêm equipados com filtros de cera (pequenas telas de plástico) que mantém a cera de ouvido fora dos alto-falantes ou receptores. Prevenir que a cera de ouvido se acumule ao redor desses componentes é importante para evitar uma redução na qualidade sonora.

Carregadores

Os aparelhos auditivos recarregáveis requerem um carregador de qualidade. Muitos modelos estão disponíveis com várias características, como uma carga completa de quatro horas para uso diário, um indicador de LED para mostrar o estado da carga e um tamanho reduzido para o uso prático em qualquer lugar. 
Se você não tiver a certeza de quais características precisa, entre em contato conosco e deixe que um de nossos audiologistas lhe oriente.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.