A partir disso, ao observar todos os recursos disponíveis no mercado relacionado ao dispositivo, fica mais simples entender quais são as características indicadas para cada tipo de diagnóstico. O diferencial está também em fazer uma lista de prioridade com a intenção de alinhar expectativas e minimizar erros.

Quer saber mais? Vamos mostrar como escolher aparelho auditivo correto. Acompanhe!

Avalie o estilo de vida

O primeiro passo no momento de escolher o aparelho auditivo é avaliar o estilo de vida. Afinal de contas, existem diversos modelos que são indicados conforme as necessidades e os hábitos de cada pessoa com perda auditiva. Para quem está no dia a dia em locais com muito ruído, o mais indicado é optar por características que auxiliem nessa condição e potencializem apenas os sons importantes.

Além disso, vale também ficar de olho em outras questões, como excesso de transpiração, residência em locais muito quentes, atividades diárias e as principais queixas individuais. O mais indicado, em uma situação como essa, é conversar abertamente com o fonoaudiólogo para que ele faça as indicações conforme o diagnóstico.

Faça testes

Para quem tem dúvidas se está tomando a decisão correta, vale procurar por uma empresa que ofereça um período de testes com o aparelho auditivo. Sim, você pode escolher um período de adaptação, avaliar a tecnologia do aparelho e ainda identificar se é realmente útil em todos os momentos da rotina.

Sem contar que também é possível pensar no conforto conforme o formato, o que se mostra decisivo. Vale lembrar que alguns fatores podem até demorar para serem percebidos, porém, a efetividade na questão da perda auditiva já faz muita diferença logo nos primeiros dias de uso. No entanto, se certifique corretamente de qual o período de teste e veja quais são as condições da empresa para evitar imprevistos.

Busque ajuda com o profissional certo

A consulta com um profissional de saúde sobre perda auditiva é indispensável para encontrar o aparelho auditivo correto. O grande segredo é ter consciência de que o aparelho auditivo não é um acessório, como um chapéu, que escolhemos apenas pela aparência. Logo, torna-se necessário pensar, antes de tudo, em sua funcionalidade.

Por se tratar de um dispositivo médico com tecnologias diferentes, você precisa encontrar o médico certo. Além de melhorar a audição, ele tem como principal foco trazer mais qualidade de vida para a pessoa em curto prazo.

Ao checar os exames e ouvir as principais queixas, o olhar experiente do profissional será responsável pela indicação do tratamento e da mudança de hábitos de quem tem perda auditiva e pela regulagem do aparelho.

Peça indicações

Uma situação muito comum é o indivíduo se sentir frustrado por ter expectativas muito altas. A questão que deve ser abordada logo no primeiro momento é que aparelhos auditivos melhoram muito a qualidade de vida, mas não curam doenças auditivas. Então, converse com o fonoaudiólogo para saber realmente como o dispositivo vai impactar as questões da rotina.

Outro ponto envolve pedir indicações de boas opções de modelos. Entre os principais, estão o Phonak Marvel e o Phonak Lyric. Com o primeiro, o usuário pode controlá-lo pelo celular e criar uma verdadeira experiência personalizada, o que conta muitos pontos na adaptação. Já o Lyric é o único aparelho auditivo 100% invisível do mundo. Ou seja, há mais conforto e discrição por ser adaptado ao fundo do ouvido.

Pronto! Agora, você já sabe como escolher aparelho auditivo. O segredo, nesse caso, é ouvir as indicações do profissional de confiança e procurar por modelos que se encaixam com as principais necessidades relacionadas à perda auditiva e às expectativas em geral sobre o dispositivo. Só assim será possível melhorar a qualidade de vida e voltar a ter confiança em interações sociais.

Você, ou seu familiar, possui alguma dificuldade auditiva? Dê o 1o passo. Agende uma demonstração ou faça um teste auditivo online, conheça nossas soluções, e sinta a diferença! – 0800 011 1000.