Visão geral

Onde quer que você ou a pessoa idosa se enquadrem no espectro, não se preocupe – existem ótimas soluções para manter o contato e ter certeza de que as chamadas não serão perdidas. É uma questão de conforto, então vamos dar uma olhada em telefones celulares, telefones fixos e alguns acessórios telefônicos que melhoram a capacidade do idoso de responder chamadas e se comunicar com seus familiares.

Qual é o melhor celular para idosos

Os celulares evoluíram de telefones simples com flip para minicomputadores na palma da sua mão. Atualmente, a variedade de opções pode ser assustadora. Você pode até encontrar celulares para idosos que tenham o Amazon Alexa, um assistente virtual pessoal que permite ligar, marcar o tempo, tocar música ou enviar mensagens de texto para os familiares, tudo com um comando verbal.

Smartphones para idosos

Os celulares já existem há algum tempo e muitos idosos já os usam com facilidade, então preferem usar um smartphone por possuir mais opções. Quer o idoso tenha um plano telefônico independente, quer faça parte de um plano familiar, os smartphones permitem uma grande independência e podem ser extremamente úteis caso opte por continuar morando por conta própria.

Estas são algumas das principais funções do smartphone mais usadas (e apreciadas) pelos idosos:
  • Capacidade de fazer chamadas de emergência de qualquer lugar (dependendo do serviço)
  • Recursos do Facetime e Skype para falar com os netos por vídeo
  • Troca de mensagens com familiares e amigos
  • Segurança doméstica e meio ambiente, por exemplo, fechaduras e termostatos inteligentes, bem como luzes
  • O Weather App
  • Fotos e vídeos
  • Acesso à internet
  • Uso de GPS para caminhar ou dirigir
  • Temporizadores e alarmes para lembrá-los de medicamentos ou consultas médicas
  • Quebra-cabeças, jogos e livros para manter suas mentes ativas
  • E como uma forma de monitorar a saúde e/ou se comunicar com um profissional de saúde, à medida que a saúde migra para os aplicativos

Celulares simples para idosos

Muitos fabricantes de celulares ainda oferecem telefones com flip como uma opção para os idosos. Eles têm várias vantagens:

  1. são menos complicados de aprender e usar,
  2. são mais baratos para comprar (não é nada demais se perder um),
  3. mantêm sua carga por dias,
  4. custam menos para operar sem taxas de dados ou com dados limitados,
  5. a maioria tem câmeras e mensagens de texto disponíveis e
  6. muitos hoje têm um recurso de SOS que permite que o idoso avise em caso de emergência.

Ainda que existam muitos no mercado, procure um com teclas grandes e fáceis de ler, discagem por voz, navegação fácil e direta e um alto-falante. Menos complicados, mas certamente poderosos em essência, os celulares simples, como os telefones com flip, são praticamente tudo o que a maioria das pessoas realmente precisa.

Telefones fixos para idosos

A maioria dos idosos não estará preparada para cortar o cabo do telefone fixo; eles simplesmente querem a garantia de estarem conectados a um sistema telefônico. E para emergências e problemas de saúde, um telefone fixo faz todo sentido. Eles estão conectados ao sistema de emergência e a maioria dos sistemas hoje pode rastrear um endereço, o que pode ser crítico durante uma crise de saúde (algo que a maioria dos celulares ainda não pode fazer).

Então, quais são as melhores opções de telefone fixo para idosos?

Telefones sem fio vs telefones com fio

No mercado de telefonia fixa, as opções atualmente incluem os telefones com fio, que têm a vantagem de não se perder, pois não podem ser levados para além do comprimento do cabo. No entanto, muitas pessoas preferem os telefones sem fio, que podem ser mais portáteis. Como um bom compromisso, existem sistemas telefônicos que podem ser comprados para uso doméstico e têm telefones duplos – um com fio e outro sem.

Além disso, existem telefones especiais disponíveis atualmente que podem atender às necessidades dos idosos (por exemplo, os que apresentam diminuição da capacidade auditiva), com funcionalidade integrada que vai além da rediscagem e do modo viva-voz, como:
  • Funções de chamada de emergência com até 5 números de emergência que podem ser pré-programados. Se o primeiro número estiver ocupado, o telefone discará automaticamente para o próximo número e assim sucessivamente, até que alguém atenda.
  • Amplificação de volume que proporciona um som claro e inteligível até 40 dB.
  • Chamadas recebidas que podem ser programadas para alertarem por meio de som, vibração e/ou luz intermitente.
  • Visores extragrandes e teclas de discagem/função.
  • Botões de SOS portáteis.
  • Anúncio de voz para chamadas recebidas.

Acessórios telefônicos para idosos

Atualmente, cada vez mais idosos estão vivendo mais e optando por envelhecer em seu próprio lugar, o que significa que preferem permanecer em casa o maior tempo possível. Nesses casos, a comunicação é um dos aspectos mais importantes para a segurança de todos.
Mais do que nunca, existem acessórios disponíveis que melhoram a capacidade de uma pessoa ser notificada sobre chamadas recebidas, bem como a auxiliam a fazer chamadas. Sendo a segurança uma prioridade para todos, considere um sistema de alerta com um receptor que amplifica o toque ou usa luzes brilhantes que piscam para sinalizar uma chamada recebida. Existem até sistemas que vibram a cama para acordar alguém quando o telefone ou a campainha toca ou quando o detector de fumaça é ativado. 
Basicamente, o objetivo é permitir que os idosos se comuniquem da maneira que funcione melhor para eles. Se desejam usar um smartphone, um telefone simples com flip ou um telefone fixo, existem soluções prontamente disponíveis e a maioria pode ser adaptada para atender às necessidades em constante mudança dos idosos quando necessário.

Visite nossa loja em https://www.compreaudium.com.br/ para saber mais sobre as opções de comunicação disponíveis para seus familiares idosos.