Afinal, o que são amplificadores e aparelhos auditivos?

aparelho auditivo é um aparelho utilizado para amplificar as ondas sonoras e com isso, compensar a deficiência auditiva. Este dispositivo tem um microfone, um amplificador e um receptor, que atuam integradamente para permitir que o indivíduo ouça os sons que são transmitidos no ambiente.

Seu funcionamento depende da conversão das ondas sonoras em sinais elétricos, que serão enviados ao amplificador. Este, por sua vez, aumenta a potência dos sinais recebidos e o indivíduo escuta o som em seu ouvido através do receptor.

Já os amplificadores atuam apenas amplificando os sons do ambiente, como o próprio nome diz. O que fica muito confuso para diversas pessoas leigas é que os amplificadores de som não são recomendados para quem apresenta alguma perda de audição constatada. Tais aparelhos não tem como função compensar a deficiência auditiva, e, portanto, não supre as necessidades da surdez.

Desta forma, se existe uma suspeita de uma perda auditiva, o melhor a se fazer é procurar um profissional para avaliar o caso corretamente e indicar o melhor tratamento.

Então para que servem os amplificadores?

Estes dispositivos são utilizados apenas para intensificar o som. Seu uso principal é para esporte e lazer/entretenimento. Essa informação muitas vezes é passada e/ou interpretada de forma incorreta pelos consumidores. O que leva a pessoas com deficiência auditiva a comprarem os amplificadores.

A amplificação do som em pacientes com perda auditiva pode trazer ainda mais danos à sua audição. Tais aparelhos não só não funcionam como tratamento, mas também podem gerar complicações à saúde e, também, atrasar o diagnóstico correto da deficiência.

Quais as vantagens de um aparelho auditivo?

Aparelhos auditivos são o primeiro recurso utilizado após o diagnóstico de deficiência ou perda auditiva. O dispositivo é moldado a cada paciente, o que o torna específico e ideal para o tratamento de compensação dos sons.

Além da adequação quanto ao nível de déficit, aparelhos auditivos atendem a indivíduos com diferentes necessidades específicas. O formato da orelha, cor da pele, estilo de vida e necessidades básicas são levados em conta na confecção de tal aparelho. Toda essa preocupação em um modelo adequado e confortável proporciona uma melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência auditiva.

Assim que diagnosticada a perda de audição, é extremamente importante o acompanhamento frequente com profissionais capacitados. O tratamento com o uso de aparelhos auditivos marca o início do tratamento, que também demanda revisões periódicas com fonoaudiólogo para adaptação.

A busca pela informação correta é sempre um desafio para pessoas com qualquer tipo de deficiência. Um exemplo em particular, é que a perda auditiva pode ser agravada com o uso de amplificadores de som. Estes dispositivos não devem ser usados por indivíduos que possuem qualquer nível de surdez.

O aconselhamento médico adequado é imprescindível para a escolha correta do tratamento. Aparelhos auditivos são indicados como meio de compensar a perda da audição e prometem melhorar a qualidade de vida dos seus usuários.

Audium é maior rede de aparelhos auditivos no mundo e oferece opções de tratamento com os mais diversos dispositivos indicados para deficiências na audição. Os aparelhos são customizados e personalizados para maior adaptação e conforto, tudo com até 3 anos de acompanhamento com fonoaudiólogo o que lhe garante a melhor performance com os aparelhos.

Gostou, quer saber mais ou ainda tem dúvidas sobre amplificadores e aparelhos auditivos? Deixe um comentário com sua dúvida ou sugestão.