Levando em consideração todos esses contratempos, você já consegue ter uma noção melhor da importância dos acessórios de aparelhos auditivos, não é mesmo? Pensando nisso, escrevemos este artigo para mostrar a você como eles podem melhorar a experiência de quem sofre com a perda auditiva. Acompanhe!

Como funciona o aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é uma prótese utilizada para auxiliar na ampliação do som, com o objetivo de facilitar a audição daqueles que perderam essa função. Existem vários tipos de aparelhos auditivos, e eles podem ser utilizados interna ou externamente, são compostos por amplificadores de sons, microfone e alto-falante.

O que são os acessórios de aparelhos auditivos e qual é a função deles?

O aparelho auditivo em si é uma primeira solução para a pessoa que tem perda auditiva. Os acessórios são uma forma de oferecer uma solução específica, que vai atender de forma pontual um problema/queixa dessa pessoa. Uma forma de melhorar o desempenho de seus aparelhos auditivos.

Eles são de grande valia para quem ainda tem dificuldade para assistir televisão ou conversar no telefone, por exemplo. Para essas reclamações pontuais, existem itens que melhoram o dia a dia do usuário.

O papel dos acessórios é aprimorar a experiência auditiva do cliente; as vezes, logo no primeiro atendimento, o acessório já é apresentado. E se o paciente já chegar com uma queixa específica; o item é oferecido como solução a ser adquirida juntamente ao aparelho auditivo.

Quais são os tipos de acessórios existentes no mercado?

O mercado oferece diversos tipos de acessórios para aparelhos auditivos, no entanto, resolvemos destacar apenas os principais. Confira, a seguir!

Roger, para salas de aula e reuniões

Os ruídos são grandes vilões para quem tem dificuldade de ouvir, pois qualquer barulho pode dificultar a distinção dos sons. Nesse sentido, os acessórios para aparelhos auditivos funcionam praticamente como um microfone sem fio.

No caso do uso em salas de aula, o professor fica com o microfone e a informação é passada diretamente para o aparelho do aluno, sem interferências ou preocupação com barulhos do ambiente.

Ele também auxilia os usuários que enfrentam problemas em reuniões, palestras ou outros eventos em ambientes grandes e com muitos ruídos.

TVLink, para assistir televisão

Esse acessório tem uma base que é ligada na televisão e transmite o som diretamente da TV para o aparelho auditivo. Ele funciona por meio de bluetooth entre a televisão e o aparelho.

Na Audium, você já encontra alguns aparelhos auditivos já contam com esse bluetooth integrado e não necessitam mais de uma interface específica para fazer a ligação com o televisor. Por meio de outro acessório, o TV Connector, é possível oferecer ao usuário uma melhor qualidade sonora, assim, ele consegue assistir aos seus canais favoritos com qualidade de som estéreo.

Easycall para usar o celular

Acredite, atender as chamadas do celular já é uma realidade para as pessoas que sofrem com a perda auditiva! Esse acessório também funciona com bluetooth, fazendo a conexão direta entre o aparelho auditivo e o celular, facilitando o entendimento.

A chamada telefônica é transmitida para os dois aparelhos auditivos simultaneamente, assim, o usuário consegue compreender melhor o que é dito.

Na Audium, você já encontra aparelhos auditivos que se conectam diretamente com qualquer celular (Android e IOS); mas vale ressaltar que existem acessórios que podem aprimorar sua experiência, inclusive se você usa implante coclear

Como você deve escolher o seu?

O ponto principal que deve ser observado é a queixa da pessoa que sofre com a perda de audição. O fator que vai orientar a escolha é o que o usuário tem a dizer sobre a experiência e os problemas que ele enfrenta. Geralmente, os acessórios são colocados depois da compra do aparelho, quando dificuldades específicas persistem mesmo com o início do uso destes.

À medida que o cliente retorna para os programas de acompanhamento e o profissional percebe que existe uma queixa recorrente, os acessórios são sugeridos como forma de melhorar o dia a dia de quem usa aparelho auditivo.

Como é possível melhorar a experiência do usuário?

O apoio da família e amigos é fundamental para garantir a boa experiência do usuário. No entanto, o fonoaudiólogo também desempenha um papel muito importante, pois é ele quem vai dar as orientações necessárias para que a pessoa consiga se adaptar ao aparelho.

Além disso, é ele que realizará as regulagens para que o aparelho possa atender a todas as necessidades do usuário. Se esse processo não for feito da maneira adequada, a experiência não será nada agradável, deixando-o ainda mais nervoso e irritado com a situação.

A família tem o papel de garantir a motivação do usuário, fazendo com que ele faça todas as visitas necessárias ao fonoaudiólogo e garantindo que todos os exercícios e cuidados indicados pelo profissional sejam realizados da melhor forma possível.

É importante destacar que os acessórios para aparelhos auditivos são de fácil manuseio. Muitas vezes, os usuários acreditam que eles serão um dificultador ou um complicador na rotina. No entanto, todos os equipamentos são pequenos e as conexões entre eles são feitas de forma muito prática.

Esses acessórios aprimoram a jornada do usuário, mas, como já mencionamos, temos soluções hoje que fazem a conexão direta, sem a necessidade do uso de outros itens.

É incrível como os acessórios de aparelhos auditivos podem melhorar a qualidade de vida e bem-estar de uma pessoa, não é mesmo? Se você quer conhecer outros tipos dispositivos, agende uma demonstração gratuita em nosso site. Experimente Ouvir melhor - 0800 011 1000.