Visão geral:

O que são implantes cocleares?

Um implante coclear (IC) é uma prótese auditiva que inicia no ponto em que as possibilidades de um aparelho auditivo comum terminam.

Ele permite a restauração (quase) completa da audição em pacientes com deficiência auditiva, surdez avançada ou congênita.

 

Em que consiste precisamente a diferença com um aparelho auditivo?

Diferentemente de um aparelho auditivo, que apenas amplia o som, o implante coclear contorna a parte defeituosa no ouvido interno ("cóclea" na terminologia médica, daí o nome), permitindo novamente a audição. A audição ocorre em tempo real, ou seja, sem atraso temporal. A parte implantável do IC é inserida via intervenção médica atrás da orelha durante uma operação. A parte externa, o chamado processador da fala, é usada atrás da orelha na pele, sendo que a bobina de transmissão adere magneticamente ao implante assentado sob a pele.

Em que consiste um IC?

Um IC é composto de três partes:
  • do processador da fala
  • da bobina transmissora
  • e do implante.

É composto, dentre outros, de materiais de alta qualidade como titânio, silicone e platina. O implante fica sob a pele, podendo apenas ser apalpado; somente o processador externo é visível externamente. Ele é ligeiramente maior do que um aparelho auditivo potente.
Foto de um implante coclear em branco

O que acontece durante a implantação de um IC?

O implante é inserido diretamente atrás da orelha durante uma operação sob anestesia geral. Trata-se de um procedimento padrão. Normalmente os pacientes precisam apenas de um curto período de recuperação, podendo deixar a clínica 2 a 3 dias após a cirurgia. Para o implante é necessária apenas uma pequena incisão de 4 a 5 cm atrás da orelha.

Quem exatamente faz a operação e onde?

A cirurgia é realizada por cirurgiões do ouvido experientes. Cada um desses médicos também recebe treinamento do fabricante relativo ao implante utilizado e discute a operação pessoalmente e em pormenor com o paciente.

Quais clínicas oferecem a oportunidade de implantar um IC?

Gráfico de um implante coclear inserido
Criança com implante coclear (IC)

Um IC é adequado para mim?

Os implantes cocleares podem ser uma ótima solução para pessoas com deficiência auditiva que não podem mais se beneficiar de aparelhos auditivos (os quais não fazem mais do que ampliar o som). Se esse for seu caso, deve discutir com um especialista se um IC não é adequado para você. Mas mesmo em caso de surdez avançada ou congênita, os implantes cocleares podem restaurar a audição. Além disso, um IC é adequado a todas as idades (em crianças, o implante é realizado a partir de aproximadamente o primeiro ano de idade). Nosso representante terá prazer em ajudá-lo.

O que posso esperar da nova qualidade de som com um CI e com que rapidez poderei ouvir novamente?

Um IC normalmente resulta numa melhoria significativa da capacidade auditiva. Todavia, a audição com um IC é diferente da audição natural. Isto significa que o paciente precisará de um tempo inicial para "reaprender" a audição, geralmente sob a supervisão de um fonoaudiólogo.
O cérebro pode todavia adaptar-se muito rapidamente às novas informações. Para muitos pacientes a compreensão da fala já é possível alguns dias após o primeiro ajuste do processador.

Que custos estarei assumindo se optar por um IC?

Se determinados critérios relacionados à deficiência auditiva forem preenchidos, o operador do hospital arcará com os custos da cirurgia do IC. Os custos de manutenção e de reparo são cobertos pelo seguro de saúde. O paciente pode incorrer em despesas, mas comparativamente mínimas, envolvendo baterias e acessórios opcionais.

Por quantos anos um IC irá me acompanhar?

O implante sob a pele normalmente não precisa ser substituído (o que praticamente exclui a necessidade de um reimplante). O reparo ou a substituição do processador é realizada sem cirurgia.