Se você ou alguém que você ama precisa usar um desses equipamentos, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a evolução dos aparelhos auditivos. Assim, será possível ficar sempre de olho nos lançamentos e entender se o produto que você usa ainda é uma boa opção. Venha conferir!

Descubra a origem dos aparelhos auditivos

No passado, quem sofria com a perda auditiva tinha poucas opções para amenizar o quadro. A maioria dessas soluções não era confortável e muito menos discreta. Os primeiros equipamentos não usavam circuitos elétricos e eram construídos com dispositivos mecânicos.

Dentre eles, as trombetas de ouvidos são umas das mais antigas, tendo surgido por volta do século XIX. Basicamente, elas funcionavam como um cone que direcionava os sons desejados para o canal auditivo, protegendo o ouvido dos sons que pudessem funcionar como distrações.

A partir daí, a evolução dos aparelhos auditivos foi progressiva. Apareceram outros dispositivos, como os tubos de conversação, as aurículas e, então, os dispositivos com circuitos elétricos a partir dos anos 1920.

Saiba mais sobre a evolução dos aparelhos auditivos

A evolução tecnológica dos aparelhos auditivos ocorreu e continua ocorrendo progressivamente até hoje. De simples dispositivos mecânicos, passaram a sofisticados equipamentos multifuncionais. Continue a leitura e entenda melhor esse processo!

Os objetivos dos primeiros aparelhos

Os primeiros aparelhos auditivos eram produzidos apenas com recursos mecânicos e tinham como objetivo aumentar a captação do som. Assim, funcionavam como amplificadores que afastavam os ruídos externos e direcionavam os sons desejados para as orelhas.

A fabricação dos dispositivos antigos

Da mesma forma que os equipamentos mais antigos usavam tecnologias mais rudimentares, pode-se dizer que o processo de fabricação era também muito elementar. Eles eram confeccionados em muitas formas e tamanhos variados, mas bem maiores que os atuais. Eram produzidos em materiais, como a madeira, a borracha e o marfim, por exemplo. Muitos aparelhos traziam revestimento de seda ou algodão, para proporcionar maior conforto.

Os tipos de aparelhos mecânicos mais conhecidos

Além da trombeta de ouvido, também foram criados outros dispositivos para facilitar a captação do som. Dentre eles, podemos citar os tubos de conversação, que consistiam em tubos com cones nas extremidades; e as aurículas, que pareciam conchas usadas atrás das orelhas e conectadas por uma tiara.

Saiba mais sobre a evolução tecnológica desses dispositivos

A partir dos anos 1920, os aparelhos começaram a conter circuitos elétricos. A partir daí, vieram os dispositivos com tubos de carbono, a vácuo, híbridos, transistors, retro-auriculares e digitais. Esses evoluíram até se tornarem o aparelho que conhecemos hoje em dia.

A evolução dos aparelhos auditivos permitiu que os dispositivos se tornassem cada vez menores, mais confortáveis e multifuncionais. Hoje em dia, além de contribuir para a melhora da audição, conseguem captar sons cada vez mais limpos e nítidos, além de executar outras funções. Alguns modelos podem, inclusive, ser implantados na pessoa, adicionando praticidade e conforto aos usuários.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a evolução dos aparelhos auditivos, está na hora de olhar para o futuro e descobrir também 4 das maiores tendências nesse setor!

Você, ou seu familiar, possui alguma dificuldade auditiva? Dê o 1o passo. Agende uma demonstração ou faça um teste auditivo online, conheça nossas soluções, e sinta a diferença! – 0800 011 1000.