Cuidado com o suor

O suor em excesso infiltra no aparelho auditivo e danifica as suas funcionalidades. Mas você deve estar se perguntando: como evitar esse problema, sendo que o suor em excesso não pode ser evitado tão facilmente?

Pois bem, hoje em dia, o mercado disponibiliza capinhas para aparelhos auditivos que evitam o contato direto com o suor, aumentando, assim, a vida útil do aparelho. Aqui, o desumidificador também pode se tornar um excelente aliado.

Não molhe o aparelho

Verão combina com água, no entanto, a maioria dos aparelhos auditivos precisam ser poupados disso. Mas é muito comum acontecer de molhá-lo, quando se esquece de retirá-lo ao entrar na piscina ou tomar um banho. Quando isso acontecer, siga os seguintes passos:

  • desligue o aparelho imediatamente;
  • remova a bateria e seque-a com cuidado;
  • agite o aparelho para remover todo acúmulo de água possível;
  • de preferência, tenha sempre à mão um desumidificador para retirar toda a umidade, de preferência um elétrico que também elimina bactérias e reduz o risco de defeito no circuito.

Evite o excesso de cerume

O excesso de cerume interfere no bom funcionamento do aparelho auditivo, ocasionando a diminuição da amplificação do som no dispositivo. Os aparelhos intracanais também podem apresentar esse problema e, o pior, causar danos nos componentes internos.

No entanto, para evitar esse tipo de problema, é importante consultar um especialista de maneira recorrente, ou seja, no mínimo, uma vez a cada seis meses. Caso a produção de cera seja muito acentuada, as visitas precisam ser realizadas com mais frequência.

Fique atento às quedas

Embora esse problema seja muito comum, as quedas precisam ser evitadas ao máximo, para não danificar o aparelho. Por isso, é importante ter disciplina e sempre manter um “ritual” para guardar adequadamente o seu aparelho.

Ao retirá-lo, coloque-o dentro de seu estojo, mas não o guarde em locais muito fechados para evitar aumento de umidade. Dessa forma, você sempre saberá onde encontrá-lo e, também, não correrá o risco de derrubá-lo, alterando a qualidade do dispositivo.

Como você pode perceber, a umidade é um dos grandes vilões dos aparelhos auditivos. Mas como a tecnologia evolui constantemente, já existem aparelhos que podem ser usados ao tomar banho, por exemplo, sem prejudicar a sua qualidade. No mais, siga todas as nossas dicas de cuidados com o aparelho auditivo no verão e aproveite o melhor dessa estação!

Que tal dividir esse conhecimento com seus amigos e familiares? Assim, eles também poderão ajudar a evitar esses tipos de problemas. Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!