Quer descobrir mais sobre o assunto? Neste post, separamos mais informações sobre o desumidificador e, no final, algumas dicas de como escolher o certo. Confira!

O que é desumidificador de aparelho auditivo?

O desumidificador é um equipamento que absorve as moléculas de água presentes no aparelho auditivo. Caso não for retirada, essa umidade pode causar a oxidação e corrosão interna do aparelho.

Em resumo, o desumidificador serve para prolongar a vida útil do aparelho auditivo, protegendo-o de danos que poderiam afetar o seu funcionamento.

Sempre que o aparelho não estiver sendo utilizado, é recomendado que ele permaneça guardado dentro do recipiente desumidificador, durante a noite, por exemplo, o qual deve ser trocado a cada 6 meses.

Quais são os modelos disponíveis?

Existem dois modelos de desumidificador de aparelho auditivo no mercado. Conheça mais sobre eles a seguir.

Desumidificador com sílica-gel

Esse tipo de desumidificador apresenta uma substância chamada sílica-gel que absorve as moléculas de água no recipiente fechado.

O aparelho deve ser colocado desligado, sem as pilhas, dentro desse recipiente, o qual precisa ser fechado para que o processo de desumidificação aconteça.

A medida que absorve água, a sílica muda de cor, ficando mais clara até atingir um nível máximo de absorção de umidade.

Algumas marcas de equipamentos permitem o reaproveitamento da sílica, a qual é aquecida para reutilização. Verifique o manual do desumidificador para confirmar essa possibilidade.

Desumidificador elétrico

O desumidificador elétrico é a versão mais moderna no mercado. Assim como no modelo anterior, o aparelho auditivo deve ser colocado desligado no interior do equipamento, com ou sem as pilhas, de acordo com as recomendações do fabricante.

A diferença ocorre quanto a forma de funcionamento: a ação do desumidificador ocorre com ciclos de ar quente pulsátil, por meio de um ventilador.

Alguns modelos, além de retirar a umidade dos aparelhos, apresentam também ação antimicrobiana, com emissão de luz ultravioleta.

Outra funcionalidade de alguns desses equipamentos é a capacidade de recarregar pilhas, atuando ao mesmo tempo como carregadores e desumidificadores.

 

Como escolher o ideal?

Na hora de escolher o seu desumidificador, você precisa considerar alguns aspectos importantes. São eles:

  • tamanho: as dimensões do espaço interno do desumidificador deve ser suficiente para abrigar o seu aparelho auditivo;
  • facilidade: a sílica exige que você preste atenção com a sua coloração e troque-a sempre que necessário, o que não acontece no desumidificador elétrico;
  • custo-benefício: o desumidificador com sílica em gel é um pouco mais barato, no entanto, é preciso repor a sílica, enquanto o desumidificador elétrico é um investimento único e mais vantajoso considerando o uso a longo prazo;
  • necessidade: pessoas que fazem atividades físicas e aquáticas costumam acumular maior umidade no aparelho auditivo, por isso, é preciso investir em um modelo mais potente, que é o elétrico;
  • diferenciais: além de desumidificar, o modelo elétrico também pode fazer a desinfecção do seu aparelho.

Além disso, fique de olho nas recomendações na internet. A garantia do produto e o preço também devem ser considerados. Assim você tem a certeza de que está fazendo a escolha certa.

Quer mais uma dica? Na loja online da Audium você encontra desumidificador elétrico, com sílica em gel e muito outros produtos com os melhores preços do mercado! Então fique de olho para não perder nenhuma promoção.

E aí, gostou deste post? Deixe seu comentário com a sua opinião. Até a próxima!