No mercado, existem muitas opções diferentes, como baterias recarregáveis ou descartáveis, com diversos tamanhos e durabilidades, que devem ser escolhidas de acordo com o tipo de aparelho, além das marcas, o que pode dificultar esse processo.

Tem muitas dúvidas sobre como optar pelo melhor tipo de pilha? No post de hoje, separamos as principais informações sobre o assunto para ajudar você nessa tarefa. Vamos conferir?

Pilha recarregável ou não: qual escolher?

As pilhas para aparelho auditivo podem ser de dois tipos diferentes: recarregáveis ou descartáveis. A seguir, entenda como funcionam.

Aparelho auditivo com bateria recarregável

Alguns aparelhos auditivos permitem que baterias recarregáveis sejam utilizadas. Geralmente, essas baterias são recarregadas à noite enquanto os aparelhos auditivos não estão sendo utilizados — mas você pode recarregá-las quando quiser. 

Por serem reutilizáveis, ao optar por um aparelho com bateria recarregável, você está contribuindo para a preservação da natureza, com menor descarte de componentes químicos que prejudicam o meio ambiente. 

Aparelho auditivo com bateria descartável 

O outro tipo de pilha para aparelho auditivo é a descartável, que deve ser substituída toda vez que descarrega, ou seja, precisa ser descartada sempre que acaba. Para diminuir os impactos no meio ambiente, é recomendado que as baterias não sejam jogadas no lixo, uma vez que elas poluem os rios, lençóis freáticos e solos — elas devem ser recicladas. 

No passado, as baterias descartáveis costumavam apresentar pequenas quantidades de mercúrio. Hoje, as pilhas tradicionais são feitas em zinco e não contêm mais esse metal tóxico em sua composição.

Critérios de análise: o que considerar? 

Além de escolher entre pilhas recarregáveis ou descartáveis, existem alguns outros aspectos que também devem ser considerados na hora de optar pela bateria e também pelo aparelho auditivo.

Tamanho e durabilidade

Quanto menor o aparelho utilizado, menores serão as pilhas compatíveis com o dispositivo. E, quanto menor a bateria, menos tempo ela dura. 

Os tamanhos das baterias foram classificados de acordo com um padrão internacional de cor e numeração. Conheça quais são eles e o seu tempo de duração, quando descartáveis: 

  • azul (675): de 15 a 20 dias;
  • laranja (13): de 10 a 15 dias;
  • marrom (312): de 10 a 12 dias;
  • amarelo (10 ou 230): de 5 a 7 dias.

Quanto às pilhas recarregáveis, a duração varia entre 8 e 14 horas, com uma média de 11 horas diárias. Assim, essas baterias precisam ser recarregadas diariamente. 

Marca

Quanto melhor a qualidade da marca escolhida, maior a durabilidade da pilha. Fuja das marcas desconhecidas e mal avaliadas, pois a pilha pode vazar ou estufar, o que danifica o seu aparelho. 

Além disso, algo que está cada vez mais presente no mercado são as pilhas falsificadas. Por isso, compre-as sempre em um local confiável, como lojas especializadas na venda de aparelhos auditivos.

Custo-benefício

Se você optar pelas pilhas recarregáveis, vai precisar adquirir um carregador, que apresenta um preço mais elevado. Caso escolha pelas descartáveis, cada bateria custa em média R$ 3. Assim, é preciso pesar os gastos que você vai ter em longo prazo. 

Além disso, é muito importante verificar o tamanho e a durabilidade da pilha antes de comprar o aparelho auditivo, visto que esses são fatores diretamente relacionados com o tipo do dispositivo — se ele é analógico ou digital, a potência e os recursos adicionais. 

Seguindo essas dicas de como escolher as pilhas para aparelho auditivo, as chances de acertar na escolha e não ter problemas com o assunto no futuro são muito maiores. 

Precisa adquirir as suas agora mesmo? Conheça os produtos disponíveis na loja virtual da Audium — especialista em aparelhos auditivos e acessórios. Estamos esperando por você!