Como você pode estimar a durabilidade das marcas comuns de aparelho auditivo? Geralmente, os aparelhos auditivos mais modernos de alta qualidade duram cerca de três a sete anos. Contudo, diversos fatores também afetam o tempo que se espera que os dispositivos funcionem. Vamos dar uma olhada nos fatores mais importantes que impactam a duração dos aparelhos auditivos. 

Fatores que afetam a vida útil de seus aparelhos auditivos

Modelo do aparelho auditivo
Historicamente, tem sido amplamente aceito que os aparelhos auditivos de estilo retroauricular (BTE) possuem uma vida útil maior do que os intra-auriculares (ITE) ou que os modelos completamente no canal (CIC) Os profissionais de saúde auditiva suspeitam que os dispositivos BTE têm uma maior longevidade devido aos componentes dos dispositivos ITE serem dentro do canal auditivo. Obviamente, o canal auditivo é um ambiente molhado e úmido, o que não é o ideal. No entanto, graças aos avanços tecnológicos, diversos dispositivos mais recentes usam nano coating nos componentes externos e internos, tornando essa indiferença irrelevante.
Materiais usados
Os fabricantes de aparelhos auditivos entendem a importância da durabilidade. Ainda assim, as marcas de aparelhos auditivos usam vários materiais para fabricar seus produtos. Os materiais normalmente mais utilizados incluem metal, plástico, silicone, polímeros etc. A possibilidade de haver uma degradação estrutural de certo nível dependendo dos materiais não é algo surpreendente. Como já referido, os dispositivos feitos com protetores de nano coating são resistentes à água e à umidade, o que é definitivamente uma vantagem.
Frequência da limpeza
A exposição a umidade, poeira, cera de ouvido, suor e temperaturas extremas pode prejudicar seus dispositivos auditivos. Infelizmente, apesar de a maioria dos usuários de aparelhos auditivos saberem disso, ainda não limpam seus aparelhos auditivos o suficiente para mantê-los higienizados. Algumas pessoas fazem a limpeza profissional de seus dispositivos apenas algumas vezes por ano. A limpeza inadequada pode reduzir drasticamente a longevidade dos dispositivos. O melhor é que você limpe seus aparelhos auditivos diariamente e que seu profissional de saúde auditiva faça uma limpeza profissional deles a cada três ou quatro meses. 
Frequência da manutenção
Para garantir uma longa vida útil do seu dispositivo auditivo, é crucial ter a manutenção em dia. Algumas peças são facilmente substituíveis assim que se desgastam (como protetor de cera, pontas de oliva na vedação de silicone etc). Seu audiologista terá o prazer em substituí-las durante a sua visita de manutenção de rotina. 

Se outras peças forem danificadas ou pararem de funcionar, poderão ser consertadas ou substituídas. Alguns exemplos de tais componentes são gavetas da bateria, protetores do microfone, moldes ou alto-falantes externos. 

Certifique-se de que esteja seguindo um calendário de manutenção regular recomendado pelo fabricante do seu dispositivo para que seus dispositivos durem o máximo de tempo possível. 
Avanços tecnológicos
Um dos fatores principais que você deve levar em consideração ao escolher um aparelho auditivo é a sua tecnologia. Embora possa ser mais barato comprar um aparelho auditivo desenvolvido com uma tecnologia mais antiga, essa pode não ser a melhor opção a longo prazo. Às vezes, os fabricantes suspendem os aparelhos auditivos antigos e a substituição da peça se torna um problema ou, até mesmo, impossível. Além disso, o software usado para programar os aparelhos auditivos também pode ficar ultrapassado – o mesmo acontece com as características e o desempenho. 
A forma como eles são armazenados
A forma que você armazena seus aparelhos auditivos também afeta sua vida útil. Por exemplo, é melhor manter os aparelhos auditivos que possuem baterias não recarregáveis ou descartáveis com a gaveta da bateria aberta quando não estiverem em uso. Um estojo com desumidificador ou com uma unidade desumidificadora também pode aumentar sua durabilidade. 

Os aparelhos auditivos recarregáveis são outra história. Geralmente, eles possuem baterias de lítio que duram cerca de cinco anos. 
Sua necessidade de mudança
Independente da duração dos seus aparelhos auditivos, quando eles já não atenderem às suas necessidades, será o momento de comprar novos. Por exemplo, se você sofre de perda auditiva relacionada à idade e seus aparelhos auditivos atuais parecem não estar funcionando bem, talvez seja melhor consultar seu profissional de saúde auditiva e fazer um novo exame auditivo. Depois, com base nos resultados dos exames, seu profissional de saúde auditiva pode ajudá-lo a decidir se um aparelho auditivo mais potente o ajudaria. 

Dependendo do seu estilo de vida atual, você pode sentir que certas características poderiam melhorar a sua qualidade de vida. 

Qual é a conclusão?

Diversos fatores afetam a duração dos seus aparelhos auditivos. Muitos desses fatores estão sob sua responsabilidade. Mantenha seus aparelhos auditivos limpos, faça a manutenção regularmente e deixe-os afastados de temperaturas extremas e umidade. Se tiver mais dúvidas, fale agora com nossos profissionais de saúde auditiva especializados e obtenha a ajuda necessária para tomar a melhor decisão de acordo com suas necessidades. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.