Funcionamento dos aparelhos auditivos

Se você ou alguém da sua família precisa fazer uso de aparelho auditivo, é interessante saber como o dispositivo funciona em um primeiro momento. Devido aos avanços tecnológicos, são feitos ajustes personalizados nos aparelhos, de acordo com a perda auditiva e a necessidade de cada indivíduo. Afinal, a percepção do quadro é pessoal.

Além disso, os aparelhos contam com programas automáticos e funções que melhoram a fala, amenizam ruídos desconfortáveis e suprimem ruídos de fundo. Os aparelhos auditivos modernos normalmente são formados por microfone, processador e alto-falante.

O microfone recebe os ruídos de fundo (sinais acústicos) e envia ao processador, que os amplifica e transforma em sinais elétricos, ao passo que o alto-falante direciona esses sinais para o ouvido. A partir do momento em que alcança o ouvido, o som é compreendido pela pessoa.

Principais cuidados com a bateria para aparelho auditivo

A vida útil da bateria para aparelho auditivo varia em função de seu tamanho, do desempenho e também de fatores mais pessoais, como tempo e lugares de uso. Contudo, alguns cuidados são necessários independentemente dos elementos citados acima.

Ao retirar o selo de uma bateria nova para substituição da que terminou o usuário ou cuidador deve aguardar cerca de 2 minutos para que o oxigênio ative a pilha sem que o orifício de entrada desse ar seja tampado com o dedo, pois a bateria é de zinco-ar e quando esse tempo não é respeitado por ser que tenha sua duração reduzida.

Temperatura

A bateria para aparelho auditivo deve ser armazenada em uma temperatura que vai de 10° C a 25° C, pois o calor pode reduzir a vida útil do dispositivo. Ambientes úmidos não são adequados e o contato com objetos de metal faz com que haja um curto-circuito. Assim, não guarde o item na geladeira e evite levar baterias individuais em bolsas ou carteiras, por exemplo.

Higiene

O aparelho precisa ser limpo diariamente e é essencial seguir todas as recomendações descritas no guia do usuário. Água, álcool e detergente não devem ser utilizados, pois a parte eletrônica pode ser danificada. Além disso, alguns modelos de aparelho acabam estragando quando entram em contato com a umidade.

Manutenção

Caso algum problema no funcionamento seja identificado, a manutenção do aparelho deve ser feita por profissionais. Nunca tente abrir o dispositivo, principalmente com objetos pontiagudos. A manutenção preventiva também é muito importante para garantir o bom desempenho do produto — por isso, mesmo que nenhum defeito seja identificado, são recomendadas revisões periódicas.

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados necessários à bateria para aparelho auditivo, lembre-se de que é fundamental procurar por fornecedores oficiais e assistência técnica de confiança para realizar a manutenção do item. Dessa forma, é possível garantir um melhor funcionamento.

A Audium é reconhecida por seu profissionalismo nos processos de atendimento e acompanhamento em soluções audiológicas. Entre em contato conosco, pois podemos ajudar você!