Com base na tecnologia usada para fabricar os
aparelhos auditivos, os três tipos principais de dispositivos são: produtos de amplificação sonora pessoal (PSAPs), aparelhos auditivos analógicos e digitais. Embora os PSAPs sejam os mais baratos, infelizmente não são projetados para pessoas com perda auditiva.
Os
PSAPs muitas vezes vêm com menos recursos e benefícios e podem não amplificar em nada a audição. Além disso, os PSAPs não compensam a deficiência auditiva e, portanto, é improvável que atendam às necessidades de pessoas com uma grande perda auditiva.
Os
aparelhos auditivos analógicos têm um preço um pouco maior, mas a sua qualidade sonora é significativamente melhor do que a dos PSAPs.
Os
aparelhos auditivos digitais são mais caros do que os analógicos, mas você pode esperar uma qualidade sonora e experiência do usuário ainda melhor, pois eles oferecem a capacidade de modificar as ondas sonoras.
Segundo outra categorização, os aparelhos auditivos podem ser retroauriculares (BTE), com receptor intra-auricular (RITE) e intra-auriculares (ITE).
Dependendo das necessidades do seu estilo de vida e do tipo específico de perda auditiva, seu profissional de saúde auditiva ou audiologista provavelmente recomendará o tipo de dispositivo e a marca mais adequados às suas necessidades.
O que torna os
aparelhos auditivos retroauriculares (BTE) únicos é o posicionamento do compartimento de bateria, dos controles e do microfone. Todos os três componentes ficam atrás da orelha com um tubo transparente que se conecta ao molde. Os aparelhos auditivos BTE são apropriados para pessoas com perda auditiva leve a severa.
Os
aparelhos auditivos com receptor intracanal (RIC) são bastante parecidos com os BTEs, mas ainda mais discretos. O RIC está equipado com um tubo quase invisível que conecta o revestimento a um receptor. Ambos os componentes ficam dentro do canal auditivo. Os aparelhos auditivos RIC vêm em várias cores e também são adequados para perda auditiva leve a severa.
Os
aparelhos auditivos intracanal (ITC) ficam dentro do canal auditivo em uma caixa de plástico e são feitos sob medida para adaptação ao seu canal auditivo. Outra variação desse tipo de dispositivo é o estilo
microcanal (CIC), que é ainda menor e menos visível. Os aparelhos ITC são melhores para perda auditiva moderada a severa, ao passo que os aparelhos CIC são projetados para perda auditiva leve a moderada.