Neste artigo

O que acontece se esse zumbido nos ouvidos ocorrer de forma intermitente ou nunca parar? 

Para algumas pessoas, esse sussurro surge e desaparece aleatoriamente. Para outras, é desencadeado por certos sons ou estímulos. No entanto, ainda há outras pessoas que sofrem com o zunido nos ouvidos de forma constante e interminável. Pode ser enlouquecedor.

O que está causando o tinido?

O tinido nos ouvidos, ou "zumbido", pode ser causado por uma variedade de coisas e, se não for tratado, o som constante pode levar à depressão e ansiedade situacionais. 

Essas podem ser algumas das coisas que provocam o zumbido nos ouvidos:
  • Perda auditiva relacionada à idade – às vezes é apenas parte do processo de envelhecimento
  • Acúmulo de cera no ouvido
  • Lesão ou traumatismo na cabeça
  • Danos na orelha interna causados por ruídos altos e contínuos
  • Infecção no ouvido
  • ATM, comprovada como algo que contribui diretamente para o zumbido
  • Doença de Ménière, que também pode causar vertigem ou tonturas e levar à perda auditiva permanente
  • Uso de aparelhos auditivos

Causas comuns de zumbido intermitente nos ouvidos

Se você tem ruídos constantes, normalmente há algo que o desencadeia. Se pode identificar os "gatilhos", uma solução é evitar a situação ao máximo.

Os gatilhos são diferentes para todos, mas podem incluir:
  • Exposição a ruídos fortes, como aviões ou construções
  • Alguns medicamentos com ou sem prescrição, como aspirina (embora a aspirina moderada possa funcionar como um anti-inflamatório)
  • Escolhas de estilo de vida, tais como:
    • fumar
    • beber álcool
    • más escolhas alimentares
Às vezes, os gatilhos não podem ser evitados ou você pode estar sofrendo de zunido agudo ou sons e sibilos altos sem estar ao redor de gatilhos. Nesses casos, conheça alguns remédios caseiros que pode experimentar antes de consultar um profissional de saúde auditiva.

Soluções naturais para o zumbido nos ouvidos

1- Limpeza das orelhas
O acúmulo de cera no ouvido pode causar fortes dores de ouvido e provocar uma infecção se não for removido de forma adequada. Ele também pode causar perda auditiva temporária e zumbido.

Sua mãe já deve ter lhe falado algo parecido com "Não se coloca algo menor que o cotovelo dentro do ouvido." Embora isso pareça bobo, é uma observação importante. Nunca coloque seu dedo ou um cotonete (ou qualquer objeto pontiagudo) em seu canal auditivo ou poderá correr o risco de sofrer uma grave lesão no tímpano.

Em vez disso, experimente algumas gotas de óleo aquecido todos os dias. Isso fará com que a cera amoleça e seja expelida do canal auditivo. Às vezes, isso pode solucionar o zumbido e a perda auditiva leve.

Poderá ser necessário consultar um audiologista ou profissional de saúde auditiva se este método não funcionar.
2- Terapia do som
Mude o foco! Ouvir o som constante parece cada vez mais alto porque você está se concentrando nele. Se você criar sons prazerosos ao seu redor, o ruído em sua mente se tornará menos perceptível.

Experimente estas várias soluções até encontrar uma que seja adequada para você:
  • Reproduzir música: qualquer gênero irá funcionar e depende do que estiver fazendo. Se estiver estudando ou tentando dormir, experimente músicas calmas ou de piano acústico. Se estiver dirigindo ou limpando a casa, toque algo mais "jazzístico" com os últimos sucessos.
  • Ouvir televisão ou podcasts: talvez algo mais educativo?
  • Som ambiente: você pode abrir a janela 
Ruído branco: experimente um aplicativo de telefone ou outro dispositivo para reproduzir ruído branco – um som grave de chiado como aspirador de pó.
3- Relaxar
Parece que um dos maiores gatilhos para o zumbido nos ouvidos é o estresse – o que é irônico, pois o ruído constante agrava o aumento do estresse.

Experimente uma destas ideias para relaxar (e qualquer uma pode ser combinada com uma forma de terapia do som):
  • Meditação: não só deixa você relaxado, como também diminui a sua pressão e alivia a tensão muscular.
  • Exercícios de respiração: a respiração relaxada desacelera tudo e promove a calma.
  • Banho de imersão: banheira ou jacuzzi – qualquer uma. Acenda uma vela e deite-se.
  • Exercícios: dar uma corrida ou caminhar, ou ir à academia local. Use o movimento como um regulador de estresse.
  • Diário: escreva, escreva, escreva.
  • Passar tempo com seus entes queridos.
  • Rir.
4- Terapia cognitivo-comportamental (TCC)
Embora isso não afete diretamente o zumbido, muitas pessoas acreditam que ajuda a reduzir o estresse e encoraja a relaxar. Parte do processo da terapia comportamental envolve trabalhar com um terapeuta especializado em TCC. Essa pessoa orienta você a observar comportamentos, úteis e destrutivos, a fim de traçar um novo caminho e escolhas mais saudáveis. 
5- Parar de fumar
Se você fuma, pare! Fumar prejudica a sua saúde de diversas formas. Em termos de zumbido na orelha e perda auditiva, o fumo restringe significativamente o fluxo sanguíneo para os nervos da orelha interna e pode agravar o zumbido.

Não se esqueça também que o fumo é um estimulante. Em teoria, fumar torna o ruído mais alto e muito mais irritante. Deixar de fumar imediatamente só irá ajudar. 
6- Combater a fadiga – descansar o suficiente
Esta é uma boa ideia, por vários motivos, assim como descansar bem também é uma forma de reduzir a fadiga. Sabemos que a fadiga contribui fortemente para agravar o zumbido e ter um bom descanso irá permitir que você reduza os efeitos do ruído constante.
7- Alimentos que reduzem a inflamação
Experimente acrescentar alimentos que reduzem a inflamação em sua dieta para ajudar com o zumbido, que pode ser causado por uma orelha interna cronicamente inflamada. Alimentos como tomates, verduras, castanhas e manteigas de frutos secos, azeite e peixes oleosos, como salmão, sardinha e cavala, são alimentos que reduzem a inflamação e podem diminuir os sintomas de zumbido.

Por outro lado, alimentos com açúcar refinado e gorduras saturadas tendem a aumentar a inflamação. Eliminar fast food, alimentos fritos, carnes processadas e alimentos com carboidratos refinados ajuda, de diversas formas, sua saúde e suas orelhas.

Conclusão

Para pessoas que sofrem de zumbido ou com perda auditiva induzida por ruído, o zumbido constante nos ouvidos pode se tornar insustentável. Experimente esses remédios caseiros para talvez encontrar a solução perfeita ou a combinação de respostas para suas orelhas. Se os seus sintomas piorarem, procure consultar-se com um audiologista ou outro profissional de saúde. 

Entre em contato conosco para saber mais sobre perda auditiva e opções relacionadas à audição ou visite-nos na Audium.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.