O que é zumbido?

De acordo com a Associação Nacional de Doenças Raras, o zumbido afeta aproximadamente 10% da população geral, o que significa que pessoas de todas as idades podem ser afetadas por essa condição. Embora o zumbido seja frequentemente referido como "tinido nos ouvidos", os sons associados também podem ser sibilos, pios, grilos, silvos ou sons de estrondos. O zumbido pode afetar tanto os homens quanto as mulheres e pode estar presente em uma ou nas duas orelhas. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o zumbido geralmente resulta da exposição aguda ou crônica ao ruído, ou resultar de outras patologias subjacentes e de diversas doenças.  

O zumbido é um incômodo grave que pode afetar negativamente o seu bem-estar e a sua tranquilidade. Mas existe um lado oculto do zumbido: pode ser influenciado pelo clima e por outras condições atmosféricas.

Como o clima influencia o zumbido?

Segundo o HealthLinkBC, rápidas mudanças na pressão ambiental podem contribuir para o zumbido. Ele pode piorar com a chuva, por exemplo. Os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) – parte do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA – são os centros nacionais de pesquisa médica que produziram pesquisas interessantes na área da perda auditiva e do zumbido. Por exemplo, um estudo do NIH publicou em 2017 relatos de que a pressão mais baixa do nível do mar está associada ao zumbido. As mudanças na pressão atmosférica muitas vezes acontecem quando viaja-se de avião ou chega a primavera.
O mesmo estudo também aponta uma associação entre o zumbido e a síndrome de Ménière. A síndrome de Ménière, um distúrbio na orelha interna, pode causar perda auditiva, tontura ou vertigem e bloqueio auditivo (pressão). Uma pressão atmosférica abaixo de 1013,25 milibares causa um pico de 23% de probabilidade de zumbido devido à síndrome de Ménière.

A correlação entre o zumbido e a pressão atmosférica

Um sistema vestibular comprometido, parte da sua orelha interna que controla o equilíbrio, pode explicar a correlação entre a pressão atmosférica e o zumbido. O fluído na sua orelha interna deixa você mais suscetível a mudanças na pressão do ar. Quando ela cai subitamente, uma reação em sua orelha pode provocar o zumbido.

No estudo do NIH de 2017, as temperaturas mais quentes foram relacionadas com níveis mais baixos de zumbido e curiosamente também com a melhoria da audição. No entanto, o aumento de ventos está associado a casos mais graves de zumbido (se desconsiderar todos os outros fatores climáticos). A umidade também pode estar associada ao zumbido.

Como o clima frio afeta a audição?

Pressão barométrica mais baixa, temperaturas mais quentes, ventos fortes e umidade não são as únicas variantes climáticas relacionadas ao zumbido. 
Segundo o site de recursos educativos HearingAids.com, quando o clima externo está muito frio, você pode desenvolver uma condição chamada exostose ou esporão ósseo. Exostose é a formação de novo material ósseo na superfície de um osso. Ela é frequentemente a causa do zumbido leve, pois os crescimentos dificultam a passagem do som através da orelha. Zumbidos relacionados à exostose também são chamados de "ouvido de surfista" devido ao seu predomínio entre surfistas que passam muito tempo em águas frias.

Se você desenvolver zumbido, existem tratamentos e métodos para resolvê-lo. Na maioria dos casos, o tratamento é a reabilitação auditiva por meio de aparelhos auditivos ou cirurgia. Consulte o seu médico para obter mais informações e lembre-se que, às vezes, a culpa é realmente do clima.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.