Neste artigo

Sinais a procurar em um familiar ou amigo

O zumbido pode ser extremamente frustrante, cansativo e causar ansiedade, e tudo isso pode aumentar o estresse que, por sua vez, piora os sintomas de zumbido. 

Se você tem um amigo ou familiar que aparenta estar irritado ou evitando situações sociais regularmente, isso pode ser devido ao zumbido. O tinido constante no ouvido cria uma situação cada vez mais frustrante para a pessoa que pode ficar irritável ou mal-humorada e, por causa da falta de sono reparador, pode piorar com o passar do tempo.

Nos piores casos, que felizmente são raros, o zumbido é incapacitante, fazendo com que a pessoa se desespere para aliviar o zumbido a qualquer custo. No entanto, na maioria dos casos, as pessoas com zumbido estão lidando com um incômodo persistente que pode ser difícil de descrever e que a maioria de nós não consegue entender completamente.

O que posso fazer para ajudar?

Veja a seguir algumas sugestões práticas para ser útil quando alguém próximo de você estiver sofrendo de zumbido ou buscando aliviar o zumbido:
  • Seja alguém que sabe pelo que a pessoa está passando para oferecer compreensão quando ela se sentir mal por causa do zumbido.
  • Quando forem sair juntos ou organizar uma reunião, pergunte se há algum local de preferência. A pessoa pode preferir um local ou espaço que tenha uma boa qualidade sonora.
  • Se ela começar a mostrar sinais de medo ou ansiedade em relação ao zumbido, seja paciente e escute.
  • Ofereça-se para ajudar a lembrar das situações em que o zumbido piora e ajude a lembrar das situações a serem evitadas.
  • Se a pessoa com zumbido for seu cônjuge ou companheiro, o zumbido pode se tornar um problema em seu relacionamento. Estabeleça uma política de honestidade direta sobre como lidar com a situação e como cada um de vocês está se sentindo com relação a ela.
  • Motive a pessoa a receber uma avaliação profissional de um médico ou especialista em audição certificado sobre seu zumbido. Entender a fonte do zumbido é o primeiro passo para gerenciá-lo eficazmente.
O mais importante é ser otimista. O zumbido pode ser gerenciado de forma muito eficaz. Se você tem um amigo ou familiar que está tendo dificuldades com o zumbido ou se estiver tentando entender e ajudar, encoraje-o a buscar ajuda. 

Mudanças no estilo de vida podem aliviar o zumbido de um familiar?

As mudanças no estilo de vida podem certamente aliviar o zumbido mas, infelizmente, torna-se difícil eliminá-lo completamente. 

O zumbido, na maioria dos casos, é causado por danos no ouvido interno que não podem ser revertidos. O melhor aspecto das mudanças no estilo de vida é que elas podem tirar a atenção do som que seu familiar pensa que está ouvindo e/ou aliviar certos fatores de estresse que tendem a aumentar a intensidade do zumbido.
Comer comidas saudáveis
Não existe uma pesquisa conclusiva que afirme que comidas específicas aliviam o zumbido, mas não há como negar os benefícios gerais de uma dieta saudável. Se o zumbido do seu familiar estiver conectado a uma condição como a hipertensão, uma dieta favorável à pressão arterial pode ajudar a aliviar o zumbido. 

A conexão entre um sistema cardiovascular saudável e uma audição saudável está bem documentada.
Não fumar
A fumaça do cigarro contém uma longa lista de substâncias químicas que muitas pessoas podem nem perceber que estão introduzindo em seus corpos. Dentre tais substâncias, há substâncias químicas que podem afetar negativamente a audição. 

O componente mais conhecido da fumaça do cigarro, a nicotina, foi associada à contração dos vasos sanguíneos no corpo. Isso inclui aqueles que fornecem sangue ao seu ouvido interno. Diminuir o fornecimento de sangue para a parte do ouvido interno que envia impulsos ao cérebro pode causar o zumbido, conforme as células ciliadas geradoras de impulso são danificadas ou morrem.
Reduzir o estresse
Ainda não foi determinado se o estresse é a causa primária do zumbido, no entanto, muitas pessoas relataram um aumento do zumbido quando o estresse está presente. Por exemplo, uma pessoa com perda auditiva e zumbido pode se deparar com um zumbido exacerbado devido ao estresse gerado por causa de sua dificuldade auditiva. 

Da mesma forma, o zumbido causado por uma doença, como a pressão alta, também pode piorar devido ao estresse gerado pelos resultados de suas medições da pressão arterial.  Qualquer coisa que você possa fazer para reduzir o estresse do seu familiar é uma potencial ajuda. 

Seja por meio de exercícios físicos, meditação ou algum hobby relaxante, busque formas de ajudá-lo a tirar esse peso de sua vida.
Ajudar a manter contatos sociais
Outra fonte de estresse que merece ser mencionada individualmente é o isolamento social que pode se desenvolver devido à perda auditiva. A frustração de tentar se comunicar com as pessoas junto dos aspectos emocionais de se afastar delas são dois importantes fatores de estresse. Conseguir que seu familiar esteja entre pessoas e socializando pode ser muito relaxante e, também, criar ambientes ricos em sons que o distraem de seu zumbido.
Atividades recreativas e hobbiesog hobbyer
Dar ao seu familiar a oportunidade de se concentrar em qualquer outra coisa que não seja o zumbido é benéfico. Por exemplo, quando ele está focado em uma tarefa pode muito bem se desligar do zumbido da mesma maneira que alguém tenta ignorar alguém que está chamando a sua atenção. 

Além disso, qualquer coisa que envolva usar a audição ou colocar a pessoa entre distrações, mas não sons excessivamente fortes, pode ser muito útil para desligar suas mentes do zumbido. Preencher o tempo da pessoa com atividades e/ou sons agradáveis pode evitar a sensação irritante sofrida por muitas pessoas com zumbido ao se depararem com o silêncio absoluto. 

Em tais situações, é natural que o corpo foque no ruído indesejado, o que pode levar a mais estresse prejudicial à saúde.
Alguém que você ama tem zumbido? Conte-nos sua experiência na seção de comentários!
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.