Neste artigo

Apesar do termo geral "zumbido no ouvido" dar a impressão de que todos sofrem desta condição da mesma maneira, na realidade, existem vários tipos diferentes de zumbido. Dependendo do tipo, o tratamento poderá ser diferente. 

Para algumas pessoas, o zumbido é quase imperceptível e para outras pode ser quase debilitante. Ainda que os cientistas tenham bastante conhecimento sobre os tipos e as possíveis causas do zumbido, não existe uma cura conhecida.

Antes de entrarmos em detalhes sobre os diversos tipos de zumbido, em primeiro lugar, vamos falar sobre o que causa o zumbido. 

Quais são as causas de zumbido mais comuns?

Os médicos não sabem com certeza o que causa a sensação de zumbido no ouvido. Essa incerteza é o motivo da importância de ter seus ouvidos examinados por um profissional auditivo. Por exemplo, um profissional de saúde auditiva pode determinar se o seu sistema auditivo está prejudicado ou se há outras possíveis causas para os seus problemas de audição. 
Algumas das causas mais comuns são: 
  • Acúmulo de cera no ouvido
  • Certos medicamentos prescritos
  • Exposição ao ruído excessivamente forte
  • Disfunção da articulação temporomandibular (ATM)
  • Tensão crônica muscular no pescoço
  • Doenças cardiovasculares
  • Tumor que cria pressão nas artérias do pescoço e da cabeça
Os tipos principais tipos de zumbido incluem zumbido subjetivo, objetivo, somático, sensorial e neurológico. 
Zumbido subjetivo
De todos os diferentes tipos, este é o mais comum. Geralmente, é uma consequência da exposição ao ruído forte. Se sofrer de zumbido subjetivo, você será a única pessoa que pode ouvir os sons. 

Em casos leves, o zumbido subjetivo desaparece rapidamente. Para algumas pessoas, ele surge e desaparece em diversas durações e intensidades. Os casos graves podem durar de três meses a um ano, às vezes até mais. Quando os ruídos internos se sobressaem aos ruídos externos, sua capacidade de concentração pode ser afetada.  

Os profissional de saúde auditiva muitas vezes recomendam os aparelhos auditivos como uma forma de tocar ruídos calmos. Isto auxilia na distração de sons sibilantes, zunidos e tinidos. 
Zumbido objetivo
O zumbido objetivo afeta muito menos pessoas. É uma forma rara causada por deformações vasculares ou contrações involuntárias dos músculos. A boa notícia é que quando os médicos conseguem tratar a causa subjacente, os ruídos na orelha desaparecem. 

A grande diferença entre o zumbido subjetivo e objetivo é que a forma objetiva pode ser ouvida por pessoas além da que é afetada. Além disso, este é o único tipo que tem a possibilidade de ser completamente tratado. 
Zumbido somático
O zumbido somático está conectado ao sistema sensorial. Cientistas acreditam que este tipo é causado ou agravado por problemas do sistema sensorial. 
Zumbido neurológico
A síndrome de Ménière ou condições similares que afetam as funções auditivas do cérebro são normalmente responsáveis pelo zumbido neurológico.
Zumbido sensorial
O zumbido sensorial faz parte de uma subcategoria do zumbido subjetivo. Se você tiver um sistema auditivo comprometido, é possível que o zumbido sensorial se desenvolva. Apesar de os médicos não saberem o que prejudica o sistema auditivo, é possível diminuir seus efeitos adversos à qualidade de vida com as estratégias certas.

Outros tipos de zumbido

Zumbido pulsátil
Este tipo de zumbido no ouvido é único porque se alinha ao batimento cardíaco. Uma das razões mais comuns para o seu desenvolvimento é a mudança no fluxo sanguíneo dos vasos que estão perto das orelhas. Outra possível causa é o maior conhecimento sobre o fluxo sanguíneo da orelha.
Zumbido de baixa frequência
O aspecto mais frustrante deste tipo é que as pessoas que sofrem dele não conseguem dizer se o som que ouvem é de origem interna ou externa. Os sons que as pessoas escutam se assemelham a um ruído, sussurro, murmúrio e zunido grave constante. Viver com esse tipo de zumbido é bastante desafiador e pode prejudicar a qualidade de vida daqueles que sofrem da condição. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.