Como reconhecer os primeiros sinais de zumbido

Se estiver vivenciando perda auditiva ou tinido nos ouvidos, você pode estar sofrendo de zumbido. Isso é comum em pessoas que passam sua carreira profissional ao redor de ruídos fortes, como bombeiros, astros do rock e aqueles que passam tempo em motores a jato. 

O zumbido pode surgir repentinamente ou lentamente e há alguns tipos diferentes de zumbido. Ele é mais comum em adultos mais velhos, embora possa se desenvolver em qualquer idade. A idade mais comum para o surgimento do zumbido é 60 a 69 anos e ele afeta aproximadamente 15% das pessoas1.

Há dois tipos principais de zumbido:

Zumbido subjetivo

Este é o mais comum e é causado pelo dano no seu ouvido externo, médio ou interno. Normalmente, o zumbido subjetivo é causado pela exposição a ruídos fortes durante um período de tempo.



Zumbido objetivo

Este tipo de zumbido pode, na verdade, ser ouvido por um médico. Ele é menos comum do que o zumbido subjetivo e pode ser causado por danos no osso do ouvido médio, problemas no vaso sanguíneo ou contrações musculares.

O zumbido é comum, mas é importante reconhecer os sinais precoces para que não se torne mais grave ou permanente. Um audiologista, por exemplo, pode avaliar o tipo de zumbido que você pode ter e lhe informar se é permanente ou se há medidas que pode tomar para garantir que não se torne permanente.
Veja o que deve ser procurado (e ouvido) para saber se sofre ou não de zumbido.
  1. Um tinido constante nas duas orelhas
    Você ouvirá isso em momentos de silêncio. O zunido ou tinido nos ouvidos é mais acentuado quando não há competição de ruído. Em vez disso, o som persiste dentro da cabeça e você é a única pessoa que consegue ouvi-lo. O tinido agudo é visto habitualmente em pacientes com doença de Ménière e frequentemente ocorre antes de um ataque de vertigem. O tinido agudo normalmente é causado por causa da exposição prolongada ao ruído, da idade ou até mesmo de certos medicamentos. Pode desaparecer depois de algumas horas ou tornar-se permanente.

  2. Ouve-se um som alto de batimento nas duas orelhas ou um tinido em um ouvido
    Assim como o tinido constante, os batimentos altos dentro da cabeça são outro ruído fantasma persistente. Ele soará como uma enorme bateria ou um baixo que se repete como um batimento cardíaco. Isso pode ser um sinal de que você sofre de zumbido pulsátil.

  3. Ouve-se música
    Há um tipo de zumbido que se expressa como "alucinações musicais". Ele pode surgir de maneira a soar como uma música de fundo. Talvez você tenha ouvido uma música anteriormente e esteja convencido de que está ouvindo parte dela novamente na realidade. Se isso persistir, você pode sofrer de zumbido.

  4. Há uma clara perda auditiva
    Se está constantemente pedindo para as pessoas falarem alto ou aumentar a TV, você talvez sofra de zumbido. Esse não é o único tipo de perda auditiva, embora certamente é o mais comum. Se houver uma alteração considerável na forma como está ouvindo e durar pelo menos duas semanas, faça um exame nos ouvidos para ver se a perda é temporária ou se veio para ficar.

Se estiver vivenciando qualquer um dos sintomas acima, é hora de marcar uma consulta com um especialista. Você não só obterá mais informações sobre a razão de estar passando por essa experiência, como também terá a oportunidade de diminuir os possíveis danos a longo prazo na sua audição.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.

Referências

  1. Jamil Al-Swiahb, Shi Nae Park Characterization of tinnitus in different age groups: A retrospective review. Noise Health. 2016 Jul-Aug; 18(83): 214–219.