Neste artigo

Sintomas do zumbido pulsátil

Embora os sons associados às formas de zumbido possam variar de pessoa para pessoa, o principal sintoma da forma pulsátil desta condição é o zumbido em um ou nos dois ouvidos. Também é possível ouvir ruídos que podem ser descritos como:
  • Estridor
  • Rangido
  • Sibilo
  • Assobio
Mas não são os únicos sons que você pode ouvir devido ao zumbido pulsátil. Você também pode ouvir um som de batimento ou pulsação que segue o mesmo ritmo de seus batimentos cardíacos (um efeito do sangue que circula pelo corpo).

Causas do zumbido pulsátil

Embora o zumbido padrão geralmente não tenha uma causa identificável, é mais provável que haja um fator subjacente por trás do zumbido pulsátil (ainda que possa ser difícil de identificar).
Muitos casos são causados por uma mudança no fluxo de sangue através dos vasos dentro e próximo ao ouvido (ao redor da cabeça ou pescoço) ou uma mudança na sua consciência disso.
Essa mudança pode ocorrer por diversos motivos, incluindo:

  • Um aumento no fluxo sanguíneo do corpo
    Isso pode ser causado por uma gravidez, exercícios, alguns medicamentos ou uma anemia (deficiência de ferro grave).
  • Vasos sanguíneos de formato irregular
    Os vasos sanguíneos irregulares podem fazer com que o seu sangue flua mais rápido, o que faz mais ruído do que o fluxo lento.
  • Obstrução de artérias
    A aterosclerose é uma doença que faz com que os depósitos de lipídios obstruam as artérias, dificultando o fluxo de sangue através delas.

A consciência do sangue que flui dentro e ao redor dos ouvidos pode ser causada por condições que bloqueiam os seus ouvidos, tornando os sons internos amplificados. Essas condições incluem tímpano perfurado e cerume impactado.
Outras causas comuns de zumbido pulsátil incluem:

  • Pressão alta
  • Hipertireoidismo: quando a glândula tireoide está hiperativa
  • Obstrução das artérias
  • Consciência alterada: causada por fatores como perda auditiva condutiva
  • Tumores na cabeça ou pescoço

 
Você também pode ter sintomas de zumbido pulsátil se sofrer de uma doença que cause um aumento da pressão na cabeça (caracterizada por dores de cabeça e problemas de visão, bem como zumbido pulsátil).
Se notar qualquer sinal que possa indicar um zumbido pulsátil, fale com seu médico o mais rápido possível para fazer exames e confirmar o diagnóstico.

Diagnóstico do zumbido pulsátil

É importante que qualquer sintoma seja avaliado pelo seu médico.
Ele fará uma avaliação inicial dos seus sintomas e histórico médico, incluindo a averiguação de outros sintomas que você possa ter e o exame de seus ouvidos e pescoço para verificar se o sangue circula bem.
Também pode solicitar outros exames para determinar a natureza exata de sua condição. Estes podem incluir:

  • Exame de ouvido
  • Exame de sangue
  • Ressonância magnética
  • Tomografia computadorizada
  • Angiografia (para analisar se seus vasos sanguíneos estão funcionando bem)
  • Ultrassonografia
Se o médico conseguir detectar o zumbido pulsátil apenas com um estetoscópio em seu pescoço ou crânio, será diagnosticado que você tem zumbido pulsátil objetivo. Caso contrário, será classificado como zumbido pulsátil subjetivo.
O médico ou profissional de saúde auditiva pode encaminhá-lo para um otorrinolaringologista (ONG) para investigar as possíveis causas.
 

Tratamento do zumbido pulsátil

Para a maioria dos casos de zumbido pulsátil, o tratamento consiste em tratar a causa subjacente.
Por exemplo, se for causado por pressão alta ou uma condição que afete uma veia ou artéria, o zumbido pulsátil poderá ser tratado com uma combinação de medicamentos e mudanças no estilo de vida. Estas podem incluir:

  • Fazer exercícios regularmente
  • Parar de fumar
  • Reduzir o estresse
  • Fazer uma dieta com baixo teor de sódio

Algumas causas subjacentes podem exigir medicação ou cirurgia para serem solucionadas, mas o médico e otorrinolaringologista poderão aconselhá-lo sobre o caminho a seguir mais adequado.
Se não houver uma causa subjacente (ou uma que possa ser identificada), o tratamento do zumbido pulsátil consistirá em controlar a condição, o que significa treinar o cérebro para ignorar os sons do zumbido. Dessa forma, é possível limitar o seu impacto na sua vida cotidiana. As opções incluem:

  • Terapia do som
  • Terapia cognitivo-comportamental (TCC)
  • Terapia de habituação do zumbido (TRT)
  • Exercícios de relaxamento
  • Técnicas de atenção plena
  • Aconselhamento

Perguntas frequentes

O zumbido pulsátil pode ser perigoso?

O zumbido pulsátil em si geralmente não é perigoso, embora os sintomas possam ser incômodos para algumas pessoas. Um médico ou profissional de saúde auditiva recomendará tratamentos eficazes para mantê-los afastados.
Pode ser que o zumbido pulsátil seja causado por uma condição subjacente. Por isso, fale com seu médico ou um otorrinolaringologista assim que notar os sintomas para que ele possa realizar exames e fazer recomendações.

O zumbido pulsátil desaparece sozinho?

O zumbido pulsátil pode desaparecer, mas isso varia de caso a caso e depende inteiramente da causa subjacente.

O zumbido pulsátil comum, como o que é produzido durante os exercícios que aumentam a pressão arterial, tende a diminuir com a autorregulação corporal.

Como posso acabar com o zumbido pulsátil?

Às vezes, o zumbido pulsátil pode ser interrompido completamente com o tratamento da causa subjacente. Por exemplo, quem sofre de pressão alta pode achar que uma dieta com baixo teor de sódio e exercícios regulares são benéficos para conter os sintomas.
Mas é sempre importante falar com seu médico para determinar a melhor forma de tratar ou controlar o zumbido pulsátil.

Existe uma ligação entre o zumbido pulsátil e a ansiedade?

Apesar de não haver evidências de que o zumbido seja causado pelo estresse, este pode piorar o zumbido já existente. Uma nova pesquisa sugeriu que existe uma ligação entre a ansiedade e o zumbido pulsátil, especialmente após um período significativo de estresse.
Se esse for o caso, é possível perceber que os sintomas pioram quando você está sob muito estresse. Lembre-se de cuidar bem da sua saúde mental, bem como do seu bem-estar físico; pode ajudar muito a aliviar o impacto do zumbido pulsátil no seu dia a dia.

O zumbido pulsátil é permanente?

A menos que haja uma causa subjacente que possa ser tratada, ou que tenha surgido como resultado de algo como exercícios intensos, o zumbido pulsátil em geral é permanente. Raramente desaparece sozinho, mas isso varia de caso a caso.

Contudo, há muitas formas de controlar a doença. Muitas pessoas notaram que a terapia do som, a terapia de relaxamento ou a Terapia cognitivo-comportamental (TCC) (entre outras) pode ajudar a aliviar os sintomas.

O zumbido pulsátil tem cura?

Desde que haja uma causa subjacente ao seu zumbido pulsátil e o tratamento para essa causa seja eficaz, o zumbido pode ser curado à medida que a causa é curada.

Há casos em que não são encontradas causas, e o tratamento passa a ser o controle da doença, em vez da cura. Há diversas formas de tratamento, inclusive a Terapia de habituação do zumbido (TRT), a atenção plena e a terapia do som.

O zumbido pulsátil é hereditário?

Graças a pesquisas recentes, há evidências que sugerem que algumas formas de zumbido podem ser hereditárias e que você pode ser geneticamente predisposto a desenvolvê-lo. No entanto, ainda há fortes evidências de que os fatores ambientais também desempenham um papel.

O zumbido pulsátil pode ser intermitente?

Sim. Os ruídos associados ao zumbido pulsátil, como pulsação, assobio e zumbido, nem sempre são constantes e podem ir e vir.

Isso acontece sobretudo quando a condição é causada por exercícios, pois os sintomas devem diminuir à medida que sua pressão arterial volta ao normal.

O zumbido pulsátil em geral não é motivo de preocupação. Contudo, alguns casos podem indicar a existência de problemas de saúde potencialmente graves. Portanto, é fundamental que você seja examinado pelo seu médico ou um profissional de saúde auditiva qualificado o mais rápido possível.