Neste artigo

Por exemplo, pesquisas relacionaram o zumbido ao estresse e à ansiedade. Não é apenas o zumbido que pode causar estresse, pois o estresse também pode gerar zumbido. Embora seja fácil entender como o zumbido constante no ouvido pode aumentar o nível de estresse de uma pessoa, o estresse crônico pode muito bem ser a causa principal do desenvolvimento do zumbido. 

O que e quão comum é o zumbido?

Embora seja difícil saber precisamente quantas pessoas são afetas pelo zumbido em todo o mundo, as taxas de incidência geral relatadas por um artigo de revisão foram entre 5,1 e 42,7%. O sintoma característico do zumbido é um tinido no ouvido, mas também pode ser um som de chiado, zunido, clique ou algum outro tom agudo ou grave. A parte mais frustrante da condição é que as outras pessoas não conseguem ouvir os sons que você ouve, causando confusão e, até mesmo, depressão. 

O que a pesquisa afirma sobre o estresse e o zumbido?

Vários estudos revelaram uma correlação direta entre a gravidade do zumbido e a gravidade e duração do estresse. Em termos simples, as pessoas com o estresse mais grave em geral tiveram a forma mais grave de zumbido ou sofreram de zumbido por mais tempo. 

Por outro lado, estudos também revelaram uma relação causal entre o estresse e o desenvolvimento e a evolução do zumbido. Por exemplo, em um estudo de 2015 intitulado Estresse e zumbido, 53,6% dos pacientes com zumbido relataram que seu zumbido surgiu durante um período especialmente estressante. Além disso, 52,8% também relataram a piora de sua condição com o aumento do estresse. 
Abaixo, você encontrará sete formas eficazes de aliviar seu zumbido relacionado ao estresse.
1. Reduzir seu nível de estresse
Esse conselho não é novidade, considerando que estamos falando sobre encontrar formas de alívio para uma condição desencadeada ou agravada pelo estresse. Logicamente, se você se concentrar em encontrar formas de reduzir seu nível de estresse, seu zumbido também deve melhorar. 

Se ainda não tiver experimentado o Programa de redução do estresse baseado em mindfulness (MBSR), é algo que certamente vale a pena explorar. O MBSR – um programa de treinamento de mindfulness de oito semanas criado por Jon Kabat-Zinn em 1979 – foi inicialmente criado para ajudar pacientes com doenças crônicas que não respondiam bem aos tratamentos tradicionais. O programa muitas vezes é usado para a redução geral do estresse e trata de forma eficaz a dor crônica, a ansiedade e a depressão. 

O principal objetivo desse treinamento é ensinar você a cultivar o autoconhecimento. Uma vez que você aprender a incorporar as práticas de mindfulness em sua rotina, isso o ajudará a ser mais consciente sobre o presente e, em último caso, menos estressado e preocupado.
2. Tentar distrair sua atenção
Ter um som de zunido ou apito constante no ouvido pode gerar muitos efeitos negativos. Fazer um esforço consciente para distrair sua atenção do som pode ser extremamente útil para encontrar alívio temporário. Passar mais tempo fazendo atividades que gosta – arte, esportes ou outras atividades recreativas – também pode ajudar muito. Se a sua atenção estiver focada em outras coisas, seus sintomas relacionados ao zumbido devem melhorar. 
3. Usar sons de fundo
Ouvir música ou outros sons, como do rádio ou da TV, pode ser muito útil. Tocar sons externos em um volume baixo pode bloquear quaisquer sons internos que você possa estar ouvindo. O mascaramento sonoro pode disfarçar os sons relacionados ao zumbido, ao passo que terapias mais avançadas podem fornecer um alívio mais intenso.

Terapias do som

A terapia do som usa um ruído externo para mudar a percepção de zumbido de um paciente. Embora as terapias do som não curem a condição, elas podem reduzir a intensidade. Muitos dispositivos fornecem diferentes níveis de terapia do som e ruído de fundo genérico. 

Dispositivos de mascaramento sonoro

Os dispositivos de mascaramento sonoro emitem, por exemplo, um ruído branco, ruído rosa, sons da natureza ou outros sons ambientes. Infelizmente, esses dispositivos normalmente só são eficazes no momento ou imediatamente após o uso e oferecem uma melhoria a longo prazo limitada da percepção do zumbido. 

Aparelhos auditivos

Você pode constatar que adquirir um aparelho auditivo proporciona um alívio ainda maior. Uma vez que os aparelhos auditivos aumentam os sons externos, eles ajudam a desviar sua atenção dos sons internos. 

Dispositivos de música nivelada acusticamente

Ao contrário das máquinas de ruído branco comuns, você somente precisa usar intermitentemente os dispositivos de música nivelada acusticamente, como durante as sessões da terapia, antes de dormir ou logo depois de acordar. A principal vantagem desses dispositivos é que eles fornecem um benefício mais duradouro. 

Dispositivos de combinação

Os aparelhos auditivos equipados com a tecnologia integrada de geração de som são chamados de dispositivos de combinação. Eles produzem um ruído branco contínuo ou outros sons personalizados para pacientes com zumbido. Esses dispositivos são opções excelentes para pessoas que sofrem de zumbido com perda auditiva mensurável. Além disso, como esses aparelhos auditivos especializados são portáteis, fornecem um benefício constante o dia inteiro. 

Aplicativos de sono e som

Os aplicativos de sono são uma forma fácil e barata de obter-se alívio do zumbido. É possível fazer o download de muitos desses aplicativos de graça ou normalmente por uma pequena tarifa. Tente buscar aplicativos aprovados por um profissional de saúde auditiva.
4. Movimento, exercício e esporte
Todos sabemos que o movimento e o exercício são formas excelentes de reduzir o estresse. Assim, naturalmente, tais atividades também são eficazes na diminuição da causa principal do zumbido relacionado ao estresse. Praticamente qualquer forma de exercício pode agir como um aliviador do estresse. O movimento pode aumentar suas endorfinas e distrair você dos fatores de estresse da sua rotina.
5. Práticas de relaxamento e mindfulness
As técnicas de relaxamento são projetadas para tirar você do modo de estresse, desacelerar sua respiração e reduzir sua pressão arterial e frequência cardíaca. Embora muitas pessoas comparem as técnicas de relaxamento com a Terapia cognitivo-comportamental, elas não são a mesma coisa. 

Algumas das técnicas de relaxamento mais comuns são: exercícios de respiração, relaxamento progressivo, visualização, auto-hipnose, treinamento autógeno e relaxamento assistido por biofeedback. 
6. Evitar os causadores de zumbido
Café, nicotina, chocolate, álcool e bebidas adoçadas podem piorar o zumbido. O álcool, em particular, não é uma boa ideia, pois aumenta a pressão arterial e agrava seus sintomas. 

Ruídos fortes, cerúmen, congestão, pressão arterial alta ou baixa, alguns medicamentos, problemas de sono e sal também desencadeiam a condição.
7. Terapia cognitivo-comportamental
A Terapia cognitivo-comportamental (TCC) realizada pelo profissional de saúde auditiva se concentra no controle do desconforto do zumbido. Trata-se de um tipo de terapia que aborda respostas mentais e emocionais ao zumbido. Ela é projetada para ajudá-lo a se sentir capacitado para fazer mudanças positivas em seu pensamento e comportamento. Tal terapia pode ajudar você a lidar e viver com seu distúrbio do zumbido. 

Trabalhar com um terapeuta ajuda a mudar a sua forma de ver o zumbido em sua vida. Então, em vez de focar em todas as coisas que não pode fazer por causa do zumbido, a terapia encoraja você a focar nas decisões que pode tomar para criar um ambiente mais confortável.

Faça um teste de audição grátis da Audium

Se você escutar um zumbido irritante em seu ouvido ou tiver perda auditiva, deverá procurar um profissional de saúde auditiva para examinar os seus ouvidos. 

Marque uma consulta em um dos centros de audição da Audium para fazer um teste auditivo grátis. Você receberá o apoio e a orientação de nossos especialistas em audição, que terão o prazer de selecionar junto com você a solução auditiva mais adequada para as suas necessidades auditivas e o seu estilo de vida.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.