Quão comum é o zumbido?

Quer você esteja passando por algo semelhante no momento ou sofra de zumbido de vez em quando, saiba que não está sozinho. De acordo com a American Academy of Audiology, aproximadamente 30 milhões de americanos sofrem dessa condição. As mais novas estatísticas publicadas pelo Centers for Disease Control (CDC) dos EUA apontam que mais de 50 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de zumbido nos Estados Unidos. Embora, em geral, o zumbido seja mais prevalente entre pessoas com perda auditiva, pelo menos 13 milhões de pessoas relatam ter a condição sem qualquer deficiência auditiva.
Não obstante, a incidência de zumbido é mais elevada em pessoas entre 65 a 84 anos e a taxa de incidência é de cerca de 27%. Não surpreende que pareça haver uma correlação entre o grau de perda auditiva e a prevalência do zumbido. Aproximadamente 25% daqueles que sofrem com zumbido relatam que ele é forte e 20% relatam que é incapacitante. Por mais preocupante que pareça, milhões de americanos sofrem de zumbido crônico. Embora não exista uma solução para o zumbido, dependendo da sua causa, é possível gerenciá-lo de forma bastante eficaz. 

Quando o zumbido desaparece sozinho?

Apesar de o zumbido ocasionalmente perdurar por um longo período, na maioria das vezes ele se resolve sozinho. Na verdade, na grande maioria dos casos, a condição é simplesmente um fenômeno temporário e desaparece sozinha. Um exemplo disso é a perda auditiva induzida por ruído. Digamos que você vá a um show e, depois de sair do local, percebe que seu ouvido está zumbindo. Esse tipo de zumbido no ouvido ocorre devido ao dano temporário causado pelo ruído forte e é provável que diminua em alguns dias. 

No entanto, não pense que expor sua audição a níveis de ruído extremos não trará consequências negativas. Pelo contrário, a perda auditiva induzida por ruído pode tornar-se crônica ao longo do tempo. 

Quando o zumbido perdura?

Pode ser muito preocupante quando o zumbido perdura por semanas e meses consecutivos. Se o seu zumbido durar mais de três meses, o seu médico o classificará como crônico. Embora ter um tinido ou zumbido constante em seus ouvidos seja muito irritante, o ruído geralmente é leve o suficiente e as pessoas conseguem viver com ele. No entanto, em outros casos, o ruído é tão forte que viver com a condição afeta gravemente a qualidade de vida da pessoa. Os sons podem ser tão incapacitantes que aqueles que sofrem da condição vivem sob constante estresse, perdem a habilidade de se concentrar ou até mesmo dormir. Independentemente de há quanto tempo você tem zumbido, nunca espere meses antes de procurar ajuda de um especialista auditivo para solucionar os sons em seus ouvidos. 

O que causa o zumbido?

Exposição ao ruído forte

Uma das causas mais comuns de zumbido é a exposição a alguns sons fortes que danificam as células sensoriais da cóclea no ouvido interno. Uma das formas pelas quais esse dano pode ocorrer é passando uma grande quantidade de tempo em ambientes ruidosos. Imagine ficar sentado perto de um motor de avião ruidoso por várias horas, ou pior ainda, ir para um show de rock e ficar perto do palco ao lado dos alto-falantes. 

O trauma acústico é outra forma de causar danos ao seu ouvido. O trauma acústico é uma lesão ao seu ouvido interno causada por sons com decibéis elevados. Esse dano pode ocorrer após uma breve exposição a um ruído extremamente forte ou devido a uma exposição repetida a ruídos ao longo de um período de tempo maior. Uma explosão é o exemplo perfeito de como uma pessoa pode sofrer um trauma acústico. Considere usar algum tipo de proteção auditiva, como tampões de proteção ou abafadores auditivos, para reduzir o risco de dano ao seu ouvido sempre que achar que estará em um ambiente que possa expô-lo a ruídos ensurdecedores.

Canal (auditivo) do ouvido obstruído devido ao acúmulo de cera de ouvido

Embora os ouvidos normalmente se limpem sozinhos, algumas pessoas produzem cera em excesso, que pode precisar ser removida profissionalmente. Nos casos em que o excesso de cera de ouvido toca no tímpano, isso pode criar uma pressão e alterar a forma como o tímpano vibra, causando assim os sintomas do zumbido.

Infecção crônica do ouvido médio
As infecções do ouvido médio – também conhecidas como otite média – ocorrem quando a tuba auditiva retém patógenos (bactérias e vírus) dentro do canal auditivo. Esse tipo de infecção do ouvido é muito mais comum entre crianças. O zumbido é somente um dos muitos sintomas que você pode apresentar. Outros sintomas incluem febre, dor de ouvido e vertigem. 

Em oposição às infecções do ouvido médio que geralmente desaparecem em duas semanas, as infecções do ouvido interno podem durar muito mais tempo e podem aumentar as chances de zumbido.
Tímpano rompido (perfurado)

Um tímpano rompido (perfuração da membrana timpânica) geralmente é um rasgo no fino tecido que separa o canal auditivo do ouvido médio. As complicações de um tímpano rompido são a deficiência auditiva e um aumento da vulnerabilidade a infecções do ouvido médio. Tanto a infecção quanto a perda auditiva aumentam o risco de desenvolver zumbido. 

Otosclerose

Otosclerose é uma doença óssea no ouvido médio e ouvido interno que geralmente resulta em perda auditiva. Um sintoma da otosclerose é o zumbido. À medida que a doença evolui, ambos os ouvidos podem ser afetados. É importante procurar tratamento para a otosclerose se ouvir sons ou ruídos em seu ouvido. Deixar de tratar a condição pode levar a uma perda auditiva profunda. Um aparelho auditivo pode processar uma surdez leve, mas geralmente é necessária uma cirurgia para recuperar o funcionamento normal da audição.

Doença de Ménière

A doença de Ménière afeta o ouvido interno causando vertigem grave, zumbido, perda auditiva e uma sensação de congestão no ouvido. Essa condição normalmente afeta somente um ouvido.

Zumbido pulsátil

O zumbido pulsátil é único no sentido de que o ruído no ouvido pulsa no ritmo dos seus batimentos cardíacos. Embora existam muitas causas possíveis, o motivo mais comum é a pressão alta.

Efeitos colaterais de medicamentos

Os efeitos colaterais de alguns antibióticos, medicamentos para câncer e antimaláricos incluem o zumbido. Se você estiver usando algum desses tipos de medicamentos, reserve um tempo para revisar a lista de efeitos adversos. Se o zumbido estiver listado e você desejar que ele pare, consulte seu profissional de saúde e considere solicitar outra medicação. 

Nenhuma causa óbvia

Suponhamos que o seu médico não tenha conseguido encontrar a causa dos seus sintomas de zumbido. Nesse caso, ele será denominado zumbido primário ou idiopático. Se você estiver escutando sons e tinido por mais de três meses sem nenhuma causa identificável, é possível que o som não desapareça sozinho. Felizmente, você pode explorar várias opções de tratamento.

Como tratar o zumbido?

Sem saber a causa dos sintomas do seu zumbido, encontrar o tratamento mais apropriado é uma tarefa difícil. Quando você sabe com o que está lidando, aliviar a condição se torna muito mais fácil. Dependendo da causa, você terá diferentes opções de tratamento. Algumas pessoas sentem alívio com a terapia comportamental cognitiva, dispositivos de cancelamento de ruído ou aparelhos auditivos. Essas opções podem ajudar a gerenciar os sintomas e manter sua qualidade de vida.

Se a raiz de seus problemas for a otosclerose, a cirurgia pode ser a melhor opção para voltar a ouvir normalmente. Apesar das altas taxas de sucesso, muitos pacientes decidem não realizar a cirurgia, mas a maioria usará aparelhos auditivos.

Suponhamos que os seus sintomas sejam o resultado de uma infecção do ouvido dolorosa. Nesse caso, o seu médico poderá prescrever um tratamento com um antibiótico para solucionar ambos os problemas. 

Quando o zumbido desaparecerá?

É difícil afirmar quando o zumbido desaparecerá no seu caso específico. Felizmente, na grande maioria dos casos, os sintomas de zumbido desaparecerão sozinhos. Porém, quanto mais tempo o problema perdurar, maior é a probabilidade de que você esteja lidando com um problema crônico. Mesmo nesse cenário, o zumbido poderá desaparecer de repente sem tratamento, embora seja menos provável que aconteça dessa maneira. De todas as formas, o melhor a fazer é examinar os seus ouvidos, principalmente se o som e o ruído se tornarem muito perturbadores. 

As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.