Neste artigo

Então, quando você deve consultar um médico a respeito do zumbido?

Veja abaixo alguns sinais de que você deve conversar imediatamente com um profissional de saúde sobre seus sintomas de zumbido.  

Se sentiu um zumbido nos ouvidos durante mais de uma semana

Se acordou nesta manhã com um leve zumbido no ouvido, pode não ser nada preocupante. Talvez você tenha água no ouvido por causa da festa na piscina da noite passada ou um acúmulo de cera.

Contudo, se você ouviu um som de zumbido, estático ou zunido constante por pelo menos uma semana, entre em contato com um médico para examinar se existe uma condição subjacente. Portanto, mesmo que o seu zumbido seja tolerável, não hesite em consultar um médico se seus sintomas persistirem.

Se estiver com secreção no ouvido

Se estiver com secreção no ouvido e também ouvir um tinido ou zunido constante (zumbido), você pode ter uma infecção no ouvido. 
As infecções de ouvido são especialmente comuns em crianças, sendo que cinco em cada seis crianças apresentam uma infecção de ouvido antes dos três anos de idade1. A infecção de ouvido ocorre quando uma infecção ocupa o espaço cheio de ar no ouvido médio. Normalmente o ouvido fica dolorido ao toque. 

Embora algumas infecções de ouvido desapareçam por si só, você pode entrar em contato com o seu médico para que ele receite um antibiótico a fim de acelerar o processo de recuperação. Se não forem tratadas por um período prolongado, as infecções de ouvido podem causar perda auditiva, mastoidite, perfuração do tímpano e muito mais.

Normalmente, esse tipo de zumbido não é duradouro, mas vale a pena obter a opinião de um médico.

Se sentir tonturas ou náusea

Se os seus sintomas de zumbido vierem acompanhados de tonturas ou náusea, entre em contato com um médico imediatamente. Embora existam múltiplas causas para o zumbido, tonturas e náusea também são sintomas da síndrome de Ménière. Infelizmente, ainda não há cura para a síndrome de Ménière, porém tratá-la rapidamente ajudará a retardar o desenvolvimento da doença. 
Enquanto isso, você deve evitar cafeína, tabaco, alimentos com alto teor de sódio e até mesmo chocolate.
Embora a síndrome de Ménière seja rara e afete somente cerca de 12 em cada 1000 pessoas no mundo, ela deve ser examinada com seriedade2.

Se estiver sentindo os sintomas somente em um ouvido

O zumbido geralmente ocorre bilateralmente (em ambos os ouvidos). Contudo, caso apresente zumbido unilateral (zumbido em um ouvido), você deve conversar com um médico o mais rápido possível. 

O zumbido unilateral geralmente é um sinal da doença de Ménière ou de Perda auditiva neurossensorial repentina idiopática (ISSNHL). A doença de Ménière é bastante grave e, infelizmente, não tem cura. Mesmo assim, quanto mais cedo você procurar tratamento, mais rapidamente o seu médico poderá começar a administrar os seus sintomas. Se o seu médico não puder ajudá-lo, é muito provável que ele o encaminhe para um especialista para uma consulta no mesmo dia, a fim de iniciar o tratamento imediatamente.

Se o sintoma for rítmico com seu pulso (pulsátil)

Os ruídos de zumbido podem ser constantes ou infrequentes, mas se você perceber que são estáveis com o seu pulso, marque logo uma consulta com um médico. 

O zumbido pulsátil pode ser um indicador de várias doenças, desde pressão alta e malformações vasculares até tumores na cabeça e pescoço ou aneurismas.
Contudo, a maioria das condições subjacentes não é muito grave e o zumbido pulsátil geralmente é apenas um indicador de um vaso sanguíneo com líquido no tímpano.

Somente 10% de todos os pacientes com zumbido sofrem de zumbido pulsátil, que muitas vezes é audível para os médicos3.

Qual tipo de médico trata o zumbido?

Em geral, um em cada cinco adultos mais velhos tem zumbido4. Desses adultos com zumbido, um em cada dez relata que o zumbido interferiu na vida diária. As pessoas com deficiência auditiva tinham o dobro da probabilidade de ter zumbido. Como as pessoas com zumbido geralmente também têm perda auditiva, o médico ideal para ser procurado é um profissional de saúde auditiva especializado em zumbido. O profissional de saúde auditiva realizará um teste de audição de zumbido para ver o que está causando o seu zumbido e entender melhor como tratá-lo. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.

Referências

  1.  Ear Infections in Children. National Institute on Deafness and Other Communication Disorders. Publication No. 10–4799. March 2013
  2. Pray, W.S.. Meniere’s Disease. US Pharmacist. 2005;30(7) 
  3. Hofmann, E., Behr, R., Neumann-Haefelin, T., Schwager, K. Pulsatile Tinnitus. Deutsches Ärzteblatt International, 2013. 110(26), 451-8.
  4. Oosterloo, B. C., Croll, P. H.,Baatenburg de Jong, R. J., Ikram, M. K., Goedegebure, A. Prevalence of Tinnitus in an Aging Population and Its Relation to Age and Hearing Loss. Otolaryngology–Head and Neck Surgery, 2021, 164(4), 859-868.