O que são Cotonetes?

Cotonetes são um tipo de hates flexíveis feito com algodão puro 100% não estéril. De acordo com o site do fabricante, os cotonetes são feitos de materiais totalmente naturais, diferentemente da maioria das outras marcas de cotonetes. Outra maneira pela qual o fabricante tenta se diferenciar da concorrência é adquirindo o papel e papelão composto de florestas sustentáveis para fabricar os aplicadores.

A história dos cotonetes

Leo Gerstenzang foi um inventor americano nascido na Polônia que, em 1923, inventou o primeiro cotonete. Ele se deparou com a ideia ao ver sua esposa aplicando maços de algodão na extremidade de um palito de dentes para ajudá-la a limpar áreas difíceis de alcançar. 

Inspirados por essa invenção, os cotonetes hoje são basicamente hastes curtas com uma pequena bola de algodão envolta em uma ou nas duas extremidades, normalmente feitos de madeira, papel enrolado ou às vezes até mesmo plástico. 

Para que os Cotonetes devem ser usados?

Existe uma infinidade de potenciais usos que fazem dos cotonetes a ferramenta doméstica e de beleza perfeita. Graças à sua versatilidade, os cotonetes de algodão puro encaixam-se perfeitamente bem em rotinas diárias de beleza, primeiros socorros e limpeza. Desde aperfeiçoar sua aplicação de batom, remover a sombra dos olhos e alcançar o espaço entre as teclas do seu teclado, você pode confiar nos cotonetes para executar a tarefa. 

Para que os Cotonetes são realmente usados? 

O uso mais comum para cotonetes e hastes flexíveis de algodão é a limpeza dos ouvidos. Algumas pessoas são viciadas na sensação de usar cotonetes para retirar a cera de ouvido acumulada do canal auditivo. A maioria delas não sabe que, embora inserir cotonetes dentro do ouvido seja o uso mais comum, nem os fabricantes nem os especialistas médicos recomendam fazer isso. 

De que forma os Cotonetes fazem mal aos ouvidos? 

Antes de nos aprofundarmos sobre o motivo pelo qual limpar seus ouvidos com cotonetes simplesmente é uma má ideia, é importante entender a função da cera de ouvido. A finalidade da cera de ouvido é bastante simples: manter o seu canal auditivo limpo. Embora o excesso de cera de ouvido possa ser problemático, a maior parte dela na verdade protege o canal auditivo, mantém a poeira e sujeira distantes do tímpano e fornece benefícios antibacterianos e de lubrificação.
Apesar de os cotonetes terem se tornado a forma preferida de limpar a cera do ouvido, uma vez que você entender a anatomia do canal auditivo, verá facilmente porque os cotonetes nunca devem ser usados para limpar o ouvido. 

A maioria das pessoas não sabe que somente de um terço a metade do canal auditivo externo produz cerume (cera de ouvido). Algumas das funções primárias do cerume são hidratar a pele e ajudar a evitar que substâncias externas entrem mais profundamente no canal auditivo.

Embora a cera de ouvido seja totalmente natural e saudável, ela pode tornar-se a fonte de alguns problemas relacionados ao ouvido. Quando a cera de ouvido acumula em seu ouvido, ela pode obstruir o canal auditivo e até mesmo causar perda auditiva ao longo do tempo. A maioria das pessoas recorre instintivamente a um cotonete para retirar o excesso de cera do ouvido. No entanto, infelizmente esse método pode piorar a situação e empurrar a cera de volta para dentro do canal auditivo. 

O que pode dar errado ao inserir cotonetes no ouvido?

As pessoas que rotineiramente limpam seus ouvidos com cotonetes justificarão seu hábito indicando que remover o cerume é bom e ajuda a limpar o ouvido. No entanto, na realidade, a cera de ouvido em si tenta limpar o ouvido interno e protegê-lo de bactérias, fungos, insetos e até mesmo da água.

Uma ótima forma de imaginar os cotonetes é compará-los com os êmbolos usados para carregar canhões. Com essa imagem em sua mente, é possível visualizar rapidamente como inserir cotonetes dentro do ouvido pode amontoar a cera mais macia no fundo do canal auditivo até o tímpano. A conclusão aqui é que, embora suas intenções sejam boas, você pode estar fazendo mais mal do que bem. Inserir cotonetes dentro do seu canal auditivo pode trazer sérias consequências. 

Tímpano perfurado

Um dos potenciais resultados de inserir cotonetes no ouvido é ter um tímpano perfurado ou puncionado, que é uma condição grave e dolorosa. Tragicamente, um tímpano perfurado pode provocar infecções crônicas do ouvido e até mesmo perda auditiva permanente. 

Embora você possa estar pensando que nunca perfuraria o seu tímpano porque toma cuidado para não inserir o cotonete muito fundo, ter um tímpano perfurado não é, nem de longe, o único potencial dano que pode ocorrer. 

É crucial entender que o seu tímpano é muito delicado e causar danos com um cotonete não é tão difícil assim. Você não precisa necessariamente perfurar o tímpano; basta simplesmente tocá-lo com o cotonete para que os minúsculos ossos da audição localizados diretamente abaixo dele sejam pressionados. 

Pressionar esses pequenos ossos pode enviar ondas vibracionais para o ouvido interno, o que pode ser problemático, pois o ouvido interno é responsável pela audição e pelo equilíbrio. Tocar no tímpano enviará ondas de choque para o ouvido interno e causará problemas de audição e equilíbrio.
Cerume impactado

Ao usar cotonetes para remover a cera do seu canal auditivo, você pode acabar empurrando o cerume mais fundo para dentro do canal auditivo. Por isso, antes de pegar um cotonete, perceba que a cera de ouvido é uma substância natural e saudável que existe por um motivo, e é melhor não mexer com ela. Você pode acidentalmente criar uma obstrução no canal auditivo, provocando uma forte dor, problemas auditivos, zumbido, tontura e até mesmo vertigem. Também é possível que água fique retida atrás desses acúmulos de cera, sendo possível ouvir a água se movendo no ouvido.

De acordo com a American Academy of Otolaryngology-Head and Neck Surgery Foundation (AAO–HNSF), aproximadamente 1 em cada 10 crianças e 1 em cada 20 adultos apresentam excesso de cerume ou cerume impactado. Estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas buscam tratamento para este problema todos os anos. A AAO–HNSF também aconselha que os pacientes não insiram objetos estranhos, tais como cotonetes, em seus ouvidos. Fazer isso pode piorar ainda mais a impactação de cerume ao empurrar a cera de ouvido mais fundo para dentro do canal auditivo. 

Se ocorrer impactação, seu ouvido precisará ser lavado por um profissional de saúde auditiva usando um jato suave de água morna. Em todos os casos, o melhor a fazer é consultar o seu audiologista ou médico, que pode examinar o interior do seu ouvido e remover a impactação profissionalmente.

Qual é a melhor maneira de remover o excesso de cera em casa?

Use o método a seguir para ajudar a limpar seus ouvidos de forma segura em casa. No entanto, tenha em mente que se tiver um tubo auditivo ou um buraco em seu tímpano, você não deverá usar essa técnica. De qualquer maneira, o método descrito abaixo é muito melhor e mais seguro do que usar um cotonete. 

Etapa 1: 
Amoleça a cera. Nos próximos dias, aplique algumas gotas de óleo de bebê ou peróxido de hidrogênio diretamente em seu canal auditivo duas vezes ao dia. 

Etapa 2:
Uma vez que a cera tiver amolecido, esguiche água limpa e morna no ouvido. Um bulbo aspirador de borracha funciona bem para essa finalidade. À medida que inclina sua cabeça, puxe sua orelha para deixar seu canal auditivo reto. Quando tiver terminado, incline sua cabeça para o outro lado e deixe a água escorrer. 

Etapa 3:
Seque o ouvido afetado quando terminar. Seque o ouvido externo com uma toalha ou com um secador de cabelos portátil.

Se o amolecimento e a irrigação não gerarem os resultados desejados na primeira vez, esteja preparado para repetir todo o processo. Você pode precisar fazer isso várias vezes antes que o excesso de cera diminua. Esteja ciente de que o amolecimento pode funcionar apenas na camada exterior da cera. Se isso acontecer, há uma chance de que parte da cera se deposite no fundo do canal auditivo e chegue até o tímpano. 

Se depois de tentar o método de amolecimento e irrigação, os seus sintomas não melhorarem, não deixe de consultar um profissional de saúde. 

Você também pode considerar comprar um kit de remoção de cera de ouvido para remover o acúmulo de cera. O seu audiologista ou especialista em audição pode ajudá-lo a encontrar o melhor kit para você e aconselhá-lo sobre o uso de outros métodos de remoção de cera de ouvido adequadamente.

As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.