Como a cura pelo som funciona?

A cura pelo som é um tipo de terapia que usa vibração e frequência para sincronizar ondas cerebrais. Isso proporciona uma sensação de relaxamento profundo que acalma as frequências vibratórias dentro de nossos corpos. Os pesquisadores estão descobrindo que a nossa audição desempenha uma função vital na cura e no restabelecimento de uma boa saúde.
Nas tradições da medicina Ayurveda, o som e a audição são usados junto com os outros sentidos como uma forma de determinar a qualidade de nossos pensamentos e emoções. Por outro lado, pessoas que vivem em áreas urbanas barulhentas e movimentadas normalmente sofrem de um aumento do estresse e uma imunidade mais baixa.

A terapia do som simplesmente afina os nossos corpos para nos sentirmos renovados, alertas e alegres. Nossos corpos são compostos maioritariamente de água (cerca de 75%). Por isso, o som e a vibração são conduzidos naturalmente por todo o corpo, promovendo uma melhor circulação, rejuvenescimento e um aumento do fluxo de energia.

Diferentes formas de cura pelo som ou terapia do som

Existe uma variedade de técnicas usadas por terapeutas do som, e é necessário descobrir qual funciona melhor para você. Cada modalidade foca em uma finalidade diferente. Por exemplo, as tigelas de cristal são afinadas de acordo com as vibrações dos sete chacras, enquanto os gongos estimulam os sistemas nervoso e glandular.

Algumas das diferentes formas podem incluir:
Tigelas de canto, tigelas tibetanas e tigelas de cristal

Remontando ao século XII no Tibete, as tigelas de canto de cristal ou metal de diferentes tamanhos têm sido usadas para criar tons ressonantes graves. Esses tons afetam diferentes partes do corpo e áreas únicas do cérebro. Essa terapia estimula a circulação e o relaxamento muscular, ao mesmo tempo que também melhora o fluxo linfático.

Diapasões

Usados para afinar outros instrumentos, os diapasões são ativados e depois segurados contra partes específicas do corpo. Isso envia vibrações calibradas através da área liberando tensão e abrindo canais de energia bloqueados.
Gongos e tambores

Com sua vibração profunda e som rico, os gongos e tambores são frequentemente usados para trabalhar na conexão mente e corpo. Os "banhos de gongo", nos quais você é "banhado" em um som e vibração, são usados para liberar bloqueios emocionais e medos. Ambos podem estimular o nervo vago enviando vibrações por todo o corpo.

Canto

No budismo, o mantra Om é um bom exemplo de canto que cria uma vibração interna capaz de mudar a frequência no corpo. Encontrar o mantra certo é uma questão de escolha pessoal e algumas pessoas usam vários alternadamente, dependendo de sua circunstância atual.
Terapia musical

Assim como as tigelas de canto, a terapia musical pode assumir várias formas. Desde escutar uma música relaxante a tocar instrumentos, passando por tambores, imaginação guiada ou compor, a música desempenha um papel importante na cura pelo som.

Meditação e som

Meditar com um som ou música relaxante específicos pode ser muito eficaz na cura do corpo, promovendo uma sensação de bem-estar e diminuindo o estresse ou ansiedade. A meditação com sons cria um "banho de sons" que permite um relaxamento do corpo como um todo, o que é benéfico à saúde a longo prazo.

Benefícios à saúde da cura pelo som

Lembra daquela música do ensino médio? Aquela que o deixou tão feliz e o encheu de energia e empolgação. Ou aquela que faz você lembrar um antigo amor e vem cheia de tristeza e arrependimento.

Sem dúvidas! O som tem um significado profundo e toca as pessoas em um nível celular. Há poder de cura no som e qualquer pessoa pode experimentar os benefícios para a saúde que a cura pelo som traz para o corpo.

O som melhora a saúde e o bem-estar

As pessoas relataram uma melhora na saúde e no bem-estar, incluindo um melhor sono, redução da pressão arterial e menos dores crônicas ou problemas de desconforto. Também pode haver uma redução do risco de doenças cardíacas ou AVC.

Usada de forma contínua ou conforme necessário, a terapia do som pode reduzir a inflamação da atrite, o desconforto pós-operatório, a dor menstrual, bem como melhorar a mobilidade, reduzir a rigidez e dor muscular e melhorar dramaticamente a circulação sanguínea. De diabéticos a doentes crônicos, a terapia de cura pelo som pode tornar a vida mais gerenciável e até mesmo alegre.

Apoia o seu eu mental, emocional e espiritual

Tomar um bom e longo "banho de som" pode restaurar a serenidade. Ele pode equilibrar e limpar sua mente e levar a um senso de propósito renovado. O seu eu mental, emocional e espiritual pode ser revigorado para interagir com o mundo sob uma perspectiva nova e mais saudável.

A verdadeira beleza desse tipo de autocuidado é que você pode desenvolver sua própria prática pessoal incluindo meditação, música e cura para diminuir seus níveis de estrese e viver uma vida mais plena.
Equilibra sua energia e libera bloqueios energéticos

As pessoas frequentemente sentem uma calma profunda, confortável e restauradora durante a cura pelo som que elas não conseguem explicar. Os especialistas em saúde alternativa podem chamar isso de uma "massagem energética do tecido conjuntivo". Ela equilibra sua energia e libera quaisquer chacras bloqueados. Você pode descrever isso como "sentir-se fantástico"!

Cria uma sensação de relaxamento profundo

Muitas vezes uma sensação de serenidade, tranquilidade e paz acompanha a cura pelo som. O tipo de foco renovado e clareza que leva a melhores escolhas e decisões, tanto mental quanto fisicamente.

A cura pelo som como uma alternativa de apoio na medicina ocidental

Pacientes com câncer, pacientes com problemas de dores crônicas de longo prazo e pessoas com depressão e ansiedade clínicas relataram enormes benefícios na cura pelo som e na terapia do som. Na verdade, um estudo recente em pacientes com fibromialgia relatou uma redução significativa da dor após apenas dez tratamentos (durante 5 semanas, duas vezes por semana). Três quartos dos participantes sentiram um alívio suficiente que possibilitou a redução de suas medicações para a dor.

Embora não seja um substituto para o atendimento médico, a terapia do som é uma terapia de apoio de excelência que melhora a vida das pessoas.

Resumindo

Quer você deseje melhorar sua saúde em geral ou elevar seu desempenho no trabalho, a cura pelo som apresenta várias opções para encontrar um lugar calmo e focado para que você realize o seu melhor trabalho. 

As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.