Oversigt

O que é cera de ouvido?

A cera de ouvido, também conhecida como cerúmen, é uma substância cerosa hidrofóbica que oferece proteção mecânica e bacteriana ao canal auditivo, protegendo a orelha de organismos estranhos e de infecções no ouvido. Ela é formada pelo canal através da migração do revestimento da pele e do movimento do maxilar. Se esse mecanismo de limpeza for comprometido, ocorre uma acumulação de cerúmen.

Preocupações com a cera?

A impactação da cera de ouvido afeta cerca de 10% das crianças e um terço dos indivíduos geriátricos e deficientes intelectuais. A impactação é o acúmulo sintomático de cerúmen ou a obstrução que impede a avaliação de diagnósticos. A impactação do cerúmen é um problema de saúde relacionado à orelha e pode se complicar devido às comorbidades do paciente. No entanto, a maior parte dos casos de cera de ouvido podem ser tratados com segurança e eficácia em um local de cuidados primários. Se a cera não puder ser removida com segurança, veja um otorrino ou um audiologista formado em controle de cerúmen. 

Quais são os sintomas

Sentir qualquer combinação de bloqueio auditivo, perda auditiva, dor de ouvido, coceira, zumbido ou uma infecção no ouvido podem ser um sinal de impactação de cerúmen. A melhor forma de confirmar e diagnosticar o bloqueio é por meio de uma inspeção direta do canal auditivo com o uso de um otoscópio. Se a orelha estiver de fato congestionada com cera, há um número de opções em termos de controle de cera. Antes da remoção, é preciso considerar possíveis contraindicações, incluindo membrana timpânica não intacta, tumores na orelha, estreitamento do canal auditivo, diabetes, outras doenças de sangue e radioterapia prévia afetando o canal auditivo. Estes fatores aumentam o risco de trauma, infecção ou hemorragia quando combinado com certas técnicas de remoção de cerúmen.

Opções de controle

Se a impactação for assintomática e a visualização da membrana timpânica não for necessária, então o melhor é submeter-se a uma espera vigilante e não remover a cera, já que, em alguns casos, a impactação pode ser removida sem intervenção. Se for assintomática, pode ser necessário um controle ativo. Isso pode incluir: 
  • Cerumenolíticos: composições usadas para quebrarem o acúmulo de cera com a finalidade de reduzir a necessidade de irrigação ou remoção manual.  
  • Irrigação: irrigação suave com uma seringa ou com um irrigador elétrico 
  • Remoção manual: uso de instrumentos para remoção do cerúmen sob visualização direta 
Os riscos associados à remoção de impactação de cerúmen são raros, mas podem incluir perfuração do tímpano, laceração do canal e remoção mal-sucedida do cerúmen. Os riscos associados podem ser atenuados identificando os pacientes de alto risco e adaptando as estratégias de controle.

O que causa a impactação de cerúmen?

Há quatro fatores principais que levam à impactação de cerúmen, incluindo:
  1. Sobreprodução, na qual a taxa de produção de cerúmen excede as taxas de migração
  2. Obstrução devido a:
  • Variações na anatomia do canal auditivo
  • Tumores ósseos benignos
  • Malformação de tecidos moles
  • Obstrução por objeto como aparelhos auditivos e protetores auriculares
  1. Migração epitelial inadequada, pois as glândulas de cerúmen ficam menos numerosas com o tempo, resultando em uma cera de ouvido mais seca. A cera seca é menos removida facilmente pela migração do revestimento epitelial e, além disso, as ciliadas engrossam com o tempo, obstruindo o cerúmen ainda mais. Isto explica a taxa alta de impactação de cerúmen nos mais idosos.
  2. O fenótipo de cerúmen denominado cerúmen pode ser "seco", frágil ou "úmido" e pegajoso, logo, suas propriedades de autolimpeza serão diferentes com base na textura.

Conclusão: earbuds causam problemas de cera de ouvido?

A resposta é "provavelmente”, mas depende. Os fatores que tornam um indivíduo mais suscetível a ter problemas de cera de ouvido devido aos earbuds são idade, consistência de sua cera de ouvido, a anatomia da orelha e a sobreprodução de cerúmen. Se colocar os earbuds na orelha causar qualquer dor na orelha, uma redução na audição, coceiras extremas ou bloqueio auditivo é melhor ser avaliado por um profissional médico para procurar por impactação de cera de ouvido, uma vez que existe uma série de formas para ela ser controlada de modo seguro no consultório. Caso contrário, se não surgirem preocupações ou mudanças pelo uso de earbuds, então o uso contínuo está correto e o monitoramento do volume pode ser o foco para evitar a exposição ao ruído. Além disso, pode ser útil limpar qualquer resíduo de cera encontrado nos earbuds depois do uso para evitar um acúmulo de cera ou uma infecção de ouvido. Para aqueles que sofrem de sobreprodução de cera ou têm impactação de cerúmen recorrente com o uso de earbuds, recomenda-se o uso de fones de ouvido como alternativa.
Para obter mais informações sobre impactação de cera de ouvido, consulte o seguinte artigo https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK448155/ do Centro Nacional de Informação Biotecnológica.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.