Neste artigo

O que são estalos nos ouvidos?

Estalos nos ouvidos acontecem quando a pressão nos ouvidos precisa ser nivelada para que seu tímpano não se expanda ou se contraia mais que o habitual. Em certos ambientes, isso pode acontecer rapidamente, criando o som de estalo que ouvimos frequentemente.

Na maioria das vezes, nossa pressão de ar é a mesma, mas há algumas situações nas quais se sabe que isto muda rapidamente – por exemplo, em uma viagem de avião. Flutuações em altitudes aumenta a probabilidade dos estalos nos ouvidos e algumas pessoas acham que a sensação é, de fato, muito desconfortável.

Quando os ouvidos estalam apesar de não haver mudanças na altitude, isto é conhecido como Disfunção da tuba auditiva e deve ser examinado por médicos para garantir que não há outras condições subjacentes – embora gripes e alergias geralmente sejam as responsáveis por tal fenômeno.

Causas dos estalos nos ouvidos

A principal causa dos estalos nos ouvidos é a mudança na pressão do ar. Esses estalos ocorrem por vários motivos, desde a mudança frequente de altitude dos aviões até a entrada de um trem em um túnel – comprimindo, assim, o ar.

Resfriados, alergias, sinusites e até o aumento das adenóides também podem causar estalos excessivos nos ouvidos por uma disfunção da tuba auditiva. Quem sofre de disfunção da tuba auditiva é desencorajado a voar ou, pelo menos, deve usar medicamentos de venda livre para ajudar a eliminar esses sintomas, para que eles não se agravem durante o voo.

Como estalar os ouvidos de modo seguro

Estalar os ouvidos significa essencialmente abrir as tubas auditivas, o que é feito ao movimentar os músculos das próprias tubas.
Alguns métodos comuns que ajudam nos estalos nos ouvidos incluem:
  • Engolir: Engolir é uma ótima forma de movimentar as tubas Auditivas para remover qualquer bloqueio e garantir que a pressão do ar se regule mais facilmente.
  • Bocejar: Seja natural ou forçado, bocejar irá ajudar a abrir a tuba auditiva e regular a pressão do ar entre o lado interno e externo da orelha média. Respirar fundo com a boca bem aberta também funciona.
  • Mastigar: Tal como engolir, mastigar também movimenta as tubas auditivas e pode ajudar a reduzir qualquer desconforto associado aos estalos nos ouvidos. Balas ou chicletes podem ser usados para agilizar o processo.
  • Manobras:
    • Toynbee: Basta apertar o nariz com a boca fechada e engolir. Um pouco de água pode ajudar a fazer com que este exercício seja mais natural.
    • Frenzel: Aperte o nariz e faça um barulho parecido ao de estalar com a língua. Lembre-se de que o estalo causado pode parecer desconfortável no início, mas valerá a pena para o alívio esperado.
Embora não haja garantia de que tais métodos ofereçam um alívio garantido ao estalo no ouvido, é sempre bom tentar cada método algumas vezes antes de buscar uma orientação médica para o assunto.

Perguntas frequentes

O que significa estalos constantes nos ouvidos?
Quando as tubas auditivas ficam bloqueadas com muco, as orelhas naturalmente terão a necessidade de estalar, uma vez que isso ajuda a regular a pressão entre o lado interno e externo da orelha média. Este é um efeito colateral comum da gripe ou da crise de alergia. Contudo, se você viaja de avião ou está frequentemente exposto a mudanças de altitude, esses podem ser o motivo dos estalos constantes nos ouvidos.
O que fazer se os ouvidos não param de estalar?
Um estalo constante nos ouvidos é provavelmente um sinal de que a tuba auditiva está bloqueada. Normalmente, esse estalo desaparece com o tempo, mas se os sintomas persistirem e lhe causarem dor, é melhor falar com o seu médico sobre possíveis opções de tratamento médico.
O estalo nos ouvidos é algo ruim?
Não há problema se o ouvido estalar sozinho, pois está simplesmente equilibrando a pressão do ar entre o lado externo e o interno da orelha média. No entanto, o estalo nos ouvidos pode ser desagradável em alguns casos e deve ser investigado se for acompanhado por outros sintomas mais graves.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.