4 cuidados com a audição

1. Proteja-se do excesso de ruído

Atualmente a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) está entre as causas mais comuns da deficiência auditiva. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao se expor aos ruídos, que estão por toda a parte: no trânsito, no ambiente de trabalho e no próprio lazer.

Para se proteger, preste atenção a cuidados como:
  • utilizar protetores auriculares em locais de trabalho com muito barulho, como fábrica e construção civil;
  • evitar permanecer em ambientes fechados e barulhentos por muito tempo;
  • ficar longe da caixa de som em shows e festas;
  • evitar música alta por longos períodos seguidos. O ideal é manter o volume das caixas de som abaixo de 80 decibéis e não escutar música por mais de 8 horas seguidas.

2. Evite o uso prolongado de fones de ouvido

O uso de fones de ouvido por longas horas durante o dia pode prejudicar de forma irreversível a audição, além de causar zumbidos, dores de cabeça e irritabilidade.

Isso porque eles geram vibrações sonoras de alta intensidade no interior dos ouvidos, sobrecarregando as suas células ciliadas — aquelas responsáveis pela captação sonora. Tal sobrecarga pode gerar lesões, que, por sua vez, diminuem a capacidade auditiva.

O uso indevido dos fones de ouvido já é responsável por cerca de 5% das perdas auditivas no Brasil. Portanto, para evitar problemas com o uso desses aparelhos, adote os seguintes cuidados:
  • dê preferência para fones de ouvido do tipo concha. Esse modelo distribui melhor o som, diminui a proximidade com o ouvido e também o volume do som que chega ao seu interior;
  • evite utilizá-los por mais de uma hora seguida, fazendo intervalos a cada hora de exposição;
  • não ultrapasse o volume de 60 decibéis.

3. Limpe corretamente os ouvidos

Apesar de ser comum e visto como um hábito saudável, limpar os ouvidos com hastes flexíveis pode causar problemas para a audição.

A cera produzida pelas glândulas presentes nesse órgão é responsável por proteger o canal auditivo, evitando a entrada de água, sujeira e corpos estranhos. Por isso, ela não deve ser removida do canal.

Além disso, ao serem introduzidas no ouvido, as hastes podem causar lesões, provocando infecções, perfurações no ouvido e perdas auditivas.

Dessa maneira, a melhor forma de manter a higiene é limpar apenas a parte externa das orelhas. Nunca introduza qualquer tipo de material dentro do canal auditivo, visto que o próprio corpo consegue excretar a cera presente em seu interior.

Caso seja necessário, vá ao otorrino para fazer uma limpeza e retirar o excesso de cera acumulada no interior dos ouvidos.

4. Consulte regularmente um médico otorrino

Inicialmente as perdas auditivas não são percebidas, visto que seu desenvolvimento é lento e silencioso. Dessa forma, as pessoas demoram para procurar um médico.

No entanto, quando detectadas logo no início, essas perdas em muitos casos podem ser tratadas, melhorando significativamente a qualidade de vida e o quadro de saúde geral do paciente. Por isso, é essencial que qualquer pessoa faça uma consulta anual com o otorrinolaringologista.

Além de verificar os problemas com a audição, esse médico também avalia a saúde geral dos ouvidos, a presença de infecções, alergias, inflamações e outros tipos de lesões em suas estruturas.

Ficou clara a importância de adotar cuidados com a audição, certo? Pratique nossas dicas e mantenha a saúde dos seus ouvidos por longos anos.

Quer ter uma ideia de como anda a sua audição? Então faça o nosso teste auditivo online, ou, venha tomar um café conosco sem compromisso para conversarmos sobre sua saúde auditiva. Agende uma triagem!