Uma tradição ineficaz e insegura que faz mais mal do que bem.

Muitas pessoas perguntam sobre o tratamento com velas auriculares como um método para limparem os ouvidos. Existem incertezas sobre o que faz, se funciona — e até se precisa realmente de limpar os ouvidos em primeiro lugar.

Uma nota importante: se está preocupado(a) com a acumulação de cera ou se está a ter dificuldade em ouvir, deverá sempre consultar um profissional de cuidados auditivos antes de tomar outras medidas. 
É vital uma avaliação médica profissional completa e, sem orientações, pode causar danos significativos a longo prazo — e o tratamento com velas auriculares está, sem dúvida, entre os procedimentos com potencial para causá-los. Especialistas médicos em todo o mundo concordam: o tratamento com velas auriculares é arcaico e perigoso, e pode causar lesões graves, mesmo quando utilizado de acordo com as instruções.
O tratamento com velas auriculares pode distraí-lo(a) dos cuidados profissionais necessários de que precisa para um quadro clínico subjacente.

A Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) pronunciou-se contra o tratamento com velas auriculares desde o início de 2010. Continua a advertir as pessoas contra esta prática e tomou inclusive medidas contra importadores e profissionais que a praticam.

O que é o tratamento com velas auriculares?

Também conhecido como termoterapia auricular, o tratamento com velas auriculares é uma prática de medicina alternativa que se crê desobstruir os ouvidos, a cabeça e o sistema circulatório.

O principal elemento é uma vela oca, normalmente com cerca de 25-30 cm de comprimento, que frequentemente tem uma forma cónica numa das extremidades. Os profissionais que praticam a técnica também utilizam cones ocos de tecido (chamados cones auriculares) que são mergulhados e revestidos com parafina ou cera de abelha. 

A pessoa está deitada de lado e uma extremidade é colocada no ouvido. A vela é ajustada para criar um vedante e, muitas vezes, fixada com uma proteção (de plástico, alumínio ou papel) para apanhar a cera que cai. A vela é então acesa e fica a arder. Ocasionalmente, é cortada. Quando se encontra a apenas alguns centímetros do rosto da pessoa, é apagada. Podem ser utilizadas duas velas para cada ouvido, e todo o processo pode demorar mais de uma hora.

Os profissionais e os defensores desta técnica afirmam que a chama cria pressão negativa no interior da vela (como uma chaminé), que amolece a cera e, depois, puxa-a para fora. Muitos profissionais cortam a vela no final para mostrarem o que foi removido — uma substância preta ou castanha, a qual, segundo afirmam, é uma mistura de resíduos de cera, bactérias, impurezas, toxinas, entre outros.

Alguns também acreditam que o tratamento com velas auriculares simplesmente amolece a cera para que possa soltar-se por si só mais tarde.

Supostas vantagens das velas auriculares

Porque motivo é que as pessoas o fazem? Para além de remover a cera, os defensores do tratamento com velas auriculares acreditam que tem uma série de benefícios holísticos que são quase demasiado bons para serem verdade.
Estes incluem curar ou tratar:
  • stress e tensão
  • tonturas
  • dores de ouvidos
  • dores no maxilar
  • infeções bacterianas
  • sintomas da constipação e da gripe
  • garganta inflamada
  • dor nos seios nasais
  • enxaquecas
  • zumbido nos ouvidos (acufenos)
  • "ouvido de nadador" 
  • vertigens

Além disso, os defensores da técnica acreditam que, pelo facto de todas as passagens na cabeça estarem interligadas, o tratamento com velas auriculares pode também melhorar o sentido do paladar, fortalecer o cérebro, purificar o sangue, melhorar a circulação, limpar a cabeça, melhorar a visão e até curar cancro.

Estes benefícios são muitas vezes apresentados aos profissionais não médicos de uma forma que parece científica. 

Os profissionais poderão também vender benefícios adicionais. 

O tratamento com velas auriculares funciona realmente?

Algo a considerar: a FDA nunca aprovou velas auriculares para qualquer tipo de utilização médica. Pelo contrário, confiscou produtos de tratamento com velas auriculares e ameaçou os fabricantes por importarem velas auriculares.

Vários outros governos nacionais ilegalizaram igualmente a importação e a venda de velas auriculares.

A investigação científica desmascarou a maior parte do processo de tratamento com velas auriculares.
Em primeiro lugar, a maior parte das chamas de velas não produz sucção suficiente para retirar líquido de um ouvido. A cera do ouvido, em especial, é pegajosa e resistente. Se estiver endurecida, é praticamente impossível retirá-la desta forma.

As temperaturas produzidas pelas velas auriculares são normalmente também insuficientes para sequer amolecer a cera do ouvido. Em alguns casos, os investigadores encontraram mais cera dentro dos ouvidos após o tratamento com velas auriculares.
Por fim, os resíduos no interior da vela auricular — supostamente resíduos retirados — não são em geral mais do que parafina e tecido queimados. Quando as velas auriculares são queimadas isoladamente — longe de qualquer ouvido — produzem o mesmo resíduo interior escuro. 

Não resta qualquer base científica para a eficácia do tratamento com velas auriculares. Na melhor das hipóteses, é um placebo muito arriscado.

Os perigos do tratamento com velas auriculares

O tratamento com velas auriculares não é recomendado por uma diversidade de motivos, incluindo aqueles mencionados acima.

Além disso, pode nem sequer ser preciso remover a cera do ouvido.
A cera protege o interior do ouvido do pó, de pele morta, pelos soltos, bactérias, inflamação, entre outros. Também lubrifica o ouvido e ajuda-o a limpar-se (ao recolher resíduos que depois saem naturalmente). É por esse motivo que os profissionais médicos não recomendam utilizar cotonetes para limpar os ouvidos e, em geral, desaconselham a utilização da maioria dos procedimentos de limpeza doméstica dos ouvidos.
Em segundo lugar, os ouvidos são incrivelmente delicados e sensíveis e não devem ser expostos a calor elevado, tal como uma chama viva. Podem ocorrer lesões graves. Ao cair, a cera da vela pode queimar o rosto, o pescoço e o couro cabeludo da pessoa. As gotículas quentes que entram no ouvido podem danificar o canal auditivo, perfurar as membranas e dar origem a hemorragias, infeções e perda de audição. 
Mesmo que não se queime de qualquer forma, o tratamento com velas auriculares pode empurrar a cera para um local mais profundo no ouvido. Em alguns casos, depósitos minúsculos de cinza e pó podem também depositarem-se no ouvido. Pode ser necessária assistência médica mais tarde para retirá-los.
Embora as queimaduras causadas pela cera sejam o efeito secundário mais frequente do tratamento com velas auriculares, já aconteceu as pessoas incendiarem coisas durante o processo. Em especial, o cabelo e a roupa são bastante inflamáveis.

Todos estes riscos aumentam exponencialmente quando estão envolvidas crianças.

Infelizmente, estes poderão nem sequer ser as maiores perdas com o tratamento com velas auriculares. Também se desperdiça tempo e dinheiro. Muitas pessoas voltam-se ainda para o tratamento com velas auriculares quando deveriam estar a consultar um médico devido a um quadro clínico subjacente. Portanto, em vez de realizarem uma avaliação auditiva completa e um prognóstico profissional (e os cuidados de que precisam), acabam por ter de dedicar atenção às queimaduras que fizeram e ao dinheiro que perderam ao fazê-lo.

Se sentir que os seus ouvidos estão obstruídos ou se considerar que tem excesso de cera no interior dos ouvidos, deverá sempre consultar um profissional de cuidados auditivos. Poderá necessitar de cuidados avançados ou especializados que uma vela não consegue fornecer.

De que forma posso retirar a cera em segurança?

A resposta breve é: deixe-a sair por si só naturalmente. 

Se a cera acumulada estiver a causar-lhe dores de ouvido ou a impedi-lo(a) de ouvir, deverá sempre consultar um profissional de cuidados auditivos. 

A remoção de cera é um procedimento muito frequente e os profissionais de cuidados auditivos têm uma variedade de instrumentos especialmente concebidos para raspar, aspirar e retirar com água o excesso de cera.
Para obter mais informações, consulte o nosso artigo sobre técnicas seguras de limpeza dos ouvidos que pode fazer em casa (em inglês).