Copa do Mundo de 2018 na Rússia será transmitida dos estádios com capacidade para até 81.000 lugares. Esse número de pessoas corresponde à quantidade de moradores de uma cidade de tamanho médio. Quando você reúne todos eles em um lugar para torcerem juntos pela seleção do país, nasce um som único que toma conta de todos os espaços. Além das incontáveis vozes, tambores e apitos dos fãs, hoje em dia temos ainda os avisos e substituições transmitidos pelos alto-falantes gigantes do estádio. No campo também são produzidos sons bem altos. Lá são ouvidos os gritos dos jogadores e técnicos. Mas o objeto mais barulhento de todo estádio está com o juiz. Seu apito com 130 dB é tão alto quanto um jato partindo e, por isso, é impossível não ouvi-lo.

O que significa dB?

O tipo de energia de pressão acústica – por nós percebida como volume – é expressa em decibéis (dB). Trata-se de uma unidade não linear, já que o volume compreende uma faixa dinâmica impressionante. Regra geral mais importante: Um aumento do nível sonoro em 10 dB corresponde à duplicação do volume de som percebido. Ou seja, 110 dB tem o dobro de volume de 100 dB.

Gostou das informações ? Comente e compartilhe com seus colegas... Cuide sempre da sua audição ;)

Você, ou seu familiar, possui alguma dificuldade auditiva ? Agende uma demonstração gratuita com nossas soluções - 0800 011 1000