Neste artigo

O que é timpanometria?

A timpanometria é um exame médico usado pelos médicos para testarem a condição do ouvido médio e a mobilidade do tímpano, da membrana timpânica e dos ossos de condução criando uma variação da pressão do ar no canal auditivo. 

A timpanometria é um método de teste objetivo e indolor geralmente usado para detectação de otite média serosa (OMS) e dar aos médicos uma ideia sobre o funcionamento do seu ouvido médio. O teste é uma excelente ferramenta porque fornece informações sobre a compliância da membrana timpânica. Para entender o que a compliância da membrana timpânica significa, vamos primeiro definir o que é a membrana timpânica. 

O que é a membrana timpânica?

A membrana timpânica, também conhecida como tímpano, é uma membrana semitransparente fina com três camadas que separa o ouvido interno do ouvido externo. O tímpano é uma parte fundamental do órgão da audição que vibra em resposta às ondas de som. Quando as ondas de som atingem a membrana timpânica, elas fazem com ela vibre. Quando isso ocorre, a vibração é transferida para os ossos minúsculos do ouvido interno.

Para que a timpanometria é normalmente usada?

Conforme mencionado acima, na maioria das vezes os especialistas em audição realizam a timpanometria para detectar a otite média serosa (OMS). O que é a OMS? Pode ser uma complicação da otite média aguda (OMA) ou uma condição independente que aparece sem sinais de uma infecção no ouvido. Em algumas pessoas, a OMS não causa sintomas, mas em outras pessoas ela pode causar perda auditiva ou problemas de equilíbrio. Independentemente disso, é fundamental descobrir a raiz do problema. 

Em geral, se você estiver com OMS há menos de três meses sem sintomas, os médicos recomendam examinar novamente em cerca de quatro a seis semanas para garantir que a efusão tenha sido resolvida. No entanto, você não deve esperar muito para realizar novamente os exames do seu filho, principalmente se ele for jovem e tiver alto risco de sofrer um atraso de linguagem ou desenvolvimento.

Se a efusão persistir por mais de três meses, você deve pedir ao seu médico para examinar a sua audição com audiometria a fim de medir a sensibilidade e o alcance da sua audição. O diagrama ou gráfico que exibe os resultados do seu teste de audição é chamado de audiograma. É um bom sinal se os resultados forem normais para pelo menos um dos seus ouvidos. 

O que é otite média aguda (OMA)?

A otite média aguda (OMA ou infecção do ouvido médio) é outra razão pela qual seu especialista em audição pode realizar um teste de timpanometria. Além dos sinais característicos de uma infecção no ouvido, como febre, dor de ouvido, irritabilidade, vômitos ou otorreia, um timpanograma provavelmente mostrará uma membrana timpânica saliente com mobilidade reduzida. Os médicos geralmente prescrevem antibióticos para tratar a OMA. 

Como funciona o teste de timpanometria?

Ao contrário do que muitos pensam, o teste de timpanometria não é um teste de audição; na verdade, sua finalidade é medir a transmissão de energia através do ouvido médio. Em outras palavras, o timpanômetro mede a "admitância" ou a "compliância" do tímpano sob diferentes pressões aplicadas no canal auditivo externo. 

Primeiro, o profissional de saúde auditiva insere uma sonda de plástico macia em seu canal auditivo externo para criar uma vedação hermética. Geralmente, a sonda vem com diferentes tamanhos de ponteira para garantir uma vedação hermética na entrada do canal auditivo externo. Quando a sonda está no lugar, o timpanômetro começa a medir o fluxo da energia sonora no ouvido médio conforme a pressão do ar muda. O médico consegue identificar a transmissão de energia sonora máxima através da membrana timpânica quando a pressão do ar é igual nos dois lados do tímpano intacto. O pico de pressão é o local no qual o fluxo de energia sonora é mais alto no timpanograma.

Os resultados do teste podem variar muito de pessoa para pessoa. Por exemplo, se o seu ouvido médio estiver cheio de líquido, o som será refletido de volta para a sonda porque o seu tímpano estará rígido. Um espaço do ouvido médio cheio de ar, por outro lado, fará com que a energia seja absorvida pelo tímpano, pelos ossículos e pelas estruturas do ouvido interno. 

Para pessoas com disfunção da tuba auditiva, o pico ocorre na faixa de pressão negativa na gravação. Para pessoas com otite média serosa, o fluxo de energia sonora no ouvido médio cai, o que gera um timpanograma plano.

O que causa um timpanograma plano?

Múltiplos problemas subjacentes podem gerar um timpanograma plano. Veja a seguir algumas das razões mais comuns  Tenha em mente que um timpanograma plano geralmente indica um certo grau de perda auditiva. Por exemplo, você pode esperar sentir uma perda auditiva condutiva de 20 a 30 dB devido à otite média serosa.

Existem limites para o teste?

Seu médico decidirá se a timpanometria é o teste apropriado para você. A idade pode ser um fator limitador, já que as crianças pequenas podem não conseguir ficar paradas durante todo o exame. Alguns timpanômetros não são apropriados para bebês com menos de seis meses de idade.

Além disso, a impactação de cerúmen também pode inutilizar o teste. Outra possível limitação desse teste é que ele não consegue diferenciar entre a otite média aguda e a otite média serosa. 

Em geral, entretanto, a timpanometria é um procedimento relativamente simples que causa pouco ou nenhum desconforto na maioria dos pacientes e oferece uma percepção importante sobre o funcionamento do seu tímpano. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.