O que é um teste de audição?

Uma avaliação auditiva é extremamente valiosa, pois fornece uma análise da sensibilidade da sua audição. Um exame de audiometria geralmente é realizado por um audiologista ou por outro profissional de saúde auditiva usando um audiômetro. O audiômetro ajuda a determinar a sua sensibilidade auditiva em várias frequências sonoras.

Os exames de audiometria mais comuns

Teste de tom puro
Este é um dos tipos de testes mais comuns que o seu profissional de saúde auditiva provavelmente solicitará como primeiro passo para avaliar o seu problema. Durante um teste de tom puro, usando fones de ouvido, seu profissional de saúde auditiva toca tons que variam de graves a agudos a fim de observar se você consegue ouvir os sons reproduzidos. Ao ouvir um tom, você pressiona um botão ou levanta a sua mão. O resultado do teste apresenta o seu limiar auditivo na forma de um audiograma ou gráfico.
Timpanometria
Enquanto o teste de tom puro avalia a função do ouvido interno, o teste de audição de timpanometria avalia a funcionalidade do seu ouvido médio. 
Teste de fala
Seu médico pode decidir que um teste de fala é o exame de audiometria mais apropriado para as suas necessidades. Um aspecto conveniente desse teste é que ele pode ser administrado em ambientes calmos ou ruidosos. Portanto, se você tem dificuldade em diferenciar a fala do ruído de fundo em ambientes ruidosos, o teste de fala é muito útil. 
Teste de condução óssea
Assim como o teste de tom puro, o teste de condução óssea mede a resposta do seu ouvido interno aos sons. A maior diferença entre os dois tipos de teste é que, enquanto a audiometria tonal pura usa fones de ouvido, os testes de condução óssea usam uma bandana para fornecer os sons.
Teste de reflexo acústico
Este teste foi projetado para avaliar seu ouvido médio. Uma de suas vantagens é que ele ajuda a identificar o tipo de perda auditiva que você tem e o local exato do problema. 
Potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE)
Este é um tipo específico de avaliação auditiva que ajuda o seu profissional de saúde auditiva a determinar se os seus sintomas decorrem de um problema nos seus nervos auditivos ou de um distúrbio neurológico. 
Emissões otoacústicas (EOAs)
A finalidade desse teste é descobrir se as células ciliadas no seu ouvido interno estão funcionando bem. 

Por que as pessoas evitam fazer testes de audição?

Existem vários motivos que explicam porque as pessoas evitam testar sua audição. Primeiro, em vez de considerar os testes de audição uma avaliação, a maioria das pessoas acha que eles são exames para pessoas com problemas relacionados à idade. Elas não percebem que os profissionais de saúde auditiva podem descobrir vários problemas médicos que vão além da perda auditiva quando testam seus ouvidos. 

Outro motivo para a falta de testagem é que muitas pessoas não sabem que têm problemas auditivos. Uma vez que a perda auditiva ocorre gradualmente e ao longo do tempo – como a perda auditiva relacionada à idade –, nem sempre é fácil reconhecer a gravidade do problema.
Por fim, pode ser difícil encarar a realidade da diminuição das capacidades auditivas. Algumas pessoas podem ter vergonha ou se preocupar com o possível estigma associado à condição, enquanto outras podem não gostar da ideia de usar um aparelho auditivo.

Quais são os riscos de não fazer um teste de audição?

Não diagnóstico de condições de saúde subjacentes

Um dos principais riscos de não procurar um profissional de saúde auditiva para examinar seus ouvidos é o de ficar sem diagnóstico de certas condições de saúde. Por exemplo, a diabetes pode ser a causa principal da perda auditiva, o que significa que tratar a diabetes pode ajudar a resolver o seu problema auditivo. 
A pressão alta é outra condição de saúde que foi associada ao zumbido (tinido no ouvido) e à perda da audição. Fazer um teste de audição pode ajudar o seu médico a identificar a causa subjacente e a recomendar um tratamento para uma condição de saúde que você nem sabia que tinha.had. 

Sem testes de audição regulares, você não saberá a gravidade da sua perda auditiva e se ela está piorando

Muitas pessoas fazem exames de vista anualmente para acompanhar sua saúde ocular. Tratar os testes de audição da mesma maneira é benéfico, pois permite que você acompanhe de perto se a sua perda auditiva progride rápida ou lentamente. Marque consultas regulares com o seu profissional de saúde auditiva e evite sofrer desnecessariamente de deficiências auditivas. 
O seu profissional de saúde auditiva pode comparar seus audiogramas anteriores com os atuais. Se houver algum motivo de preocupação, por exemplo, uma piora da perda auditiva, seu especialista em audição pode alertá-lo, tomar as medidas necessárias e resolver rapidamente as questões, como infecções do ouvido, acúmulo de cerúmen, problemas em seu canal auditivo, tímpano ou perda auditiva induzida por ruído. 

Como você pode ver, a desvantagem de não fazer um teste de audição é muito maior do que a de fazer o exame. Na verdade, detectar cedo um problema auditivo leve pode ajudar a evitar que sua perda auditiva piore. Um profissional de saúde auditiva especializado pode guiá-lo ao longo do processo e ajudá-lo a encontrar a melhor solução possível para você. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.