Oversigt

O que é zumbido?

O zumbido é muitas vezes conhecido como "tinido no ouvido", mas os sons que você ouve podem ser diversos, incluindo sibilos, estrondos, zunidos ou cliques. Embora não exista uma definição específica para essa condição, o entendimento geral é que as pessoas com zumbido percebem um ruído ou som que não é audível para mais ninguém porque não existe uma fonte externa. Além disso, os médicos muitas vezes afirmam que o zumbido é normalmente um sintoma de outro problema subjacente, em vez de uma condição independente. 

O grau de sintomas de zumbido sentido pelas pessoas também varia de indivíduo para indivíduo. Para algumas pessoas os sons aparecem temporariamente, enquanto para outras pode ser um problema crônico. Quando o zumbido está associado à perda auditiva, os profissionais de saúde auditiva recomendam aparelhos auditivos para proporcionarem alívio.

Quais são os diferentes tipos de zumbido?

Da mesma forma que as pessoas sentem os sons do zumbido de muitas maneiras diferentes, existem vários tipos de zumbido. Os quatro principais tipos são:
  1. O zumbido subjetivo é a forma mais comum que normalmente resulta de uma exposição excessiva ao ruído. Não é raro que esse tipo se desenvolva repentinamente e permaneça por três a doze meses. Para algumas pessoas, os sintomas podem durar ainda mais; ocasionalmente, eles nunca desaparecem. 
  2. O zumbido somático está relacionado ao sistema sensorial. 
  3. O zumbido neurológico normalmente é causado por um distúrbio, como a síndrome de Ménière
  4. O zumbido objetivo é um tipo raro, geralmente causado por deformidades vasculares e pode ser ouvido por outras pessoas além da pessoa afetada. 
Outras subcategorias da condição são o zumbido pulsátil musical e o zumbido de baixa frequência. A versão musical normalmente ocorre em pessoas que tiveram perda auditiva e zumbido por um período mais prolongado. A característica exclusiva do tipo pulsátil é que ele se alinha com o batimento cardíaco. Finalmente, o zumbido de baixa frequência é provavelmente o mais confuso, pois as pessoas que sofrem dele têm dificuldade em perceber se os sons que escutam são internos ou externos. Os sons murmurantes e estrondosos que os afligem tendem a ter um impacto sobre a qualidade de vida. 

Quais são as condições de saúde subjacentes mais comuns do zumbido?

É importante perceber que o zumbido é simplesmente um sinal ou sintoma de outra coisa que está acontecendo no corpo. Muitas vezes, o zumbido resulta de danos ao sistema auditivo. Porém, embora a perda auditiva esteja associada à condição, centenas de outros distúrbios também estão. 

Veja a seguir uma lista das condições de saúde mais comuns que estão associadas ao zumbido: 

  • Perda auditiva neurossensorial (relacionada à idade ou induzida por ruído)
  • Obstrução no canal auditivo (por exemplo, obstrução no ouvido médio devido ao excesso de cerúmen)
  • Lesão grave na cabeça ou no pescoço
  • Articulação temporomandibular (ATM)
  • Congestão nasal e pressão nos seios nasais
  • Lesão cerebral traumática (LCT)
  • Medicamentos ototóxicos (medicamentos anti-inflamatórios não esteroides e certos antibióticos)
Outras condições de saúde que podem potencialmente ser a causa principal do zumbido são: 
  • Distúrbios vestibulares, como a síndrome de Ménière, otosclerose
  • Distúrbios metabólicos, como o hipotireoidismo
  • Distúrbios psiquiátricos, como a depressão e a ansiedade
  • Distúrbios autoimunes, como a doença de Lyme
  • Distúrbios vasculares, como a pressão alta
  • Distúrbios relacionados a tumores (muito raros), como o neurinoma do acústico
Embora a lista de possíveis problemas de saúde associados ao zumbido seja grande, ter zumbido não significa automaticamente que você tem algum dos distúrbios mencionados acima. Portanto, é essencial consultar um profissional de saúde auditiva, fazer um teste de zumbido e realizar um exame. Se o seu profissional de saúde identificar corretamente a causa principal, será possível resolver a percepção dos sons de zumbido. 

Existe algum teste para o zumbido?

Testes de audição e RM
Ao consultar um otorrino buscando ajuda, a primeira coisa que o seu médico provavelmente fará é realizar um exame audiológico, um teste de audição e solicitar uma RM (Ressonância magnética). A RM é usada para descartar a possibilidade de causas mais graves, como um neurinoma do acústico ou outra causa orgânica do zumbido.
Questionários
Às vezes são usados questionários para avaliar como a condição afeta a sua qualidade de vida. O seu profissional de saúde auditiva fará uma série de perguntas para descobrir em que medida o desconforto relacionado ao zumbido afeta a sua vida. O seu médico também tentará indicar a causa subjacente e tratar da causa principal do seu problema de saúde. Se, contudo, não for possível associar o problema a algum outro problema de saúde, seu médico provavelmente se concentrará em aliviar o desconforto relacionado ao zumbido.
Teste de audição online
Caso tenha problemas com sua audição, não existe motivo para não fazer um teste auditivo. Com testes auditivos online, nunca foi tão fácil avaliar sua audição. Se você pesquisar testes de audição online, provavelmente encontrará muitos – inclusive, poderá fazer alguns anonimamente. 

Por exemplo, os testes de fala no ruído avaliam quão bem você ouve números em ambientes ruidosos. Eles podem até avaliar quão bem você ouve com diferentes níveis de ruído de fundo. Depois de receber os resultados, você saberá se tem perda auditiva e consultará um profissional de saúde auditiva. 
Teste de zumbido online
Como geralmente não há causa física para os ruídos do zumbido, os especialistas acreditam que o problema está nos nervos envolvidos na audição. 
Usar o pitch matching em um teste de zumbido online é uma forma eficaz de determinar a melhor terapia para você. Você precisará de um diagnóstico preciso da frequência do seu zumbido, pois a terapia será ineficaz a menos que o tom correto de zumbido seja removido. Com o pitch matching, é possível identificar essas frequências e, em seguida, reeducar os nervos menos reativos. Alguns métodos eliminam essas frequências das músicas ou de outros áudios para que esses nervos não sejam estimulados. 

Lembre-se que o pitch matching não substitui um diagnóstico médico profissional. 

Como confirmar o zumbido?

Embora os testes online possam ajudar a indicar alguns dos problemas que você pode estar sentindo, é necessária uma abordagem mais abrangente para o diagnóstico correto do zumbido. Marque uma consulta com um profissional de saúde auditiva e realize os testes necessários para obter um diagnóstico definitivo.

Conclusão

Embora não exista uma cura para os sintomas de zumbido, eles são totalmente tratáveis. Uma terapia personalizada recomendada por um profissional de saúde auditiva experiente provavelmente apresentará resultados positivos e proporcionará alívio. Além disso, novas opções de tratamento surgem todos os dias, tornando esta condição mais fácil de ser tratada do que nunca. Se você tem perda auditiva, certifique-se de fazer testes de audição regularmente. Você também pode fazer um teste de audição online ou um teste de zumbido online
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.