O que é o audiograma, como funciona e para que serve?

O audiograma é um exame que apresenta resultados em forma de gráfico. A pessoa que está sendo atendida pelo médico é exposta a diferentes sons, ora com frequência mais elevada (sons agudos), ora com frequência mais baixa (sons graves). São emitidos sons diferentes em uma frequência de cada vez. O gráfico apresentará o som mais baixo que a pessoa consegue perceber, em cada uma das frequências.

O audiograma tem como objetivo indicar a capacidade auditiva (que pode ou não ser normal) de quem está sendo examinado. Caso seja constatada a perda auditiva, o especialista pode identificar o tipo e o grau, bem como pode prescrever o tratamento mais adequado.

Em que ocasiões o exame pode ser solicitado?

O audiograma pode ser solicitado nos casos em que uma pessoa percebe que está com dificuldades para ouvir, quando quer saber como está a sua audição ou, até mesmo, quando o próprio médico percebe alguma possível alteração no nível de capacidade auditiva. 

O que o audiograma pode indicar e como pode ser interpretado?

Como já foi citado, o audiograma aponta a capacidade auditiva da pessoa examinada. A capacidade auditiva pode estar de acordo com os padrões que indicam normalidade ou pode estar alterada, comprometendo a audição. Para interpretar o gráfico, é preciso analisar os eixos horizontal e vertical.

O eixo horizontal demonstra a altura e a frequência do som, medidas em hertz (Hz). A frequência será mais alta à medida que estiver mais à direita no eixo. O eixo vertical indica a intensidade e o nível do som, medidos em decibéis (dB). O som será mais alto à medida que estiver mais baixo no eixo e vai diminuindo à medida que se dirige para o topo do eixo.

As marcações azuis presentes no audiograma indicam o ouvido esquerdo e as vermelhas, o ouvido direito. No momento em que se combinam, são criadas linhas. A partir daí, pode-se fazer a leitura do nível do limite inicial de audição em relação a cada um dos ouvidos. É válido citar que o resultado pode não ser o mesmo para cada ouvido.

Além do audiograma, a anamnese pode contribuir para um diagnóstico mais preciso. Informações sobre o histórico de saúde da própria pessoa (como cirurgias e medicamentos) e de seus familiares são muito úteis. Testes de reconhecimento e discriminação de fala também são importantes. Por meio deles, é possível averiguar como está a audição e perceber se a pessoa consegue ouvir e compreender conversas normais (60 dB).

Como você viu, o audiograma é um exame que representa, graficamente, a capacidade auditiva de um indivíduo por meio da exposição a diferentes sons. Desse modo, é possível avaliar se houve algum comprometimento e de que grau.

Você ou alguém da sua família tem apresentado problemas auditivos? Então, entre em contato conosco, pois nós podemos ajudar!