Neste artigo

Por que é importante testar a audição?

Assim como muitas coisas relacionadas à sua saúde, quando e com que frequência você faz testes auditivos dependerá da sua situação pessoal. Se há um histórico familiar de perda auditiva ou trabalha em um lugar que o expõe a ruídos altos, precisará ter mais atenção com relação aos testes auditivos do que as pessoas sem tais fatores a serem considerados. 

Em geral, você deve tentar fazer um teste auditivo a cada ano, começando na infância. 

Quem deve realizar um teste auditivo?

Todo mundo deveria realizar um teste auditivo e o mesmo pode ser feito em qualquer idade! Faça um teste de avaliação inicial e, em seguida, verifique sua audição a cada dois ou três anos. Quando atingir 55 a 60 anos, é bom tornar o teste anual, pois diferentes problemas de saúde podem afetar a sua audição.

O que devo saber antes do meu teste auditivo?

Um teste auditivo de avaliação inicial é, basicamente, tirar uma foto instantânea de sua audição em um certo momento. Já que a maior parte da perda auditiva é causada por fatores ambientais e pelo processo de envelhecimento, pode levar um tempo para se desenvolver, por isso, ter essa informação de avaliação inicial em seus registros médicos proporciona aos médicos e audiologistas um nível a ser medido no futuro, caso comece a notar uma alteração em sua audição.
Esse teste de avaliação inicial é uma etapa importante para manter uma audição saudável a longo prazo, portanto, faça-o corretamente. A maioria dos médicos de assistência básica não possui o equipamento ou conhecimento para administrar um teste auditivo de ponta, por isso, peça um encaminhamento a um profissional de saúde auditiva certificado.
Ao consultar um profissional certificado, você pode ter certeza de que ele pode avaliar sua audição cuidadosamente e fornecer ao seu médico uma excelente referência de avaliação inicial para usar na observação de sinais de perda auditiva futura.

Em relação ao teste, ele pode ser tão rápido quanto 30 minutos. Às vezes, levará mais tempo se for detectada uma perda auditiva, pois são necessários mais testes detalhados. 

Além disso, se houver impactação de cera, isso pode afetar o seu teste auditivo. Fale com seu profissional de saúde sobre a remoção da cera antes da consulta para que o seu teste auditivo seja preciso.

Os testes auditivos possuem três partes:

1. Revisão do histórico médico
O seu profissional de saúde auditiva irá querer saber tudo o que puder sobre os papéis que o som e o volume têm em seu estilo de vida. Você também será questionado sobre sua saúde em geral e os diversos aspectos do bem-estar que comprovam ter uma conexão direta com a saúde auditiva.

Durante a consulta, seu profissional de saúde irá:
  • Discutir seus objetivos e preocupações
  • Discutir os efeitos da perda auditiva no estilo de vida
  • Outros problemas de saúde relacionados
  • Fornecer instrução
2. Exames de introdução
  • Otoscopia: Este é um exame visual do seu canal auditivo e tímpano que garante a saúde do seu ouvido externo. É aqui que verifica-se a sua orelha em busca da presença de cera e qualquer infecção.
  • Timpanometria: Este teste verifica a sua orelha média. Este processo observa o seu tímpano, os ossos em seu ouvido, a flexibilidade do seu tímpano e a capacidade de enviar sinais para o tímpano. É um teste simples, feito com um dispositivo em sua orelha. Você sentirá uma leve pressão, depois ouvirá bipes durante o teste.
  • Audiometria: Este teste é feito em uma cabine de som, com fones ou tampões de ouvido. Trata-se de um teste de tom puro que testa a sua capacidade de ouvir diversas frequências de tom em volumes diferentes.
  • Se for indicada uma perda auditiva, você também fará o teste de entendimento de fala: palavras, volume das palavras e frases com ruído de fundo para ajudarem a determinar a quantidade de danos e perdas.
  • Referente à perda auditiva, também será feito o teste de condução óssea (o osso atrás da orelha) para ajudar a descobrir onde ocorre a perda auditiva e verificar se você poderá ser um candidato a implante coclear ou cirurgia.
3. Consulta e conversa sobre as opções de tratamento
Uma vez que todos os testes estão concluídos, seu médico discutirá sobre sua saúde auditiva e as opções de tratamentos, caso seja necessário.

Dependendo dos resultados, seu profissional de saúde auditiva irá:
  1. recomendar tratamento para qualquer perda auditiva significativa encontrada, 
  2. lhe dar conselhos sobre mudanças no estilo de vida que estão colocando sua audição em risco,
  3. lhe "liberar", bem como dar alguns conselhos sobre como continuar dessa forma.
Todos os testes mencionados acima levam cerca de 30 a 90 minutos, dependendo do quanto você se aprofundará na parte da consulta do teste.

Além da avaliação inicial

Se o seu teste auditivo de avaliação inicial mostrar sinais de perda auditiva – se seus resultados forem diferentes a um nível estatisticamente significativo de outras pessoas da mesma idade e saúde – seu profissional de saúde auditiva poderá indicar mais testes durante a consulta. Se o seu teste estiver em um nível aceitável, não haverá a necessidade de fazer mais nada até que a situação se altere.

O que nos leva a essa questão: Como saber quando essa alteração ocorre?
Conforme mencionado antes, a perda auditiva tende a se desenvolver gradualmente. As pessoas podem viver anos assim, compensando reflexivamente o aumento gradual da perda auditiva, até que isso se torne um problema significativo de qualidade de vida. Pessoas mais velhas ou aquelas que sofrem de perda auditiva, devem fazer o teste auditivo anualmente.
Além disso, estudos mostram conexões suficientes entre problemas auditivos e outros aspectos da saúde em geral a fim de justificar os testes auditivos anuais. Por exemplo, devido à sensibilidade da audição ao fluxo sanguíneo, certos problemas cardiovasculares podem muito bem ser indicados pela deficiência auditiva antes de serem notados em qualquer outra parte do corpo.

Crianças e adolescentes devem fazer testes auditivos?

Logicamente, a maioria das crianças tende a passar por testes auditivos ao nascer e durante o ensino fundamental, mas não há tanta ênfase em testes auditivos para jovens adultos. 

Na atual era dos eletrônicos pessoais, no entanto, fazer um teste auditivo antes da idade adulta pode ser uma medida muito prudente. Se você tem um adolescente que passa muito tempo usando earbuds ou fones de ouvido, ouvindo música alta e jogando videogames barulhentos, saber se tais atividades com alto volume estão afetando sua audição pode ser uma das coisas mais importantes que já fez como responsável.

Resumo

A perda auditiva pode ser devastadora, por isso, proteja a sua saúde auditiva e a de seus entes queridos realizando testes auditivos de avaliação inicial. Eles são indolores e fáceis, além de que irão identificar quaisquer problemas antes de se tornarem irreparáveis.

Faça o nosso teste auditivo online de graça!
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.