Perda de memória

A perda da memória é o primeiro sinal de alerta para idosos que moram sozinhos. Afinal, o idoso pode sair para comprar pão, esquecer o caminho de casa e ficar perdido nas ruas, ou ainda confundir os horários e dosagens dos medicamentos, o que pode causar problemas sérios para sua saúde.

Além disso, problema na memória pode ser um sintoma de uma doença séria: o Alzheimer. Por isso, fique atento quanto à memória dos seus pais ou avós e leve-os ao médico para investigar essa condição. Assim, é possível evitar que o quadro se agrave.

Alterações de humor

Outro sinal de Alzheimer são as alterações de humor e na personalidade, que deixam o idoso mais impaciente, agitado, nervoso e até agressivo. Problemas emocionais representam riscos para a vida dessas pessoas e, para amenizá-los, é recomendado que eles não morem sozinhos e sejam acompanhados por profissionais especializados.

Dificuldades físicas

Um idoso pode morar sozinho caso apresente restrições físicas? Não. Quando o corpo não tem mais força e equilíbrio para as atividades do dia a dia, isso pode causar quedas e machucados sérios, como fraturas, e deixar o idoso debilitado.

Descuidos com a higiene pessoal

Se você começou a reparar que os seus pais ou avós estão com mau odor, indica que os cuidados com banho, higiene pessoal e roupas limpas estão sendo deixados de lado, isso significa que eles precisam de auxílio para executar essas tarefas tão importantes para seu bem-estar e que morar sozinho já não é uma boa ideia.

Desleixo com a casa

A partir do momento que o idoso não consegue mais cuidar do lar e o chão passa a ficar sujo, os móveis empoeirados e os alimentos começam a apodrecer na geladeira, seja porque ele não tem condições físicas ou porque o seu psicológico não entende mais a necessidade de realizar essas tarefas, é sinal que ele precisa de ajuda para administrar a casa.

Idoso pode morar sozinho? A resposta é: depende. Se ele consegue viver bem em sua própria residência, cuida da saúde de forma adequada e realiza todas as tarefas diárias, a resposta é sim. Caso contrário, ao detectar os sinais destacados ao longo do artigo, é melhor que ele viva na companhia de algum familiar, profissional contratado para isso ou lar de idosos. Fique atento às necessidades do idoso para que ele tenha mais qualidade de vida!

Achou este conteúdo importante? Então, compartilhe o post nas redes sociais para que todos os seus amigos também descubram quando o idoso pode ou não morar sozinho. Até mais!