Essas dificuldades podem gerar problemas físicos, psicológicos e até mesmo um isolamento social. Conhecer as consequências desse problema é fundamental para saber lidar com idosos que venham a sofrer dessas questões.
Acompanhe o post e conheça 5 consequências da perda auditiva. Confira!

1. Comunicação ruim: uma das principais consequências da perda da audição

As dificuldades aparecem primeiramente na comunicação. Isso pode acontecer em ambientes variados como familiar, no trabalho ou até entre amigos. Falar no telefone se torna uma tarefa difícil, assim como atividades como assistir TV ou ouvir rádio.

Os diálogos passam a ser difíceis e cansativos. Neste caso, o idoso acaba pedindo para que repitam as frases muitas vezes, ou acaba sem entender muita coisa sobre o conteúdo que a outra pessoa falou.

2. Baixa Autoestima e Irritabilidade: não ouvir pode chatear

Por vezes pode ser difícil para o idoso lidar com as dificuldades de ouvir de forma clara. A experiência de não conseguir se comunicar bem, pode trazer muitas chateações e causar stress.

Em um diálogo, por exemplo, duas situações muito comuns podem irritar quem tem a deficiência auditiva: o fato de não ouvir quando a outra pessoa fala em um tom normal e quando a outra pessoa acaba falando alto demais para que o idoso possa escutar.

Não conseguir ouvir o que o outro fala, não poder falar ao telefone e uma série de outros problemas diminui a confiança do idoso.

3. Depressão e Isolamento Social

Por não conseguir se comunicar, os idosos começam naturalmente a se isolar. Almoços em Família, passeios e conversas com os amigos vão exigindo um esforço cada vez maior e o isolamento é a saída natural do processo. A falta de confiança começa a aumentar, consequentemente a insegurança, até chegar em uma depressão.

O isolamento é um dos principais sinais para descobrirmos um possível sinal de perda auditiva.

4. Enfraquecimento da Saúde Física e até Mental.

De acordo com pesquisas realizadas, a saúde física e mental dos idosos com perda auditiva pode enfraquecer. Com uma perda auditiva não tratada, os idosos podem cada vez mais se isolarem, deixando-os cada vez mais ociosos e deprimidos, além de enfraquecerem sua capacidade cognitiva. Sem contar o risco de queda que também aumenta.

5. Produtividade nas tarefas e no trabalho

Como cumprir com as demandas sem ouvir bem? Constantemente nosso ouvidos são exigidos em tarefas do dia-a-dia e no trabalho. Questionamentos, telefonemas e uma série de outras atividades básicas dependem disso.

As dificuldades de audição comprometem significativamente a qualidade e a eficiência do idoso quanto às demandas de uma empresa, podendo vir a ser até mesmo um risco para sua função; sem contar o esforço e stress que podem gerar, tornando “o dia” cada vez mais cansativo.

Em alguns casos, os aparelhos auditivos são soluções essenciais para a saúde do idoso, prolongando sua qualidade de vida e trazendo de volta sua confiança.

Você, ou seu familiar, possui alguma dificuldade auditiva? Dê o 1o passo. Agende uma Demonstração Gratuitamente com nossas soluções e sinta a diferença. 

Agora que você já conhece as consequências da perda da audição, assine nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo como este!