De forma geral, a fonoaudiologia é uma área voltada para a fala e a comunicação. É mais comum ver crianças com dificuldade de fala nesse tipo de consultório, mas esse tratamento também é indicado para pessoas idosas, pois auxilia em muitas coisas além do desenvolvimento da fala. Para algumas, pode fazer toda a diferença em sua qualidade de vida.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre a importância da fonoaudiologia na terceira idade e mostrar para quais situações ela é mais indicada. Acompanhe.

Qual a importância da fonoaudiologia para idosos?

Mesmo que seu foco mais conhecido seja o desenvolvimento da fala na infância, há muitas outras aplicações para o trabalho do fonoaudiólogo, especialmente durante a terceira idade. Veja aqui alguns dos principais exemplos.

Reforço das cordas vocais

Assim como qualquer músculo no corpo, as cordas vocais também precisam ser exercitadas para que funcionem corretamente. Para isso, o fonoaudiólogo realiza uma série de exercícios com seus pacientes para estimulá-las corretamente. Dessa forma, elas podem ser fortalecidas sem incorrer em algum desgaste desnecessário, o qual poderia gerar calos e dificultar outras partes da vida.

Impedir o avanço de doenças degenerativas

Doenças degenerativas, infelizmente, são muito comuns durante a velhice, o que pode levar à perda de várias funções e dificuldade de raciocinar. Entretanto, também existem cada vez mais tratamentos para lidar com esses sintomas e garantir que a terceira idade seja saudável. A fonoaudiologia para idosos é um bom exemplo, pois a fala ajuda a exercitar essas funções, evitando que sejam perdidas devido à degeneração.

Auxílio com problemas de deglutição

Vários músculos da garganta estão envolvidos tanto na fala quanto no ato de mastigar e engolir alimentos. Isso significa que, ao exercitá-los em uma sessão de fono, você também trabalha as partes responsáveis pela alimentação. Algo bem importante se você considerar que a deglutição pode ser uma tarefa bem difícil para pessoas de idade muito avançada.

Terapia da fala

Por fim, mas não menos importante, a fonoaudiologia para idosos também pode ter um papel importante na saúde mental. Pessoas de idade avançada tendem a ter menos contato social, o que pode levar também a problemas emocionais. A terapia da fala, além de fortalecer o físico e evitar a degeneração cerebral, também contribui com a manutenção do emocional.

Quando ela é indicada?

Em geral, a fonoaudiologia pode ser usada como parte de um tratamento amplo da fala e na recuperação de AVCs (Acidente Vascular Cerebral), pois reforça as ligações nervosas do cérebro. Ou, em casos de doença degenerativa, pode ser usada para manter a qualidade de vida, o raciocínio e a memória.

Agora, você já entende um pouco melhor a importância da fonoaudiologia para idosos. Lembre-se de que, para ter o melhor tratamento, é necessário fazer os exames e encontrar a clínica certa, com profissionais capacitados e bons equipamentos.

Quer continuar recebendo nossos conteúdos? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe tudo em primeira mão.