Acesso a vagas PCD

Os principais empregos para pessoas com deficiência auditiva disponíveis no mercado são de assistentes e auxiliares, uma vez que a capacitação educacional não é uma realidade para muitos desses profissionais. Diversos cargos podem ser buscados em sites específicos para PCD e são muito utilizado por pessoas com diversos tipos de deficiência.

Além disso, vagas que não necessitem de muitas interações do deficiente auditivo empregado com o cliente, como estoquista, motoristas, ajudante geral e separador são disponibilizadas com mais facilidade. No entanto, funções que requerem ensino superior também podem ser encontradas, como farmacêutico, advogado, jornalista, entre muitas outras.

Destacamos aqui 3 grandes sites para que você possa fazer uma busca.  DeficienteOnline.com.br | Catho.com.br | Vagas.com.br

Principais direitos de pessoas com deficiência auditiva

O governo auxilia a criação de vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD). A Lei de Cotas, criada em 1964, estabelece uma porcentagem mínima obrigatória de 2% a 5% de vagas PCD para empresas com mais de 100 funcionários. A partir daí a inclusão começou a ser realidade para tais deficientes, que antes não tinham a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho.

Diversas outras leis e iniciativas governamentais auxiliam o deficiente auditivo em muitas outras situações, como no caso do Passe Livre — que garante livre acesso ao transporte público intermunicipal e estadual para deficientes carentes que são cadastrados em programas específicos oferecidos pelo governo.

Aposentadoria especial

Trabalhadores deficientes auditivos têm direito à aposentadoria especial. Isso acontece porque a dificuldade de entrar no mercado de trabalho enfrentada por pessoas com deficiência acaba comprometendo a sua aposentadoria.

A Lei Complementar 142/2013 permite que essas pessoas se aposentem mais cedo, considerando o grau de deficiência apresentado e avaliado pelo INSS.

Inclusão social

Além do incentivo governamental, diversos estímulos são oferecidos para ajudar na inclusão do deficiente auditivo. Campanhas de marketing de inclusão são oferecidas para quebrar a barreira social criada pelo preconceito com os deficientes.

A adaptação do ambiente de trabalho para receber os PCD é de extrema importância para que essas pessoas se ajustem ao emprego e aos outros funcionários. Programas de capacitação, acompanhamento com fonoaudiólogos e divulgação de informação ajudam a entender os direitos que deficientes auditivos têm.

Assistência Social

Portadores de deficiência auditiva que não são aptos a trabalhar contam ainda com a ajuda da Assistência Social do INSS. O benefício é oferecido após a pessoa passar por uma perícia e comprovar a incapacidade de atuação profissional.

Apesar da limitação vivenciada por deficientes auditivos, há possibilidades de crescimento profissional e pessoal atualmente. Infelizmente, a realidade muitas vezes não condiz com todos os direitos oferecidos a essas pessoas, mas cada vez mais oportunidades emprego para pessoas com deficiência auditiva surgem para incluir deficientes na sociedade.

Gostou de saber um pouco mais sobre as oportunidades de emprego para pessoas com deficiência auditiva? Conheça também mais direitos dos deficientes auditivos.

Você, ou seu familiar, possui alguma dificuldade auditiva ? Agende uma demonstração gratuita com nossas soluções e sinta a diferença | 0800 011 1000