1. Cera de ouvido em excesso pode causar algum tipo de surdez

Na verdade, a cera quando fica acumulada em grande quantidade dentro do ouvido, causa o que os médicos identificam como “rolha de cera”. Ou seja, uma barreira de cerume que impede o som de chegar ao tímpano.

Não é necessariamente um tipo de surdez. Afinal, normalmente quando o paciente faz a remoção da cera, através de um procedimento em um médico otorrinolaringologista, ele volta a ouvir sem quaisquer problemas.

2. Ouvir música alta nos fones de ouvido pode causar surdez

Infelizmente sim, é mais uma verdade. A perda auditiva acontece devido aos danos causados pelo som alto às células sensoriais. E o pior é que elas não voltam a se regenerar.

Por isso, se você gosta de ouvir música em seus fones de ouvido, atente-se para o limite máximo que deve ser de 85 decibéis. E ouça no máximo por oito horas.

3. Somente pessoas idosas são afetadas pela perda auditiva

Finalmente, um mito. Não chega nem a 50% o percentual de pessoas com mais de 65 anos que têm perda auditiva.

Os problemas de audição afetam as pessoas de todas as faixas etárias, inclusive adolescentes e jovens ao redor do mundo. É claro que, com o envelhecimento natural, as células auditivas podem ser prejudicadas. Mas essa não é a única causa da surdez.

4. Infecção de ouvido que causa perda auditiva é mais um dos mitos sobre surdez

As conhecidas otites podem sim causar a perda auditiva, mas só caso aconteçam repetidamente.

Mantenha os ouvidos sem líquido acumulado e trate muito bem as eventuais gripes e problemas respiratórios, pois eles também podem causar infecções e problemas auditivos.

E, atenção com os pequenos, viu? Nas crianças, o canal que liga o nariz à tuba auditiva é horizontal e curto, por isso os menores sofrem com as otites com mais frequência.

5. Uma pessoa surda só pode conversar por linguagem de sinais

Trata-se de um mito. Alguns surdos desenvolveram a fala, mesmo com a perda auditiva: são os chamados surdos oralizados.

Essas pessoas conseguem se comunicar por meio de aparelhos auditivos ou mesmo com o treino para a leitura labial.

6. Alguns remédios podem prejudicar a audição

É a mais pura verdade. Alguns antibióticos usados no tratamento de tuberculose, diuréticos e outras substâncias à base de ácido acetilsalicílico podem sim causar danos aos sistemas coclear e vestibular, que são muito importantes para a sua audição.

Sempre que tomar algum medicamento desconhecido, pergunte ao seu médico sobre os riscos.

Lembre-se que a perda auditiva tem diferentes causas, e estar bem informado a respeito delas é uma importante forma de se prevenir e manter sua audição preservada. Conhecendo os mitos sobre surdez fica mais fácil evitar tantos problemas.

O que você achou dessas dicas? Conhece outros mitos sobre surdez para compartilhar conosco? Deixe abaixo o seu comentário!

E você? Possui, ou conhece algum familiar com perda auditiva? Agende uma triagem e Experimente Ouvir Melhor por 14 dias.