Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura do artigo e saiba mais sobre a otite externa. 

Saiba quais as causas da otite externa

Quando o indivíduo está com otite externa, ele tende a apresentar coceira, secreção marrom ou amarela, sensação de ouvido entupido e até mesmo vermelhidão e inchaço no local. Entre as causas para o surgimento dessa condição estão: bactérias encontradas na própria pele, fungos e vírus. Além disso, a defesa natural dos canais auditivos externos do ouvido também contribui para o surgimento dessa doença. 

Outros fatores de risco podem estar associados ao aparecimento da otite externa, como:

  • dermatite alérgica de contato;
  • radioterapia prévia;
  • uso de fone de ouvido;
  • trauma por limpeza excessiva da orelha etc. 

O contato frequente com a água contaminada (piscina, mar, banhos) também é um forte indicador para o indivíduo apresentar a otite externa. Essa condição ainda costuma facilitar a remoção da cera do ouvido, que serve de proteção para o canal auditivo. Por isso que essa enfermidade é chamada de otite dos nadadores. 

Veja quais os cuidados essenciais para cuidar dessa infecção

Para aliviar a dor da otite externa é possível administrar medicamentos analgésicos em gotas, para serem usados diretamente no ouvido. Além disso, a pessoa pode encostar uma bolsa de água quente na orelha, visto que ela tende a aliviar a dor. 

Já em casos mais graves, o otorrinolaringologista faz uma limpeza no canal auditivo. Quando o local está muito inchado, também é possível fazer aplicação de antibióticos. Outra opção é realizar a internação hospitalar em pessoas que apresentam baixa resistência geral, como imunossuprimidos e diabéticos. 

Descubra como evitar a otite externa

Para evitar a otite externa é necessário seguir algumas dicas. Confira:

  • na hora coçar ou limpar o ouvido, não coloque objetos que possam ferir a pele;
  • quando for enxugar a orelha, use uma toalha macia enrolada na ponta do dedo;
  • para evitar entrada de água no ouvido no momento da natação, use protetores macios.

Outra dica importante é evitar usar cotonetes, pois eles retiram a cera que protege o ouvido. Além disso, essa ação tende a empurrar a secreção para a parte interna do canal auditivo, o que pode acarretar infecções e irritação do local. 

Ao entender melhor sobre a otite externa, você consegue evitar o aparecimento dessa infecção e garantir uma melhor qualidade de vida. Portanto, não esqueça de seguir todas as dicas que apresentamos ao longo deste artigo. Caso perceba que está com alguns dos sintomas apresentados, como coceira e sensação de ouvido entupido, não deixe de procurar ajuda médica especializada.

Gostou das informações que apresentamos? Então, siga nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter) e fique por dentro de todos os assuntos do seu interesse.