Neste artigo

Afinal, o que é cera de ouvido?

A cera de ouvido não é nada que deva se preocupar. É uma substância completamente natural que o nosso corpo produz. A terminologia médica para cera de ouvido é cerúmen, um grupo de células de pele mortas e substância pegajosa produzida pelas glândulas. 

A cera de ouvido pode ter colorações diferentes (laranja, amarelo ou marrom), mas a cor tende a ser mais clara em crianças pequenas e bebês. Novamente, um pequeno acúmulo não é preocupante. O acúmulo de cera normalmente se resolve sozinho pois seca com o tempo e eventualmente cai.
Em caso de produção excessiva de cera, pode ocorrer um acúmulo mais significativo. Outra razão para isto acontecer é caso um pai ou uma mãe bem-intencionados insiram Q-tips nas orelhas do bebê. Naturalmente, se o acúmulo não for resolvido, pode ocorrer uma impactação mais grave, levando a uma redução da audição. 

Embora seja importante manter as orelhas de seu bebê limpas, é fácil se exceder limpando as orelhas do bebê com muita frequência ou fazê-lo de forma incorreta. Mãe se pais bem-intencionados geralmente não sabem que remover a cera pode causar coceira nas orelhas, o que pode irritar o bebê. Geralmente, quando os pais percebem que seus bebês têm cera de ouvido aparente, eles sentem a necessidade de removê-la imediatamente. 

É compreensível que alguns pais possam querer fazer com que a limpeza dos ouvidos seja parte regular da rotina de seus filhos. A coloração marrom clara, marrom escura ou laranja da cera pode ser bem desagradável. Contudo, se o seu bebê estiver com cera na orelha externa, não se alarme. A cera de ouvido não é motivo de preocupação; na verdade, ela cumpre diversas funções cruciais. Por exemplo, as linhas de cera no canal auditivo ajudam a proteger e a lubrificar. Além disso, graças às suas propriedades antibacterianas, a cera de ouvido bloqueia os germes que causam infecções.

Qual é a quantidade normal de cera de ouvido?

Assim como os adultos, cada bebê é diferente. Alguns bebês têm mais cera, outros têm menos. Não há forma de medir a quantidade média. A quantidade de cera varia de bebê para bebê; na verdade, pode até diferir de uma orelha para outra. 

Se notar uma secreção contínua de cera na orelha do seu bebê, é melhor que ele seja examinado por um pediatra. Durante o exame, o médico poderá determinar se há algo fora do normal na quantidade de cera que o corpo do seu bebê produz. Se o médico conseguir ver o canal auditivo através da cera, provavelmente não há nada com o que se preocupar. No entanto, se a cera espessa e pegajosa bloquear a visão, ele pode recomendar algumas gotas otológicas. 

Qual é a melhor forma de limpar as orelhas do meu bebê?

Se alguma vez notar um pequeno fragmento de cera na parte exterior do canal auditivo (orelha externa), a hora do banho é a ocasião perfeita para limpar a orelha externa e a pele ao redor. Limpar orelhas pequenas é muito simples. Tudo o que irá precisar é um pano ou uma bola de algodão e um pouco de água morna. Não use água quente pois pode queimar a orelha sensível do bebê. Comece mergulhando o pano (ou a bola de algodão) na água morna e, em seguida, limpe a cera suavemente. 

Não coloque o pano ou o algodão dentro do canal auditivo. Você também deve se manter afastado de cotonetes, Q-tips e hastes flexíveis de algodão. Não é seguro usar estas ferramentas ou inserir qualquer coisa na orelha do bebê. O risco de acidentalmente inserir demais o cotonete no canal auditivo do bebê é muito alto e pode lesionar o tímpano. Tampouco use seus dedos, pois há uma chance de que até mesmo seu dedo possa causar danos. 

Com que frequência devemos limpar as orelhas do bebê?

Se deseja que a limpeza suave da orelha faça parte da rotina do seu bebê, você pode fazer isso nos dias em que lhe dá banho. Para os recém-nascidos (0–3 meses), muitos especialistas recomendam limitar o número de banhos nas primeiras semanas para apenas algumas vezes por semana ou a cada três dias. 

Uma vez que o seu pequeno tenha de quatro a seis semanas, você pode banhá-lo em dias alternados. De qualquer modo, é possível fazer com que a limpeza suave da orelha seja parte da rotina de banho do seu bebê. 

E quanto as gotas otológicas?

Alguns pediatras prescrevem gotas otológicas para auxiliar a remover o acúmulo de cera. Se acha que o uso de gotas otológicas poderá ser benéfico para o bebê, siga as instruções fornecidas pelo seu médico ou as que estão anotadas no frasco. Antes de pingar as gotas nas orelhas do seu bebê:
  1. Certifique-se de que o pequeno esteja deitado de lado com a orelha afetada para cima.
  2. Puxe gentilmente o lóbulo da orelha para baixo e para trás a fim de ajudar a abrir o canal auditivo.
  3. Pingue o número recomendado de gotas na orelha enquanto mantém seu filho de lado.
  4. Após 10 minutos, vire o bebê para que as gotas caiam da orelha.
  5. Repita este processo com a frequência recomendada pelo seu profissional de saúde. 

Como saber se o meu bebê tem excesso de cera ou uma infecção de ouvido?

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Às vezes é difícil dizer a diferença entre um acúmulo simples e inofensivo de cera e uma infecção de ouvido. O motivo desta dificuldade é que as duas condições compartilham alguns dos mesmos sinais. 
Os bebês e crianças pequenas costumam esfregar ou puxar suas orelhas quando sofrem de acúmulo de cera ou de uma infecção dolorosa. Existem, no entanto, outros sintomas a serem notados para identificar uma infecção no ouvido. A febre e a dificuldade em dormir são dois desses sintomas. 

Se tem a suspeita de que seu bebê está lidando com mais do que um simples caso de excesso de cera, preste muita atenção ao comportamento do bebê. Por exemplo, se o seu filho tem dificuldade em dormir, toca na orelha constantemente, tem febre ou está mais agitado, você pode estar lidando com uma infecção de ouvido. O escorrimento de fluidos da orelha é outro sinal que justificaria uma visita a um profissional de saúde. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.