Quer saber o que é exatamente a perda auditiva condutiva, quais são as suas possíveis causas, os seus sintomas e o tratamento indicado para essa condição? Então continue a leitura e confira!

Entenda o que é a perda auditiva condutiva

A perda auditiva, independentemente do seu tipo, pode ser compreendida como uma consequência resultante do desgaste de alguma parte do ouvido externo, médio e interno (estruturas que formam o sistema auditivo). Quando isso ocorre, a audição é prejudicada e, assim, pode ser difícil ouvir e compreender os sons em geral.

A perda auditiva condutiva, em particular, ocorre devido a um problema no ouvido médio (que corresponde à parte externa do ouvido) e isso impossibilita a chegada do som, de maneira clara, até o ouvido interno. Ainda assim, a pessoa consegue percebê-lo, mas não é capaz de compreendê-lo bem.

Essa condição pode atingir os dois ouvidos ou apenas um e o grau desse tipo de perda auditiva pode ser leve ou moderado. Em muitos casos, é algo reversível.

Veja quais são as causas mais frequentes

A causa mais frequente desse problema é o acúmulo de cera, o que leva à obstrução do canal do ouvido. Contudo, existem outros fatores que também podem desencadear a perda auditiva condutiva:

  • tímpano furado;
  • líquido no ouvido;
  • otosclerose (doença hereditária que consiste no crescimento anormal dos ossos do ouvido, levando à imobilização de outro osso presente no ouvido médio, o estribo);
  • tumores;
  • objetos no canal do ouvido.

Conheça os sintomas da perda auditiva condutiva

Alguns dos sintomas mais comuns da perda auditiva condutiva são:

  • inchaço ou vermelhidão na orelha;
  • zumbido no ouvido;
  • secreção ou dor no ouvido;
  • percepção de sons num tom mais baixo ou abafado;
  • sensação de ouvido tapado.

Saiba quais são os tratamentos indicados

Como já foi mencionado, a perda auditiva condutiva não costuma ser algo permanente. Para reverter esse quadro, pode ser necessário o uso de um aparelho auditivo, em algumas situações, associado a medicamentos ou à cirurgia.

De qualquer forma, é necessário procurar a orientação de um otorrinolaringologista, pois esse profissional é a pessoa mais indicada para identificar o que causou o problema e prescrever o tratamento mais adequado em cada caso.

E você, tem apresentado alguma dificuldade para ouvir? Alguma pessoa próxima tem demonstrado dificuldades para ouvir ou para compreender corretamente os sons de modo geral? Então que tal fazer uma triagem conosco? O teste é grátis! Aproveite e agende agora mesmo!

Entendeu o que é perda auditiva condutiva? Para saber mais sobre esse assunto, veja o que fazer em caso de suspeita de perda auditiva!