Então, para que serve a fonoaudiologia e o que um fonoaudiólogo faz, exatamente? Essas e outras perguntas vão ser respondidas neste post. Continue com a gente e fique por dentro do assunto.

Para que serve a fonoaudiologia?

A fonoaudiologia é uma especialidade muito ligada à fala e à voz. Contudo, não trata apenas do desenvolvimento da fala. Essa especialidade avalia as estruturas orofaciais (localizadas na face e na boca, como nariz, lábios e língua), a compreensão e decodificação dos sons e o desenvolvimento da linguagem (tanto oral quanto escrita).

Como funciona o tratamento fonoaudiológico?

O fonoaudiólogo faz a análise, com base nos sintomas relatados, podendo solicitar exames específicos antes de fechar um diagnóstico. Após fazer o diagnóstico, indica os exercícios adequados ao caso em questão.

O profissional da área de fonoaudiologia também pode auxiliar outros profissionais (pediatras e otorrinolaringologistas, por exemplo), trabalhando de forma conjunta.

Para quem o tratamento é indicado?

O tratamento fonoaudiológico é indicado para adultos e crianças que tenham algum tipo de necessidade especial ou que apresentem dificuldades para se comunicar. Também é recomendado para pessoas que estejam passando por procedimentos ortodônticos, que usam a voz profissionalmente e que manifestam algum problema auditivo.

Idosos que não conseguem engolir os alimentos com facilidade e crianças que demonstram dificuldade de aprendizagem (muitas vezes, trocando letras na fala e na escrita) também podem se beneficiar muito com essa terapia.

Quais são as áreas de atuação de um fonoaudiólogo?

De acordo com Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), as áreas de atuação de um fonoaudiólogo são doze:

  •  Motricidade – analisa os músculos da face, boca e língua, prevenindo e diagnosticando problemas nas estruturas orofacias.
  • Linguagem – ligada ao processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, prevenindo, diagnosticando e tratando distúrbios na fala e na escrita.
  • Voz – visa prevenir e tratar problemas da voz, além de aperfeiçoar e promover a saúde vocal.
  • Saúde Coletiva – cuida da saúde de um grupo específico. O profissional pode atuar no setor público ou privado.
  • Disfagia – caracteriza-se pela análise dos distúrbios da deglutição.
  • Audiologia – voltada, especificamente, para a audição, prevenindo doenças e promovendo a saúde auditiva.
  • Gerontologia – destinada ao tratamento de idosos, prevenindo, avaliando e diagnosticando os problemas ligados à audição, fala, linguagem, entre outros aspectos, e também habilitando e reabilitando.
  • Fonoaudiologia Educacional – ajuda a otimizar o processo de ensino-aprendizagem em escolas, prevenindo alterações na voz, audição, motricidade orofacial e linguagem (oral e escrita).
  • Fonoaudiologia Neurofuncional – destinada a pessoas que tiveram problemas no sistema nervoso. O profissional faz a avaliação, o diagnóstico e a reabilitação.
  • Fonoaudiologia do Trabalho – ligada à promoção de uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho, detectando e diagnosticando riscos e elaborando programas de prevenção.
  • Neuropsicologia - relacionada à avaliação e ao tratamento de distúrbios diversos que podem afetar a comunicação e sua ligação com a cognição.
  • Fluência – atua no diagnóstico, na intervenção e no tratamento de problemas ligados à fluência, como a gagueira.

Quando é preciso procurar um profissional de fonoaudiologia?

De modo geral, o tratamento fonoaudiológico é recomendado para todos que apresentam distúrbios da fala, independentemente da idade, e atraso na aquisição da linguagem. Também é indicado para quem usa muito a voz no dia a dia, com o objetivo de prevenir e tratar distúrbios ligados à voz, e para pessoas que fazem uso de aparelho auditivo.

Entendeu para que serve fonoaudiologia? O profissional da área desempenha um papel muito importante no que diz respeito à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de distúrbios ligados à fala e à audição, em qualquer fase da vida.

Agora que você já sabe para que serve a fonoaudiologia, confira como o acompanhamento do fonoaudiólogo é importante para quem tem deficiência auditiva!